Pt:Cycle routes

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search


Public-images-osm logo.svg route = bicycle
Cycle route sign.jpg
Descrição
Ciclovias ou percurso de bicicleta são nomeados ou numerado ou assinados rotas. Pode seguir ao longo de estradas, trilhas ou caminhos ciclo dedicado. Edit this description in the wiki page. Edit this description in the data item.
Grupo: rota
Usado nos elementos
não deve ser usado em pontosnão deve ser usado em linhasnão deve ser usado em áreaspode ser usado em relações
Requer
Combinações úteis
Situação: de facto


Ciclovias ou ciclorrotas.

Ciclo mapa disponível

Procurando por mapas de bicicletas?

CycleLayer2.png
An international cycling map created from OSM data is available, provided by Andy Allan. The map rendering is still being improved, the data are updated every few days. It shows National Cycle Network cycle routes, other regional and local routes, and other cycling-specific features, such as:
  • dedicated cycle tracks and lanes
  • contours and hill colouring
  • bicycle parking
  • bike shops, toilets, drinking fountains, even pubs!
  • proposed bike routes (or numbering protocols), contrasted with the Lonvia map, below, which does not show proposed routes, but actual routes only

http://www.opencyclemap.org/

CyclOSM A free cycle-oriented map with more features than OpenCycleMap. See its wiki page CyclOSM.
Waymarked Trails: Cycling by Sarah Hoffman is a layer superimposed over mapnik (Standard Map Layer) which shows marked cycle routes around the world. Updated minutely, it renders actual routes without the state=proposed tag. Therefore no proposed routes (or proposed numbering protocols) are displayed.

Marcação de redes de ciclorrotas

London Cycle Network sign

Quatro níveis de hierarquia estão atualmente em uso: internacional, nacional, regional e local. Rotas podem ser marcados por cada marcação de acordo com a seguinte tabela. Para uma alternativa usando as relações que também serão prestados no mapa ciclo, consulte Relations/Routes#Cycle routes (tambem para mountain bike).

Muitas vezes, é melhor usar relations para marcar ciclovias, ao invés de marcar com as tags dessa tabela (veja abaixo o relation tagging scheme). Mas por favor, verifique se a relação já não existe antes de criar uma.

Tag Elemento Descrição
icn=yes caminho Designa que uma estrada ou caminho é parte de uma via Rede Internacional de Ciclismo.
ncn=yes caminho Designa que uma estrada ou caminho é parte de uma rota Rede Nacional de Ciclismo.
ncn=proposed caminho Designa que uma estrada ou caminho faz parte de um projecto de rota de Rede Nacional de Ciclismo.
rcn=yes / proposed caminho Como anteriormente mas para ciclovias regionais.
lcn=yes / proposed caminho Como anteriormente mas para ciclovias locais.
icn_ref=number caminho Uma ciclorrota internacional, onde o number é o numero da rota. icn=yes está implicito.
ncn_ref=number caminho Uma ciclorrota nacional, onde o number é o numero da rota. ncn=yes está implicito.
rcn_ref=number caminho Uma ciclorrota regional, onde o number é o numero da rota. rcn=yes está implicito.
lcn_ref=number caminho Uma ciclorrota local, onde o number é o número da rota. lcn=yes é implicito

route=ncn foi usada antigamente, mas atualmente está absoleta devido ao conflito com outras rotas que podem compartilhar o mesmo caminho.

Marcação de redes de nó cicloviário

Cyclejunctionnetwork.png

Redes de nó cicloviário (por exemplo, veja aqui) são comuns na Holanda e na Bélgica, mas não no Reino Unido . Em contraste com as redes de ciclorrotas padrões, onde o caminho tem um número de referência, em uma rede de nó cicloviário, as junções são numeradas.Sinais ao longo do caminho indicam a junção para onde você está indo, assim que um determinado caminho terá um sinal que aponta em uma direção indicando "1" e na outra direção indicando "4".

Usamos as mesmas tags, mas aplicamos os números referentes aos nós de junção. Os mesmos princípios podem , em princípio, ser utilizados para national e local, mas atualmente regional está em uso principal na Bélgica e Países Baixos.

