Pt:ODbL/We Are Changing The License

From OpenStreetMap Wiki
Jump to: navigation, search
Linguagens disponíveis — ODbL/We Are Changing The License
· Afrikaans · Alemannisch · aragonés · asturianu · azərbaycanca · Bahasa Indonesia · Bahasa Melayu · Bân-lâm-gú · Basa Jawa · Baso Minangkabau · bosanski · brezhoneg · català · čeština · dansk · Deutsch · eesti · English · español · Esperanto · estremeñu · euskara · français · Frysk · Gaeilge · Gàidhlig · galego · Hausa · hrvatski · Igbo · interlingua · Interlingue · isiXhosa · isiZulu · íslenska · italiano · Kiswahili · Kreyòl ayisyen · kréyòl gwadloupéyen · Kurdî · latviešu · Lëtzebuergesch · lietuvių · magyar · Malagasy · Malti · Nederlands · Nedersaksies · norsk bokmål · norsk nynorsk · occitan · Oromoo · oʻzbekcha/ўзбекча · Plattdüütsch · polski · português · português do Brasil · română · shqip · slovenčina · slovenščina · Soomaaliga · suomi · svenska · Tiếng Việt · Türkçe · Vahcuengh · vèneto · Wolof · Yorùbá · Zazaki · српски / srpski · беларуская · български · қазақша · македонски · монгол · русский · тоҷикӣ · українська · Ελληνικά · Հայերեն · ქართული · नेपाली · मराठी · हिन्दी · অসমীয়া · বাংলা · ਪੰਜਾਬੀ · ગુજરાતી · ଓଡ଼ିଆ · தமிழ் · తెలుగు · ಕನ್ನಡ · മലയാളം · සිංහල · ไทย · မြန်မာဘာသာ · ລາວ · ភាសាខ្មែរ · ⵜⴰⵎⴰⵣⵉⵖⵜ · አማርኛ · 한국어 · 日本語 · 中文(简体)‎ · 吴语 · 粵語 · 中文(繁體)‎ · ייִדיש · עברית · اردو · العربية · پښتو · سنڌي · فارسی · ދިވެހިބަސް


Estamos Mudando a Licença

OpenStreetMap é um projecto com o objectivo de fornecer a todos os que o desejam dados geográficos livres e gratuitos tais como mapas de estradas. O projecto foi lançado porque a maioria dos mapas que parecem gratuitos têm restrições legais ou técnicas limitando a sua utilização e impedindo-o de as utilizar de forma criativa, produtiva ou inesperada.


O OpenStreetMap está pedindo aos contribuidores registados antes de 12/05/2010 que re-licenceiem os seus contributos sobre os novos termos do contribuidor (leitura para humanos, texto completo), que permite o licenciamento para usuários finais sobre a Open Database License 1.0, "ODbL".

Esta página explica as razões básicas da mudança, e fornece links para outros recursos com mais detalhes.

Os seus contributos, mesmo pequenos, são muito importantes para nós e para os contribuidores que contribuíram com eles. Mesmo se não quiseras contribuir mais, precisamos do seu consentimento para guardar-los na nossa base de dados. Vamos daqui pouco começar o processo de re-criação da base de dados que esperemos ficará completo no dia 01/04/2012

Se você registou-se depois do 12/05/2010, já aceitou os novos termos e a ODbL, e não precisa tomar nenhuma acção.

Se ainda não o fez, por favor aceita o rejeita os termos do contribuidor. 50,000 contribuidores já aceitaram e 380 rejeitaram.

Pode-se aceitar a nova licença e os termos do contribuidor aqui o na página das opções do usuário em http://OpenStreetMap.org. Mais você tem que identificar-se primeiro.

Se "Aceitar", poderá continuar a editar.

Se "Rejeitar", não poderá mais contribuir, e os seus contributos poderão vir a ser removidos da base de dados. Poderá voltar e "Aceitar" mais tarde se você quiser.

Quais são as opções ?

Pode-se ver o rascunho final da página que irá ser apresentado [aqui].

Há três opções.

