Pt:Tag:amenity=college

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt-br:Tag:amenity=college)
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg amenity = college
Cambridge Regional College main entrance.jpg
Descrição
Uma instituição de educação que ministra cursos pós-secundários não superiores. Em Portugal, corresponde a centros de formação tecnológica que ministram Cursos de Especialização Tecnológica (CET) com nível 5 de qualificação. Show/edit corresponding data item.
Grupo: education
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasuso em relações não especificado
Combinações úteis
Ver também
Situação: aprovadoPage for proposal

Descrição

O propósito original da etiqueta amenity=college é o de mapear instituições de educação que ministrem cursos pós-secundários (numa ótica de continuação de estudos) que não sejam equivalentes a cursos superiores (dados em universidades e institutos superiores). Normalmente, são cursos profissionais ou de especialização.

Assim, e dado o seu nome ambíguo, pois em muitos países a tradução para "colégio" pode levantar dúvidas, é necessário definir muito bem o que significa um "college".


Em Portugal, estabeleceu-se através da proposta de padronização do parque escolar votada pela comunidade portuguesa que um amenity=college corresponde aos centros de formação tecnológica que ministrem Cursos de Especialização Tecnológica (CET) certificados pelo IEFP.

Para uma escola receber esta etiqueta, os seus cursos deverão conferir o nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho), bem como a emissão de um diploma de qualificação e de um certificado de qualificações.


Nota: Esta etiqueta não deve ser usada para casos como "Faculdade de Letras", ou seja, quando "faculdade" tem o sentido de subdivisão de uma universidade (sentido similar a "instituto" em "Instituto de Física" ou "escola" em "Escola de Engenharia".

Como mapear

Desenhar a área área do campus, envolvendo os edifícios, as áreas comuns, estacionamentos, etc., com amenity=college. Caso a área não possa ser determinada (por exemplo, por falta de imagens aéreas elucidativas), adicionar um ponto nó sensivelmente no centro do campus e adicionar amenity=college.

Etiquetas adicionais

Em Portugal, as etiquetas adicionais propostas são:

Os dados para as etiquetas secundárias mais relevantes serão registados com base no website de pesquisa do parque escolar do Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE)

  • name=* - o nome completo da escola/estabelecimento de ensino (ex: Escola Básica dos Soutos).
  • short_name=* - o nome abreviado que, normalmente, consta à entrada da escola (ex: EB 2/3 Doutor Correia Alexandre).
  • operator=* - é difícil determinar o órgão competente na gestão de cada escola, uma vez que a legislação permite que essas competências sejam delegadas aos órgãos municipais, que, por sua vez, podem delegar essas tarefas a outras instituições/órgãos. Assim sendo, opta-se por preencher esta etiqueta com o valor da Unidade Orgânica a que pertence a escola/escolas, já que esse valor é bem definido, está disponível e é relevante. Ex: Agrupamento de Escolas Dom Dinis, Leiria.
  • ref=* - o código de referência da escola: Ex: 640013.
  • operator:ref=* - o código da Unidade Orgânica. Ex: 161627.
  • operator:type=* - o tipo de operador que gere a escola. Pode ter valores como public, private, military, religious, ngo.
  • ref:qzp=* - o código dos Quadros de Zonas Pedagógicas (QZP).
  • grades=* - os anos escolares/ciclos de ensino que cada escola abrange. Usa-se o hífen como separador dos anos inferior e superior (inclusive). Exemplo de uma EB 1: 6-9. Exemplo de uma EB 2/3: 10-14.


Existem outras etiquetas que podem e devem ser usadas sempre que os dados estiverem disponíveis, muitas delas presentes nas páginas das respetivas escolas, no Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE)

  • A morada pode incluir várias etiquetas, entre as quais, estas são as mais utilizadas:
  • website=* – sítio na Internet
  • email=* - endereço eletrónico
  • phone=* - contacto telefónico. Caso tenha mais de um, usa-se o símbolo ; como separador.
  • religion=* – indica a religião à qual a escola está associada, caso seja uma escola religiosa. Ex: catholic.
  • denomination=* – indica o subgrupo com uma interpretação distinta da mesma fé religiosa. Ex: evangelic.
  • pedagogy=* – caso a escola adote uma pedagogia ou ramo de educação distintos da oficial. (Ex: freinet, montessori, reggio_emilia, waldorf , etc.)
  • capacity=* - caso o número máximo de alunos seja relevante, como, por exemplo, num jardim de infância, pode-se definir com esta etiqueta. Ex: 30.
  • fee=* - indica se a frequência exige pagamento de uma taxa. Os valores mais comuns são yes e no.

Ver também