Pt:Tutorial:Edição com o Vespucci2

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Artigo em construção.

O Vespucci é um editor mobile para Android que lhe permite fazer praticamente tudo no OSM, desde que você conheça bem as etiquetas e as relações. Por ser mobile, você pode usá-lo para mapear coisas em campo, ou seja, enquanto faz survey.

Este tutorial é uma fusão do anterior feito pelo Nighto/Arlindo com novas capturas e informações contribuídas pelo Gerson Barcelos.

Primeira vez

Na tela inicial do Vespucci, clique em Ir para mapa, e então clique no botão do canto superior direito (três pontinhos) e em Ir para posição GPS. O aplicativo carregará o mapa na posição atual (ou a última posição registrada pelo GPS, caso você esteja num local sem sinal), com um círculo mostrando a precisão da localização.

Vespucci 1.png Vespucci 2.png Vespucci 3.png

Configuração

Para alterar a configuração do Vespucci, clique no botão do canto superior direito (três pontinhos), e depois em Preferências. Nesta tela, marque a opção Ver ícones de nós, e depois vá em Definições Avançadas. Nesta outra tela, marque a opção Ativar modos obsoletos. Uma vez configurado, clique no ícone do canto superior esquerdo (com a setinha para a esquerda: <) para voltar para o mapa.

Vespucci 4.png Vespucci 5.png Vespucci 6.png

Baixando dados

Ao abrir o programa nas próximas vezes, vai aparecer a primeira das três telas a seguir. Aqui você pode arrastar para o lado, aumentar e diminuir o zoom etc. para localizar a rua que você deseja alterar.

Chegue o mais perto possível da rua que você quer editar porque quanto maior a área que você tentar editar mais 3G irá gastar, mais tempo irá demorar para carregar e mais pesado o programa ficará. Neste exemplo, o nome e sentido de uma via (a Travessa Carlos de Sá) serão alterados. Quando você tiver selecionado a área a ser editada, clique no botão com uma setinha para cima e para baixo no canto superior direito e então clique no botão Download da vista corrente.

Vespucci 8.png Vespucci 9.png

Editando etiquetas

  1. Com dados já baixados, você verá na tela uma representação dos dados que compõem o mapa, e poderá fazer alterações neles. Clique no menu de opções (onde está escrito Mover)...
    Vespucci 10.png
     
  2. E clique na opção Editar tags
    Vespucci 11.png
     
  3. Agora, clique na rua que você quer alterar.
    Vespucci 12.png
     
  4. Será exibida uma lista de tags (etiquetas) com propriedades sobre aquela linha. Por exemplo, se é uma rua residencial ou de grande fluxo, se é asfaltada, quantas faixas tem etc.
    Neste exemplo, iremos alterar o valor da tag name, que define o nome da rua, e o valor da tag oneway, que define se a rua é mão dupla (no) ou mão única (yes).
    Caso você tenha curiosidade de ver todas as tags que são utilizadas no OpenStreetMap (para mapear de tudo: ruas, calçadas, rios, prédios etc.) veja a lista aqui.
    Vespucci 13.png
     
  5. Para alterar o valor das etiquetas, basta clicar no campo correspondente na coluna da direita. Neste exemplo, mudei o nome da rua para outro nome e inverti a mão da via colocando o valor -1.
    Nota: outros editores mais completos permitem inverter a mão da via de outra forma, mantendo a tag oneway com o valor yes. O Vespucci não suporta esta opção, de forma que devemos inverter o sentido da via colocando -1 no valor da tag oneway.
    Vespucci 14.png
     
  6. Clicando na setinha do canto superior esquerdo (<) você fecha a lista de etiquetas e volta para o mapa. Repare que a setinha azul que denota o sentido da rua agora está apontando para o sentido oposto.
    Vespucci 15.png
     
  7. Para salvar essa alteração e enviar para o servidor central do OpenStreetMap, clique na setinha para cima e para baixo no canto superior direito, escolha a opção Transferir...
    Vespucci 16.png
     
