Pt:OpenStreetView

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt-br:OpenStreetView (2009))
Jump to navigation Jump to search
Um mapa de fotos mostrado pelo OpenStreetView

OpenStreetView (openstreetview.org), que passa a ser chamado OpenStreetCam, é um projeto sobre o qual John McKerrell falou no State Of The Map 2009 (en) e que foi lançado em Setembro de 2009. O objetivo do projeto é criar um grande banco de dados aberto com fotografias de ruas. Fotos georreferenciadas podem ser colocadas no sistema por qualquer um que abra uma conta de usuário. Todos as fotos devem ser supervisionadas por um certo número de pessoas (normalmente 3) para que se garanta que são adequadas ao projeto. Uma vez que uma foto tenha sido surpervisionada, ela torna-se disponível para as consultas da API e aparece no site para qualquer um vê-la, autenticado ou não.

Usando o site

Se você simplesmente quer visualizar as fotos que estão disponíveis, visite o site e explore o mapa. A interface é muito deficiente no momento, já que ela mostra fotos na ordem em que foram enviadas até um limite arbitrário de 100. Se você ampliar o mapa em alguma área do mundo, perceberá que há mais imagens do que pareceu à primeira vista.

Se você se deparar com algum problema no serviço, por favor crie uma issue no Github ou inicie uma discussão na lista de e-mails.

Enviando fotos

Para enviar fotos, você precisará criar uma conta no site. Tem se dito que seria útil poder usar a mesma identidade do OSM, invés de criar nova conta, mas é compreensível que foi tecnicamente mais fácil fazer como é.

Uma vez que você tenha criado a conta, deverá acessar /upload, onde você poderá escolher entre enviar uma foto individual através do formulário web ou criar uma conta FTP que lhe permitirá mais facilmente enviar muitas imagens. Somente fotos georreferenciadas serão mostradas no mapa do site, e não existe atualmente maneira de georreferenciar as fotos após o envio para o site.

Quando você cria uma conta FTP, você pode usar qualquer cliente FTP para conectar, e um deles é o FileZilla. A melhor opção para o envio é organizar as fotos em diretórios, pois cada diretório consistirá de um "lote". Esses lotes atualmente não tem propósito, mas no futuro eles poderão ser usados para geotagging ou outros propósitos.

Quando você envia fotos via FTP, você precisa ir ao site e visitar /upload/ftp. Lá você pode ver as fotos que você enviou e solicitar ao sistema que ele faça o processamento delas. Essa página é conhecida por executar com muita lentidão, então seja paciente. Assim que o processo começa a ser executado, o status informado muda de "pendente" para "processando", podendo se tornar também "indisponível". Nessa fase, as fotos ainda não estão disponíveis para que qualquer possa vê-las no mapa da página inicial do site. Você tem chance de revisá-las e encaminhá-las à supervisão, ou apagá-las, se por acidente você tiver enviado algo sem intenção de fazê-lo.

Moderação

Toda fotografia deve ser supervisionada/moderada antes de se tornar visível a qualquer visitante do site. A moderação serve para evitar uma porção de problemas. Nós não queremos pessoas usando OpenStreetView como um mecanismo para distribuir fotos ou imagens que não sejam de rua. Não é um site para hospedar qualquer foto. Também para proteger o projeto de problemas futuros, nós manualmente mascaramos ou borramos partes de fotos que possam prejudicar a privacidade de pessoas ou gerar quaisquer outros problemas. Nós borramos rostos de pessoas e placas de licenciamento veicular.

Quando você está moderando, você pode classificar a foto como "Segura" ou "Insegura" (embora esses termos não sejam realmente os melhores; "Apropriado" e "Inapropriado" seria muito melhor). Fotos "Inseguras" são fotos que realmente não podem ficar no site, o que inclui fotos ou imagens que possam envolver questões de copyright. Quando uma foto é marcada como "Insegura" por 3 pessoas, ela é removida. Fotos "Seguras" são quaisquer fotos que sejam apropriadas para o site, o que pode incluir fotos que mostram pessoas ou carros ou outros objetos identificáveis, tais como placas de licenciamento veicular, desde que seja tudo borrado/mascarado.

