Pt:How We Map

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Veja a página de discussão para este documento em Talk:How_We_Map

O OpenStreetMap (OSM) é uma atividade social: é um esforço comunitário, gratuito e colaborativo de centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo.

O OpenStreetMap tem uma tradição de estabelecer tão poucas regras quanto possível.

Cada contribuição para o OpenStreetMap deve ser:

  • Verdadeira - significa que você não pode contribuir com algo apenas imaginado.
  • Legal - significa que você não pode copiar dados que sejam protegidos por direitos autorais.
  • Verificável - significa que outras pessoas possam ir no local ou ver por si mesmas se seus dados estão corretos.
  • Relevante - significa que você tem que usar as "tags" adequadas (etiquetas para classificação de objetos) que sejam claras para os demais usuários.

O OpenStreetMap tem muito poucas regras para etiquetagem. Existem etiquetas (tags) pré-estabelecidas. Mas elas também evoluem.

Se houver dúvida, considere a regra do "on the ground" , quer dizer: mapear o mundo como ele pode ser observado por alguém fisicamente no local.

O OpenStreetMap valoriza muito o conhecimento local, mas também devem ser bem acolhidas edições de usuários de fora da região.

O OpenStreetMap valoriza a coesão da comunidade em grau mais elevado que a perfeição dos dados.

Você não tem que pedir permissão antes de modificar dados existentes no OSM. Se você acredita que pode melhorar alguma coisa, fique à vontade de fazê-lo.

Ocasionalmente, você pode ser contatado por outros mapeadores questionando sobre suas edições. Por favor, não ignore mensagens de outros. Se outro mapeador investiu tempo para examinar sua edição e contatar-lhe com alguma pergunta, as perguntas merecem uma resposta.

Ao conversar ou discutir sobre questões com outros colaboradores, sempre parta do princípio de que há boa intenção.

Se você tiver um conflito com outro mapeador que não consiga ser resolvido entre vocês, peça auxílio de outros membros da comunidade do OSM. Participe da comunidade local, use a lista regional de discussão (Talk-br) ou seção do fórum para enviar mensagens, ou contate outros usuários diretamente.

Não exclua dados, a menos que você tenha certeza que estejam incorretos (ou tenha razões muito fortes para acreditar nisto), e que não seja viável tentar consertá-los, ou sem antes tentar entender o que houve conversando com quem os editou anteriormente.

Não proceda com limpezas ou correções em grande escala, sem antes obter o acordo da comunidade OSM da região em questão, ou sem antes falar com as pessoas cujo trabalho você almeja "corrigir".

Não faça importação de dados de terceiros ao OSM sem primeiramente apresentá-los, discuti-los e ter a concordância da comunidade OSM.

Clique aqui para conhecer mais sobre a Comunidade OSM no Brasil e seus canais de contato. Seja bem-vindo!

Veja também