File:Anguera BA.jpg

From OpenStreetMap Wiki
Jump to: navigation, search
Original file(2,093 × 1,202 pixels, file size: 1.35 MB, MIME type: image/jpeg)

Habitado inicialmente pelos índios paiaiás, o território onde está o município de Anguera foi concedido, em 1655, ao sertanista João Peixoto Viegas pelo então Governador Geral do Brasil, Dom Jerônimo de Ataíde. Dois séculos depois o capitão José Marques de Oliveira Lima construiu uma escola e uma igreja na fazenda Almas, pertencente ao militar.

Diversas pessoas foram morar nos arredores da propriedade rural para participar das aulas e das missas, o que gerou o surgimento do povoado de Almas. Com o tempo, a localidade passou a ser parada obrigatória dos tropeiros que iam ou vinham do porto de Cachoeira, no Recôncavo baiano. A produção de fumo e a criação de gado impulsionaram a economia do povoado na época. Em 1890, a localidade passou a ser distrito subordinado a Feira de Santana.

No ano de 1944, o local teve o nome modificado para Anguera, cujo significado na linguagem indígena é Alma Penada. Em 20 de novembro de 1961 o distrito foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 1558. O progresso local foi impulsionado nos anos 70 com a construção da rodovia BA-052, que margeia a cidade.

As manifestações culturais e a culinária dos anguerenses podem ser vistas durante os tradicionais festejos juninos. A agropecuária é um dos componentes da economia da cidade. A religiosidade tem grande expressão na festa da padroeira local, Nossa Senhora da Conceição, festejada em 8 de dezembro.

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current17:08, 16 April 2014Thumbnail for version as of 17:08, 16 April 20142,093 × 1,202 (1.35 MB)Wendelsilv (Talk | contribs)Habitado inicialmente pelos índios paiaiás, o território onde está o município de Anguera foi concedido, em 1655, ao sertanista João Peixoto Viegas pelo então Governador Geral do Brasil, Dom Jerônimo de Ataíde. Dois séculos depois o capitão ...
  • You cannot overwrite this file.

There are no pages that link to this file.

Metadata