  8. E clique na opção Upload dos dados para o servidor...
    Vespucci 17.png
     
    1. Se for o seu primeiro upload, é necessário entrar com os dados de acesso ao OpenStreetMap. Entre com o usuário e a senha (Caso não possua, clique no link Registre agora) e clique no botão Entrar.
      Vespucci 18.png
       
    2. Na tela seguinte, é necessário autorizar o acesso do Vespucci à sua conta. As caixinhas já vem marcadas, basta clicar em Save changes.
      Vespucci 19.png
       
    3. Após salvar o usuário, acesse a opção (setinha pra cima e pra baixo) > Transferir > Upload dos dados para o servidor novamente.
  9. Na tela de upload, você verá a lista de ruas que mudou o nome e/ou o sentido nesta alteração (em geral, uma só). No campo Comentário, descreva o que você alterou (por exemplo: Corrigindo sentido da rua tal que estava invertido) e no campo Fonte digite survey, para dizer que significa dizer que você está alterando essas informações porque passou no local e viu que o mapa estava errado. Feito isso, só clicar no botão Upload e o mapa será alterado.
    Caso você utilize mapa em aparelho GPS sem acesso a internet, na próxima atualização já será possível encontrar a rua corrigida; do contrário, bastam alguns minutos para encontrar a atualização visível no mapa.
    Vespucci 20.png
     

Editando restrições de conversão

Dicas:

  • Se for editar um grande número de restrições, considere este outro tutorial.
  • De forma geral, você pode fazer um clique longo em qualquer ponto do mapa para novos elementos. Fazendo isso, aparece no canto superior direito a opção + que inicia a criação de uma linha, e clicando em outro ponto será criada uma linha entre os dois pontos.
  • Com uma linha selecionada, clicar nela novamente abre o editor de etiquetas com as etiquetas da linha.

Para editar restrições, é recomendado selecionar nas configurações do Vespucci a carta base OpenStreetMap (Mapnik Black & White). Por ser de cor neutra, ela facilita a visualização das linhas. A imagem de satélite só é recomendada ao criar caminhos.

Na tela de edição, aproxime no cruzamento usando a tecla de volume do celular ou a lupa no canto inferior direito da tela. Se precisar ajustar, não clique nas linhas e pontos, isso pode alterar a posição dos elementos acidentalmente. Abra o cadeado para editar. Selecione uma das vias, clique no ícone com três pontinhos no canto superior direito, e então selecione Dividir e clique no ponto em que a via deve ser dividida (o ponto do cruzamento). Repita para a outra via. O objetivo é tornar divididas as duas vias envolvidas na restrição, com a divisão exatamente no ponto do cruzamento (que tem o papel "via" na restrição).

Vespucci-restricoes-06.png Vespucci-restricoes-07.png Vespucci-restricoes-08.png

Depois, considerando os novos pedaços, selecione aquele que é a entrada da restrição, clique de novo nos três pontinhos, e escolha a opção Adicionar restrição. Note que no topo da tela vai aparecer "Adicionar restrição via". Nesse momento, escolha o ponto intermediário do cruzamento. Note que agora a mensagem no topo muda para Adicionar restrição a. Escolha então uma linha que represente a saída da restrição. Será aberto então o editor de relações, mostrando a relação de restrição de conversão que você acabou de criar. Clique em valor ao lado de restriction para definir o tipo de restrição.

Vespucci-restricoes-09.png Vespucci-restricoes-10.png Vespucci-restricoes-11.png Vespucci-restricoes-12.png

O Vespucci dá erros ao fazer grandes alterações, então é recomendável que você submeta suas alterações, uma por vez. Para enviar a sua alteração, clique nos três pontinhos no canto superior direito, escolha Transferir, depois Upload dos dados para o servidor, confira os itens modificados estão corretos, preencha um comentário para a sua alteração, e clique em Upload.

Vespucci-restricoes-13.png Vespucci-restricoes-14.png Vespucci-restricoes-15.png Vespucci-restricoes-16.png