Pt:Browsing

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt-br:Browsing)
Jump to navigation Jump to search

an unequal sign

Esta página é uma tradução de outra página, mas o conteúdo parece estar fora de sincronia com o texto original (geralmente a versão em inglês ou alemão). Por favor, ajude a atualizar esta tradução, se possível.
Obter ajuda Sobre o OpenStreetMap Navegar pelo mapa Como contribuir Contribuir com dados do mapa Editores Glossário (en) Guia do iniciante
Browsing the map

The following is Help Documentation concerning basic browsing of OpenStreetMap

Navegando pelo Mapa

Para navegar no OpenStreetMap, entre no site do openstreetmap.org. Este visualizador lhe permite aproximar, afastar e andar pelo mapa-múndi.

Para aproximar o mapa (aumentar o zoom) clique no ícone mais no canto superior esquerdo. Isto irá aproximar o mapa, centralizando no mapa sendo mostrado. Você também pode aproximar com a roda do mouse, dando um duplo-clique no mapa ou segurando shift e arrastando sobre o mapa afim de criar uma caixa que represente a área que você quer aproximar.

Para afastar o mapa (diminuir o zoom) clique no ícone menos no canto superior esquerdo, ou use sua roda do mouse.

Para andar pelo mapa, simplesmente arraste o mapa com o mouse.

Você verá os continentes e os oceanos num primeiro momento, mas a medida que você vai aproximando você verá as ruas que mapeamos com GPS. Para pular direto para alguns de nossos lugares mais interessantes, isto é, mapas mais completos, veja a página 'Lugares(en)'.

Encontrando Lugares

Entre o nome de uma cidade ou rua no campo de pesquisa que aparece ao lado do mapa - veja Busca(en) para mais informações.

Você pode achar mais interessante ou conveniente seguir links para Lugares(en) que nós já tenhamos mapeado.


Camadas

Você pode trocar entre duas diferentes "camadas" que oferecem diferentes visões sobre os mesmos dados brutos de mapeamento, clicando no botão '+' no canto superior direito.

A camada "Mapnik" é a padrão, e "Osmarender" é uma alternativa. O estilo dos mapas é diferente. Qual é o melhor é uma questão de preferência pessoal. Essas visualizações são renderizadas de maneiras bem diferentes. Veja a documentação sobre o processo de renderização nas páginas do Mapnik(en) e do Osmarender(en) para mais detalhes técnicos. Note que por conta da forma como a renderização ocorre, uma camada pode parecer dados mais antigos quando comparada com outra camada (ruas recentemente mapeadas não aparecendo, por exemplo). Também estão disponíveis o Cycle Map(en), um mapa orientado para ciclismo com linhas de topografia, e o mapa NoName(en).

Navegador de dados

Também dentro do ícone '+' no canto superior direito, você pode marcar a caixa 'Data' para ativar o navegador de dados. Isso lhe dará uma visão dos dados sob o mapa, permitindo que você selecione elementos(en) e veja seus dados (tags), e histórico de edição. Funcionalidades semelhantes também estão disponíveis no editor Potlatch (veja em Editar o mapa(en)). Essa visualização é somente-leitura. Ela usa uma interface JavaScript, o que requer um navegador de internet atual, mas não a utilização do Flash.

Linkando mapas

Você pode criar um link para um mapa de uma determinada região usando um endereço URL com a seguinte forma:

https://www.openstreetmap.org/index.html?lat=</nowiki>''[Latitude]''&lon=''[Longitude]''&zoom=''[Zoom Level|Nível de Zoom]''&layers=''[Layer code|Código da camada]''

Para obter um link desses de um mapa que você está olhando no momento, simplesmente clique em 'Permalink' ("link permanente") no canto inferior direito, ou alternativamente clique no aba 'View' no topo. Isso irá carregar a URL no seu browser, e então você poderá compartilhar esse mapa com outras pessoas copiando e colando o endereço em emails, fóruns, comentários de blog etc.

O endereço URL acima irá produzir um mapa centrado na latitude e longitude especidada. Também é possível gerar um mapa que mostre tudo dentro de uma determinada área:

https://www.openstreetmap.org/index.html?minlat=</nowiki>''[Min Latitude|Latitude inicial]''&maxlat=''[Max Latitude|Latitude final]''&minlon=''[Min Longitude|Longitude inicial]''&maxlon=''[Max Longitude|Longitude final]''&layers=''[Layer code|Código da Camada]''&box=yes

Veja um exemplo da área demarcada no mapa.

Adicionando marcadores

Use mlat e mlon da mesma forma que acima e um marcador deve aparecer. O mapa estará centralizado no marcado a menos que você tenha especificado o centro do mapa com os parâmetros lat e lon dessa forma. A forma mais simples de obter um marcador é copiar a URL do mapa e trocar os parâmetros lat e lon para mlat e mlon respectivamente.

Se você quiser que um marcador apareça numa posição específica sem saber as coordenadas exatas, simplesmente dê um duplo-clique no ponto desejado no mapa. O mapa será aproximado para esse ponto e ele será o centro desse novo mapa. Então, se desejar, volte para o zoom anterior (usando o ícone menos, não o scroll do mouse) para voltar para o nível de zoom anterior, e o seu ponto ainda estará no centro do mapa.

Você também pode combinar a demarcação de área com o marcador dessa forma.

Qual o próximo passo?

Agora que você já passeou pelo mapa, talvez esteja interessado em editá-lo(en), ou várias outras formas de se envolver(en) com o projeto.

Você também pode estar interessado em usar dados ou imagens do OpenStreetMap(en).

Problemas de navegação e opções alternativas

Se os mapas não estiverem aparecendo na página inicial do openstreetmap.org homepage para você, existem algumas alternativas.

Há uma interface similar rodando em: http://informationfreeway.org/ Ela oferece outras opções de camada. Como ela roda uma versão ligeiramente diferente do software de visualização de mapas, você talvez ache que ela funcione melhor.

Uma interface mais simples está rodando em: https://server.tah.openstreetmap.org/Browse/ Aqui não há javascript avançado ou AJAX envolvido, então é mais provável de funcionar sem problemas num navegador menos avançado (como em celulares) ou atrás de firewalls restritivos.

Outra interface simples sem usar java ou javascript mas com suporte a camada Maplint e dados do OpenStreetBugs pode ser encontrada em An other simple interface without java or javascript but with support for the maplint layer and data from Openstreetbugs can be found at http://www.petschge.de/projekte/mobilemap/ Este mapa é otimizado para telas pequenas e objetiva dispositivos como celulares.

Detalhes Técnicos

Detalhes técnicos sobre essa interface de navegação podem ser encontrados na página Slippy Map(en).