Tag Element Description
rcn=yes caminho Designa maneira que uma estrada ou caminho é parte de uma rede Regional de ciclo nó
rcn_ref=number nó Designa que o nó representa uma junção numerada nas redes regionais de ciclo nó.

Por favor, consulte as páginas a seguir para obter detalhes específicos do país :

Uma forma expandida de marcação de redes de ciclo nó, que atualmente já está sendo utilizada em partes da Bélgica e da Holanda, é descrito no Cycle Node Network Tagging.

Relações

É preferível marcar as ciclovias usando relações em vez de etiquetar as maneiras. Mas, por favor, verifique a existencia da relação para a sua rota escolhida , antes de criar uma. Links para páginas de informações gerais, específicas do país de redes cicloviárias estão abaixo.

As tags sobre a relação são ligeiramente modificadas a partir das tags padrão. Um exemplo das relações de ciclorrota teria as seguintes tags:

Tag Comment
type=route
route=bicycle/mtb Veja mountainbike para obter detalhes sobre a marcação de rotas de mountainbike.
network=icn/ncn/rcn/lcn Especificar a rede como uma rota internacional, uma rota nacional, uma rota regional, ou uma rota local, de acordo com a marcação normal das ciclovias. Para marcação de rotas mountainbike olhar mais específico aqui mountainbike
cycle_network=* (opcional) Nos países que têm (por exemplo) várias redes de rotas regionais, esta tag indica o sistema de rota específica , da mesma forma network=* faz sobre road route relations.
ref=number (opcional) ) as referências NCN , RCN , e LCN funcionam melhor no mapa se apenas o número é usado , então, para NCN 4: "4". A tag network ou cycle_network distingue corretamente o tipo, então é só usar "ref" e não "ncn_ref" ou algo similar.
name=* (opcional) O nome do percurso, por exemplo Jubilee Way Ciclo
state=proposed (opcional) Rotas , por vezes, não são rotas oficiais pendentes alguma negociação ou desenvolvimento - a prestação opencyclemap mostra estas rotas pontilhadas.
distance=distance in km (opcional) A distancia percorrida de uma rota em Km
ascent=ascent in m (opcional) A subida coberto por uma rota em metros. Se uma rota tem início e ponto final no uso diferente altitude, usa-se descent tambem
descent=descent in m (optional) A descida coberto por uma rota em metros. Use-o apenas se for diferente da ascent (altitude diferente no início / final de uma rota).
roundtrip=yes/no (optional) Use roundtrip=no para indicar que uma rota passa de A para B. Use roundtrip=yes para indicar que o início e fim do percurso são no mesmo local (via circular).

Papel Relação: Ciclovias, por vezes, têm caminhos diferentes, dependendo da direção que você está viajando. Neste caso, os sentidos da relação deve ter um papel de forward ou backward tal como descrito em Relation:route#Members. A direção é processada no ciclo mapa (example).

Rotas de Mountainbike

  • Veja Mountainbiketours para ciclovias que são principalmente para mountainbikes.
  • Além disso, ter um olhar para o Mountainbike portal para marcar diretrizes para formas adequadas para mountainbiking.

Uso

Uma vez que a tag é genérica, cabe a cada país decidir como mapear as redes de ciclo que existem no seu país para a hierarquia do nacional / regional / local.

Transnacional

EuroVelo

O EuroVelo (wikipedia) consiste uma rede de 13 rotas, com uma distância total de 72,978 km, desenvolvido pela European Cyclists' Federation. As referências de rota estão no formato EVxy, por exemplo, EV12 para o North Sea Cycle Route.

Veja o European Wikiproject EuroVelo para mais detalhes.

Greenways

O Greenway Project visa construir com uma rede internacional de bicicleta e outras trilhas não motorizadas centrados nos países do Leste Europeu. A motivação é proporcionar às pessoas, locais e visitantes, acesso a áreas do património natural e cultural.

Veja the European Wikiproject Greenways para mais detalhes.

