Pt:Edições automatizadas

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt:Automated edits)
Jump to navigation Jump to search
O texto desta página é a tradução do artigo original em inglês, conferida em 17/05/2014.

Edições automatizadas são todas as alterações na base de dados do OpenStreetMap onde uma alteração individual feita num objeto não foi efetuada por um ser humano. Todo e qualquer uso de robôs deve estar em conformidade com o código de conduta de edições automatizadas e a comunidade considera o uso indevido de robôs um tipo de vandalismo. Reversão de alterações nem sempre é fácil, especialmente quando já fizeram edições manuais sobre alguns dos objetos editados.

Tradicionalmente todas as alterações são feitas usando um dos editores do OpenStreetMap (ex. Potlatch, Merkaartor, JOSM). Edições automatizadas são feitas por um programa de computador/script/robô. O termo 'edição automatizada' portanto se aplica a edições feitas usando-se um desses editores sem considerar cada caso individualmente - como, por exemplo, alguém baixando todos os objetos com a etiqueta "amenity=fulano" usando a Xapi e substituindo essa etiqueta por "amenity=beltrano" no JOSM.

exclamation mark

Importações e edições automatizadas só devem ser realizadas por quem tem experiência e compreensão da maneira com que a comunidade do OpenStreetMap cria mapas, e somente com planejamento cuidadoso e consulta à comunidade local.
Veja as orientações de importação e o código de conduta de edições automatizadas para mais informações. As importações ou edições automatizadas que não seguem essas diretrizes pode ser revertido!

Robôs

Veja no artigo em inglês uma lista atualizada de robôs em operação.

Há uma página de log que você pode usar para documentar edições automatizadas que você realizou.

Criando robôs

Edição automatizada não é pra qualquer um. Você deve ter experiência considerável no OpenStreetMap e boas habilidades com programação antes de tentar fazer edições automatizadas.

Lista de desejos

O artigo em inglês possui uma lista de pedidos para elaboração de robôs bastante desatualizada. Entre em contato com a comunidade para ver qual canal está sendo usado para isso.

Ver também