Pt:Conjunto de alterações

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt:Changeset)
Jump to navigation Jump to search
O texto desta página é a tradução do artigo original em inglês, conferida em 17/05/2014.
Metadados do 20 milionésimo conjunto de alterações (story). Só um elemento foi editado nele.

Um changeset (em inglês conjunto de alterações) consiste de um grupo de alterações feitas por um único usuário durante um curto período de tempo (veja também: edição). Um conjunto de alterações pode por exemplo incluir os acréscimos de novos objetos no OSM, o acréscimo de novas etiquetas a objetos existentes, alterações de valores de etiquetas em objetos, exclusão de etiquetas e também exclusão de objetos.

Edições só podem ser acrescentadas num conjunto de alterações enquanto ele estiver aberto; um conjunto pode ser fechado explicitamente (veja a documentação do seu editor), ou ele se fecha sozinho se nenhuma edição for acrescentada por um longo período de inatividade (atualmente uma hora). O mesmo usuário pode ter múltiplos conjuntos abertos ao mesmo tempo. Um conjunto tem uma capacidade máxima (atualmente 50 mil edições) e um tempo de vida máximo (atualmente 24 horas).

A função Histórico no www.osm.org mostra os conjuntos de alterações da área atualmente visível. Eles têm uma "extensão" (retângulo limite) que é um retângulo cercando todas as alterações. Isso pode ser até bem grande quando fruto de "robôs" que fazem pequenas alterações no mundo todo. É por isso que muitos conjuntos aparecem numa área mesmo quando os conjuntos não parecem relevantes. Há ferramentas melhores disponíveis.

Etiquetas em conjuntos de alterações

Os conjuntos de alterações têm como anexo pares (etiquetas) do tipo nome=valor. A grande maioria dos conjuntos tem estas duas etiquetas:

  • comment=* – descreve a razão de o mapeador agrupar as mudanças, ou o que mudou. Em alguns programas (ex.: www.osm.org) essa etiqueta não é mostrada como uma etiqueta mas sim como um resumo/cabeçalho do conjunto de alterações.
    Apesar de opcional, os mapeadores são incentivados a usá-la plenamente fornecendo uma descrição significativa, gerada por um humano (e não uma mensagem automática), já que é isso que será mostrado em quase todos os lugares onde o conjunto é listado, e provavelmente será lido por colegas mapeadores tentando entender o que houve. Veja também Bons comentários de alterações.
  • created_by=* – especifica o editor ou o script que fez a alteração

Alguns outros valores comuns incluem:

  • imagery_used=* – indica quais imagens aéreas foram apresentadas no editor
  • source=* – especifica a fonte de um grupo de edições
  • bot=yes – para edições automatizadas, feitas por um programa (também chamados de scripts ou robôs)
  • is_in=*

Não é possível alterar um conjunto de alterações após ele ser fechado (em editores ou através da API), e não armazenamos um histórico das mudanças de etiquetas de conjuntos de alterações.

Aspectos técnicos

O procedimento técnico para criação de um conjunto de alterações

Conjuntos de alterações foram introduzidos na API v0.6 em abril de 2009. As edições anteriores tiveram conjuntos "sintetizados" para elas. Para os detalhes técnicos, veja a documentação da API 0.6 que contém documentação extensiva sobre eles. Também veja a documentação capacidades de GET.

Propostas

Eis uma proposta para definir etiquetas mais comuns de conjuntos de alterações que possam ser usadas para descrever as edições: Proposed features/changeset_tags (incluindo a proposta anterior)