Austrália

Austrália Ocidental

Veja: Western Australia

Austria

Veja: WikiProject Austria/Radwege

Bélgica

Veja o Belga cycle route conventions e seus project page para mais detalhes.

Estados Bálticos: Lituânia , Letónia, Estónia

O projeto BaltiCCycle.eu recolhe todas as informações sobre o ciclismo nos Estados Bálticos (BaltiCCycle.eu_Routes)incluindo as rotas internacionais EuroVelo , R1, Iron Curtain Trail, as Rotas Nacional de Ciclismo em Estônia (EstoVelo)

Canadá

República Checa

Cyklotrasy_v_ČR

Dinamarca

Veja: Da:Bicycle/Network-Routes

França

Veja: Fr:Itinéraires cyclables

Finlândia

Veja: Fi:Valtakunnalliset pyörämatkailureitit

Alemanha

Veja DE:Bicycle/Fahrradroutensammlungen para visão geral das coleções de ciclovias Alemãs.

Hungria

Veja WikiProject Hungary/Kerékpárút para visão geral das coleções de ciclovias Hungaras.

Islândia

Veja WikiProject Iceland/Cycleways para uma visão geral de ciclovias islandesa e formas.

Italia

Veja WikiProject Italy/Ciclovie para visão geral das coleções de ciclovias Italianas.

Holanda

Veja: Fietsroutes.

Noruega

Veja WikiProject Norway/Sykkelruter i Norge.

Eslováquia

Veja: Slovak Cycling Routes para mais detalhes.

Espanha

Veja: Spanish Cycling Network para mais detalhes.

Suécia

Veja: Swedish Cycling Network para mais detalhes.

Suíça

Veja: Swiss Cycle Network e Swiss Mountain Bike Network para mais detalhes.

Reino Unido

Nota: CycleStreets é um dos principais utilizadores de dados relacionados com a ciclagem na área do Reino Unido. A informação sobre a sua interpretation of tags pode ser de interesse (e os desenvolvedores fortemente favoráveis feedback sobre isso).

CycleStreets produziu um projeto completo e disponivel para download 'Get mapping' guide, com particular enfoque na inclusão de dados para melhorar o roteamento de bicicletas.

Network Tagging Example
Rotas nacionais na Rede Nacional Cycle Sustrans ' (números vermelhos). Veja WikiProject United Kingdom National Cycle Network para uma lista e ver se a relação já foi configurada. Nas referências não deve ser dado um prefixo ou seja, use 54 e não N54. Lembre-se de mapear os mileposts também - ver WikiProject_United_Kingdom_Sustrans_Mileposts. Adicionar a uma relação existente, criar uma nova relação ou usar ncn=*, ncn_ref=* Ncn1-Cramond.JPG
Rotas nacionais na Rede Nacional Cycle Sustrans ' (números azuis). Veja WikiProject United Kingdom National Cycle Network tambem para uma lista e ver se a relação já foi configurada. Nas referências não deve ser dado um prefixo ou seja, use 47 e não R47. Adicionar a uma relação existente, criar uma nova relação ou usar rcn=*, rcn_ref=* NCN1Dalkeith-PenicuikRegional73.jpg
Rede do ciclo de Londres do LCC. Veja WikiProject United Kingdom London Cycle Network. lcn=*, lcn_ref=* Cycle route sign.jpg
Ipswich , outras cidades etc. ciclo redes locais lcn=*, lcn_ref=*
O National Byway network=rcn
Veja National Byway.
National Byway sign.jpg
O Pennine Bridleway, a 209 km de rota paralela à pista de caminhada Pennine Way
A região de Scottish Borders tem várias rotas de longa distância registradas: o Border Loop (402 km), North Sea Cycle Route, Southern Borders Loop, 4 Abbeys Cycle route, Tweed Cycleway. Há tambem uma registrada local network por circulos coloridos Border Loop relation 149461
4 Abbeys relation 3159944
Tweed cycleway relation 3160049
Scottish borders signs.jpg

Estados Unidos

Veja United States Bicycle Networks e U.S. Bicycle Route System para mais detalhes.

Páginas relacionadas