Pt:Projeto Mapas em Falta

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt:Missing Maps Project)
Jump to navigation Jump to search
Um evento Mapas em Falta de outubro de 2015 em Londres

O Projeto Mapas em Falta é um projeto de mapeamento humanitário. Uma colaboração entre a HOT e várias agências parceiras.

Missing-Maps-logo.jpg

Site: missingmap.org

Twitter user@TheMissingMaps
Facebook user MissingMapsProject

Objetivos

Mapear os locais mais vulneráveis no mundo em desenvolvimento, para que ONGs locais e internacionais e indivíduos possam usar os dados dos mapas em melhor resposta à crises afetando as áreas.

Para dar suporte ao OpenStreetMap, e em especial a Equipe Humanitária do OpenStreetMap (HOT), no desenvolvimento de tecnologias, habilidades, fluxos de trabalho e comunidades para alcançar isto.

Ética

Ao usar OpenStreetMap, garanta que todos os dados reunidos sob a bandeira do projeto serão livres, abertos e disponíveis ao uso sob a licença aberta do OpenStreetMap.

Todas as atividades ocorridas ‘no pais’, como mapeamento local e coleta de dados por exemplo, devem ser feitas sempre em colaboração com a população local e de maneira respeitosa.

Quando trabalhando localmente, as pessoas vem antes dos dados. Quer dizer que se a meta for mapear a cidade existe a necessidade de que haja um plano no lugar para garantir acesso à tecnologia e treinamento para que depois aqueles morando naquela comunidade continuem mapeando.

Membros do projeto Mapas em Falta contribuem ativamente para os objetivos do projeto Mapas em Falta, o repositório do OpenStreetMap e beneficiando comunidades, tanto local quanto internacional.

Os projetos do Mapas em Falta enfatizam construir e deixar de legado capacidade local e acesso. Nós somos cautelosos quanto ao recolhimento rápido de dados sem participação local significante, e sempre fazemos esforços para garantir acesso local.

As atividades do Mapas em Falta são projetadas para serem acessíveis e abertas à participação de indivíduos que queiram contribuir em prol dos objetivos do projeto.

Como isto é diferente do trabalho de resposta ao desastre do HOT?

Enquanto o HOT e outros fazem ótimo trabalho mapeando em resposta à crises ocorrendo por todo o mundo, o projeto Mapas em Falta mapeia preventivamente lugares no mundo onde as pessoas mais vulneráveis vivem. Ao invés de responder à um desastre natural, conflito ou epidemia de doença, são identificadas regiões vulneráveis à crises e mapeadas em antecipação à crises, o que significa que quando uma crise ocorrer, pessoas locais, ONGs e outros respondedores poderão começar a usar os mapas e os dados a partir da palavra "vai", salvando tempo valioso e, por tanto, vidas.

Entrando em contato

Como se envolver como um indivíduo

Nível de entrada

O Projeto Mapas em Falta precisa de você!

As regiões que nós precisamos mapear frequentemente não tem mapas de base. Isto significa que nós precisamos traçar sobre fotos aéreas para criar uma imagem do que há lá. Isto pode ser ruas, edificações, áreas residenciais, lagos, rios, e a lista vai longe. Traçar estes elementos é bem simples de fazer e pode ser feito do seu laptop.

Uma vez que tivermos o traçado, pessoas que moram na região sendo mapeada vão pra fora, frequentemente com copias do traçado, e etiquetam todas as características em sua própria língua, o que quer dizer que os dados serão relevantes e locais (muito importante para seu próprio uso, mas também para organizações trabalhando na região).

Então, todos estes bits de dados, que fazem o mapa útil e utilizável, são adicionados ao OpenStreetMap. Novamente, isto é algo que você pode fazer! Sem necessidade de habilidades ou conhecimento de um especialista, você pode ajudar o projeto Mapas em Falta À adicionar toda essa informação.

Você pode, é claro, fazer tudo isso de casa, mas são organizados regularmente eventos do Mapas em Falta que você pode vir junto e se envolver. Estes eventos são um esforço para completar grandes seções de um mapa em um espaço de tempo muito pequeno. Eles são muito divertidos e realmente ajudam o projeto a prosperar...

Como você se envolve

Você pode se alistar para fazer parte do Projeto Mapas em Falta aqui. Nós iremos lhe informar por e-mail quando houverem tarefas que precisam ser feitas ou eventos de mapeamento sendo organizados.

Você também pode seguir o Projeto Mapas em Falta no Twitter e no Facebook. Fique a vontade para twittar ou enviar uma mensagem para nós com seus interesses e qualquer pergunta que você quiser fazer.

Mapeadores especialistas (nerds)

O Projeto Mapas em Falta precisa de você também!