Para moderar, visite /moderate. A página carregará algumas fotos. O fluxo de trabalho preferido é o que segue:

  • Reveja as miniaturas procurando quaisquer fotos que pareçam ter coisas que precisam ser mascaradas (clicando na foto).
  • Se alguma foto precisa de mascaramento, clique na seção "Mask".
    • Uma caixa de diálogo abrirá mostrando uma versão maior da foto. Agora você pode revê-la com mais nitidez e confirmar se alguma área precisa mesmo ser mascarada.
    • Para mascarar uma área, simplesmente desenhe um retângulo em cima dela na foto. Se você se enganou, apenas volte para o início.
    • Depois que você seleciona uma área, o foco vai para o campo "Value" que está localizado no canto inferior direito da tela. Quando se está mascarando imagens, o campo "Key" sempre contém "mask". Insira um valor que você considere apropriado. Não existe uma lista rígida de valores, embora de fato padrões serão estabelecidos com o tempo.
    • Uma vez que você tenha entrado um valor, pressione ENTER e clique o botão "Save Tag".
    • Se existem mais áreas a serem mascaradas, repita esses passos. Ou você pode pressionar ENTER enquanto o foco estiver no campo "Value", ou clicar "Next" para ir para a próxima foto.
    • Se você está na última foto, tentar chegar à próxima foto fechará o diálogo e mostrará as miniaturas novamente.
  • Uma vez que você tenha mascarado todas as fotos, selecione todos aquelas que agora são seguras e clique "Mark as.. Safe"
  • Se alguma foto for inapropriada, selecione-a e clique "Mark as.. Un-safe".
  • Clique em "Save Changes" para salvar suas alterações. À medida que as mudanças forem salvas em cada foto, cada foto desaparecerá da lista. Quando todas as fotos estiverem salvas, a página automaticamente carregará um novo conjunto de fotos para você moderar. Se não existirem mais fotos para moderar no sistema, um pop up comunicará isso a você.

Quando você se cansar de moderar ou achar outra coisa para fazer, você poderá simplesmente fechar a página.

Código

O código é aberto e pode ser encontrado no Github. O uso do Github possibilita que qualquer um crie um fork do código, faça muitas alterações como quiser e as compartilhe com a comunidade. Para que as alterações realizadas sejam integradas ao projeto, deve-se fazer um pull request no repositório de origem, onde elas serão revisadas e, esperançosamente, aplicadas.

O código é escrito em Ruby usando o framework Rails, tal como acontece com o OpenStreetMap.

Você pode também usar um script simples que baixa (e re-georreferencia, para contornar este bug) todas as imagens referidas dentro de um arquivo KML obtido de um mapa OpenStreetView, para uso com o plugin AgPifoJ do JOSM (en). O script requer perl, wget e exiftool; mas nenhum módulo perl adicional. Veja o código dele para mais informações.

Melhorias

Apresentação de slides sobre melhorias para OpenStreetView 2009-2010 (en)

Essa lista não é uma lista definitiva de planos para o projeto. É destinada a dar uma ideia do que nós esperamos fazer futuramente, e mostrar áreas em que as pessoas podem se envolver, se quiserem trabalhar no código.

  • Navegação de fotos no mapa ‒ atualmente, a consulta /api/photos/locate, que devolve fotos pertencentes a uma área delimitada no mapa, entrega elas na ordem em que foram enviadas ao site e num limite máximo de 100. Isso significa que a página inicial do site não mostra uma boa distribuição de fotos para o mundo todo quando o mapa é pouco ampliado. Não deve ser tão difícil programar resultados mais abrangentes para níveis de ampliação maiores.
  • Atualmente as fotos não podem ser etiquetadas ou receber metadados após terem sido moderadas. Acrescentar isso seria útil.
  • Fazer uso de contas de usuário OSM invés de exigir que novas contas sejam criadas. A melhor maneira de implementar isso seria com Open ID, mas o OSM não o suporta. OAuth provavelmente funcionaria, porém, não é destinado a esse tipo de coisa. Seria ainda possível apenas aceitar nomes de usuário e senhas do OSM diretamente no OSV, e usar a API do OpenStreetMap para autenticar, embora não seja o ideal.
  • Suportar mais formas de enviar imagens.
  • Várias correções na interface do site, correções de bug, implementação de coisas desejadas que aparecem na lista de e-mails ou como issues no Github.

Atenção! Possíveis questões de direito à privacidade

Em alguns países, pode não ser permitido publicar imagens capturadas em espaços públicos, mesmo se são tomadas pelo dono dos objetos para os quais apontam. Em tais casos, enviar aquelas imagens ao OpenStreetView ou a serviços semelhantes (tais como o Google Maps ou o Panorâmio) pode (ou não pode) ser ilegal. Verifique a lei local (en) do país no qual você está tomando as imagens, e também veja a página de discussão deste artigo.

Ver também

  • Photo mapping (en) - Como mapear para o OpenStreetMap usando fotografias.
  • OpenStreetPhoto (en) - Outro projeto com objetivo de reunir fotos. Recentemente foca em imagens aéreas.
  • Mapillary - Alternativa crowdsourced ao Google Street View, autoriza o uso das fotos em mapeamento OpenStreetMap.