Pt:JOSM/Validator

From OpenStreetMap Wiki
< Pt:JOSM(Redirected from Pt-br:JOSM/Validator)
Jump to navigation Jump to search
Painel do Validator mostrando vários problemas

O JOSM Validator é um recurso do JOSM que checa e corrige dados inválidos. Por um longo tempo, ele era uma extensão, mas agora pertence ao núcleo do software. Não existe mais qualquer necessidade de instalar aquela extensão.

Uso

  1. Na barra de ferramentas vertical, clique o ícone JOSM-Icon-validator.svg de checado, para mostrar o painel do Validator no lado direito
  2. Selecione os dados que você quer validar (ou desselecione para que possa validar tudo)
  3. Clique o botão "Validar" que encontra-se na parte de baixo do painel
    Isto fará a verificação dos dados e exibirá todos os erros, categorizados como errors, warnings ou other, dependendo da gravidade.
  4. Enquanto alguns erros devem ser corrigidos manualmente, a maioria deles pode ser corrigida automaticamente. Para fazê-lo, apenas selecione o(s) erro(s) e clique o botão "Corrigir". Você pode selecionar vários erros de uma única vez, e todos eles serão corrigidos.
Outras dicas
  • Nas Preferências, você pode habilitar somente os testes dos quais você precisa. Por padrão, todos os testes estão habilitados.
  • Nas Preferências, em Barra de Ferramentas, você pode configurar para ter um ícone "Validação" na barra de ferramentas horizontal que há no topo da janela (faça o mesmo para ter um botão "Validar" no painel direito do Validator)
  • A imagem de tela ao lado mostra o painel do Validator undocked, em uma janela separada. Você consegue esse efeito clicando o pequeno ícone de pinagem. É útil para o caso de você precisar de mais espaço para visaulizar a árvore de erros.

Validações

Estas são as validações realizadas pelo validador:

Esta página (ou seção) precisa ser traduzida de Pt:JOSM/Validator#Validations para português.
Sua fluência em português e Pt:JOSM/Validator#Validations podem ser usados para traduzir este conteúdo.

Código-fonte

O repositório do código-fonte versionado do Validator tem uma interface web.

Lista de desejos

Sugestões para novos recursos ou relatos de bug devem ser feitos BugTracker do JOSM (en).