Um dos muitos elementos do projeto Mapas em Falta é encorajar ONGs e organizações locais a compartilhar seus dados já existentes no OpenStreetMap, ou a reunir dados em locais os quais eles estejam trabalhando. Nós precisamos de pessoas que estejam dispostas e sejam capazes de receber seus kml, gpx, shapefiles ou papelada de campo, enxugar eles, traduzir eles e carrega-los. Muitos dos dados para o Mapas em Falta já existem. Nós só precisamos colocar nossas mãos neles!

Nós também estamos procurando por pessoas que possam dar suporte para novos mapeadores nos eventos de mapeamento. Você não precisa ser um especialista para fazer isso, apenas saber o suficiente para dar o empurrão inicial e solucionar os problemas simples contra os quais eles se depararem.

MapSwipe

MapSwipe é um aplicativo para classificar imagens, desenvolvido por MSF como parte do projeto Mapas em Falta. A idéia é que os usuários do MapSwiper façam a primeira varrida de uma região, identificando onde há edificações e vias. Isso significa que os mapeadores não irão gastar horas escaneando selva, arbusto e deserto, procurando por coisas a mapear.

Video do BBC a respeito de Ebola, Cruz Vermelha, Openstreetmap

BBC Notícias Mundiais com Harry Wood (OSM) e Andrew Braye (Cruz Vermelha)

Eventos de mapeamento e outros

Lance sua própria Mapatona em Falta

você pode lançar seu próprio evento de Mapas em Falta e existem páginas para te ajudar: maratonas de Mapas em Falta ou maratonas de Mapas em Falta: para estudantes e universidades

Os eventos de mapeamento nos quais você ainda pode vir

Esta lista pode estar atualizada (sinta-se a vontade para edita-la ajudando a mantê-la atualizada!). Por favor, seja preciso ao geolocalizar seu evento, especialmente em grandes e densas cidades (você pode pesquisar o nó ou edifício apropriado no mapa do OSM, e usar o link gerado pela ferramenta de pesquisa do OSM: isso irá circular o local e permitirá dar +/- zoom no local com facilidade).

Também há uma lista de eventos em http://www.missingmaps.org/events/

Se você estiver vindo para um evento de mapeamento pela primeira vez, veja Mapatonas do Mapas em Falta - antes do evento

Os que você perdeu

Para detalhes de mapatonas que já ocorreram, veja eventos prévios do Mapas em Falta

Membros do Mapas em Falta

O projeto Mapas em Falta é uma colaboração aberta fundada pela Equipe Humanitária do OSM (HOT), Medicos Sem Fronteiras (MSF), Cruz Vermelha Americana e a Cruz Vermelha Britânica.

O projeto é uma colaboração aberta e está procurando outras ONGs, estabelecimentos educacionais e grupos da sociedade civil para que se tornem membros e contribuam aos objetivos do projeto.

Recursos, Ferramentas e Links Úteis

Aprendendo

Nome Descrição
Aprenda OSM Fácil de entender. guias passo a passo para começar a contribuir e a usar OpenStreetMap e seus dados.
Mapatonas do Mapas em Falta Um Wiki Útil sobre como lançar uma Mapatona; recursos úteis na parte inferior da página.
Gerenciador de tarefas do OSM/Validador de Dados Uma introdução a validação de dados e algumas dicas úteis para mapear em geral.
Pesquisa Pesquisa Relacionada ao OpenStreetMap e suas aplicações por todo o mundo em línguas diferentes.
Interpretando Imagens de Satélite Um guia útil para interpretar imagens de satélite para iniciantes num contexto do MapSwipe, mas também aplicável à Mapatonas.
Logo.png
Esta página descreve um artefato histórico na história do OpenStreetMap. Não reflete a situação atual, mas documenta os conceitos, questões ou idéias históricas.


This table in the past was generated automatically by a bot. Learn more.


Artigos

Nome Descrição
Esforço Global: Mapas em Falta Artigo interessante delineando o movimento mapas em falta.
Projeto Mapas em Falta Uma entrevista com Dale Kunce; um dos líderes no movimento Mapas em Falta.
Onde estão os Mapas em Falta? Uma abordagem interessante para descobrir onde faltam mapas no mundo.
Haiti Um estudo de caso no Haiti, e como o Mapas em Falta ajudou.
Mapas em Falta 2015 Alguns casos de sucesso para o projeto Mapas em Falta em 2015.
Terremoto de Nepal Estudo de caso descrevendo os esforços de mapeamento depois do terremoto do Nepal (48 horas).
Nepal O papel de código aberto e dados abertos na resposta humanitária ao terremoto do Nepal.
OSM 2011: Um Ano de Edições Um vídeo mostrando Edições do OpenStreetMap ao redor do mundo em 2011.
Sarampo em DRC Usando Mapas em Falta para mapear a República Democrática do Congo na sequência de um surto de sarampo.
Logo.png
Esta página descreve um artefato histórico na história do OpenStreetMap. Não reflete a situação atual, mas documenta os conceitos, questões ou idéias históricas.


