Pt:Beginners Guide 1.1.1

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Obter ajuda Sobre o OpenStreetMap Navegar pelo mapa Como contribuir Contribuir com dados do mapa Editores Glossário (en) Guia do iniciante

GPS

Este é o método mais comum para recolher dados.

Caso utilize dispositivo de navegação por GPS proprietário, normalmente pode usá-lo para gravar os seus percursos, mas certifique-se que tem a opção Manter-me na estrada (Snap to road ou Lock on road) desligada. Caso contrário irá gravar um percurso exatamente igual ao mapa proprietário do dispositivo, o que é normalmente uma infração dos direitos de autor.

Ao gravar os dados GPS (ver Hardware Guide), são necessários dados adicionais como o nome das estradas, lojas e qualquer outra coisa que queira adicionar ao mapa. Para esses dados adicionais pode utilizar papel e caneta, um gravador de voz, um telemóvel ou o próprio dispositivo GPS se o permitir.

Se usar o programa JOSM, pode importar fotografias geo-referenciadas que são colocadas geograficamente ao longo do trilho GPS. Para isso é necessário que a máquina fotográfica ou o telemóvel gravem a hora, os minutos e segundos em que a fotografia foi tirada assim como o local por GPS. Caso o dispositivo não grave a hora, pode tirar as fotografias quando para durante o percurso e pode depois associar a paragem no trilho GPS à fotografia. também pode Sincronizar o GPS com o dispositivo de fotografias.