This table in the past was generated automatically by a bot. Learn more.


Recursos/Ferramentas Úteis

Nome Descrição Miniatura Links Úteis
Recursos:
Hospedando uma Mapatona Como hospedar uma Mapatona e links úteis de treinamento e de materiais de evento na parte inferior da página. Mapas em Falta para Estudantes/Universidades
Perguntas Frequentes do OpenStreetMap Muitas respostas e perguntas comuns sobre o OpenStreetMap.
During a Mapathon Tools:
Gerenciador de Tarefas do HOT O Gerenciador de Tarefas do OSM é uma ferramenta de mapeamento projetada e construida para a Equipe Humanitária colaborativa mapeadora do OSM (HOT) . O propósito da ferramenta é o de dividir o trabalho de mapear em tarefas menores que possam ser completadas rapidamente. Ela mostra quais regiões precisam ser mapeadas e quais precisam ser validadas. Wiki do Gerenciador de Tarefas, Desenvolvedor líder: blog do Pascal Giraud Compartilhamento de Slide Twitter GitHub API do RESTful YouTube: Gerenciador de Tarefas - Introdução técnica - Junho de 2015 - Pierre Giraud
Comparador de Mapas Comparador de Mapas te apresenta mapas diferentes do OpenStreetMap, Google, Bing, Mapquest, Esri, Nokia e outros, lado a lado (Útil para visualizar as alterações do OpenStreetMap em relação a outras plataformas).
Me Mostre o Caminho Mostra edições ao vivo de usuários do OpenStreetMap por todo mundo.
Características de Mapa (Etiquetas) Uma lista compreensiva de etiquetas aceitas, usadas no OpenStreetMap.
Ferramentas de campo para projetos do Mapas em Falta:
KitDadosAbertos Conjunto de ferramentas livre e de código aberto que ajudam organizações a preencher o autorismo de campo e gerenciar coleções de soluções de dados de celulares.
KitMapasAbertos Uma extensão do KitDadosAbertos que permite aos usuários criar pesquisas de qualidade de coleções de dados de celulares para coletar dados de campo.
Papelada de Campo Very useful tool that allows you to make your own multi-page atlas of anywhere in the world, print it, take it to the field, make notes, and then re-upload.

Ferramenta muito útil que permite que você faça seu próprio atlas de multiplas páginas, de qualquer lugar do mundo, imprimi-lo, levá-lo para o campo, fazer notas, e então recarregá-lo.

Etiquetados no OpenStreetMap:
InfoDeEtiqueta Chave para etiquetas apropriadas de características no OpenStreetMap.
PesquisadorDeEtiqueta Mecanismo de pesquisa de fácil aplicação para o OpenStreetMap.
Superador Turbo Simples ferramenta de questionário para o OpenStreetMap (pode "questionar" qualquer coisa para achar na caixa de pesquisa). Wiki Superador Turbo
Outros:
Editores do OpenStreetMap Lista compreensível e especificações dos programas de edição do OpenStreetMap.
Serviços baseados no OpenStreetMap Lista compreensiva de projetos diferentes e exemplos que usam dados do OpenStreetMap.
Mapeadores da Juventude Uma iniciativa jovem sediada nos EUA para criar comunidades resilientes mapeando elas.
Estatísticas do OpenStreetMap Estatísticas rastreando o crescimento da comunidade e da base de dados do OpenStreetMap.
Resultados de Mapatonas Mostra o conjunto de mudanças do OpenStreetMap de ao menos 30 dias, e é uma boa maneira de visualizar progresso/resultados das mapatonas.
Código de Verão Verão do Google de lista de Códigos de projetos para OpenStreetMap.
Logo.png
Esta página descreve um artefato histórico na história do OpenStreetMap. Não reflete a situação atual, mas documenta os conceitos, questões ou idéias históricas.


This table in the past was generated automatically by a bot. Learn more.


Parceiros

Name Description
Equipe Humanitária do OpenStreetMap Um grupo principal dirigindo, identificando e priorizando áreas em risco à serem mapeadas.
Cruz Vermelha Britânica Uma introdução para o comunicado de imprensa do Mapas em Falta e o envolvimento da Cruz Vermelha Britânica.
Cruz Vermelha Americana Uma introdução para o comunicado de imprensa do Mapas em Falta e o envolvimento da Cruz Vermelha Americana.
Médicos Sem Fronteiras(MSF) Envolvimento do MSF no movimento Mapas em Falta.
Logo.png
Esta página descreve um artefato histórico na história do OpenStreetMap. Não reflete a situação atual, mas documenta os conceitos, questões ou idéias históricas.


This table in the past was generated automatically by a bot. Learn more.


Logotipos

Cartazes