  • Concordo Se concordar com os novos Termos do Contribuidor OpenStreetMap, ( texto completo, resumo para humanos ) incluindo o re-licenciamento dos seus contributos em ODbL. Tudo o que contribuí no passado ficará disponível para sempre sobre a CC-BY-SA. Isto inclua tudo o que você irá contribuir entre este momento e a mudança de licença propriamente dita ... isto precisa que uma maioria muito grande de pessoas concordem. A partir do momento em que fizermos a mudança na base de dados os novos contributos estarão sobre ODbL. Continua a leitura para entender as diferenças entre a nova licença e a actual.
  • Concordo, e eu considero meus contributos como de Domínio Público Legalmente, é o mesmo que Concordo. Mas isto demonstra que prefere uma licença simples, que faça com que seus dados fiquem disponíveis para qualquer pessoa, sem nenhuma restrição. Isto vai ajudar a definir o futuro do OpenStreetMap.
  • Discordo. Não concordo com os novos Termos do Contribuidor OpenStreetMap e, especificamente, recusa-se re-licenciar os seus contributos actuais para uso sobre ODbL. Texto exibido para os que Discordam.

E a minha área mapeada ?

Clique em Aceitação do OpenStreetMap ODbL por Região para ver a medição da aceitação criado de forma independente.

Ao 21/11/2011, entre 65% - 75% dos geodados do OSM no mundo são inteiramente re-licenciavel sobre ODbL. A menor taxa de aceitação está no Reino-Unido com 69% dos contribuidores. 8 países tem mais de 90% dos contribuidores.

Porquê temos uma licença ?

Nosso objectivo é fornecer dados geográficos livres e gratuitos para todos usaram. Para ter a certeza que os seus contributos são distribuídos agora de maneira gratuita e livre e ficarão sempre gratuitos e livres, temos uma licença que diz isso.

Quem está por trás desta mudança ?

A comunidade OpenStreetMap, essencialmente na lista legal-talk@openstreetmap.org, as discussões sobre uma licença mais apropriada começaram em 2005. Em 2007, a decisão foi feita de conservar a actual Atribuição – Partilha nos Termos da Mesma Licença e marcar especificamente o seu uso com base de dados. A Fundação OpenStreetMap colaborou com a independente Open Knowledge Foundation para criar a Open Database License 1.0. Esta foi publicada em 2009 e a votação dos membros da Fundação OSM decidiu a sua adopção.

Desde Maio 2010 todos os novos contribuidores aceitaram os termos que permite o uso da nova licença. Até agora, mais de 340,000 contribuidores estão disposto para que os seus contributos sejam licenciados em ODbL.

Qual licença está a ser mudada ?

Queremos mudar da actual CC-BY-SA 2.0 para a Open Database License (OdbL) 1.0.

A licença que cobre os geodados contribuídos (nós, caminhos, relações) e as trilhas GPX enviadas. Quer dizer, tudo o que está na base de dados Postgresql e que publicamos, como o planet.osm.

As imagens dos mapas não estarão sujeitadas, explicações mais abaixo.

A mudança não cobre o wiki que ficará em CC BY-SA. Ela não cobre softwares nem o código fonte, que normalmente, mas nem sempre, são em GPL (GNU Public License).

Porquê mudamos a licença ?

Nossa licença é actualmente a Creative Commons Attribution Share-Alike 2.0. Ela não foi concebida para dados e os criadores desta licença dizem "O Creative Commons não recomenda o uso de licenças Creative Commons para bases de dados informacionais, como bases de dados educacionais ou científicas".

Os maiores pontes de preocupação para o projeto OpenStreetMap são :

  • A licença actual usa apenas a lei de direitos de autores. Isto protege claramente obras criativas, como documentos escritos, imagens e fotos. Não protege claramente dados, especialmente nos Estados Unidos.
  • A licença actual não foi escrita para dados e bases de dados. Por isso é muito difícil de interpretar-la. Se alguém usar os seus dados num mapa dentro de um livro, e este mapa tiver várias camadas, o que deve ser colocado sobre CC-BY-SA: apenas a camada do OpenStreetMap e quaisquer melhorias? O mapa inteiro, incluindo quaisquer camadas e marcadores não-conectados ? O livro inteiro ?
  • É difícil ou até mesmo impossível perguntar sobre o que pode ou não pode ser feito, pois isso implica em fazer a pergunta para todos os milhares de contribuidores individualmente, para obter suas permissões.
  • Isso quer dizer que os “bons” são impedidos de usar nossos dados, e que os “maus” podem usa-los de qualquer maneira.
  • É difícil ou impossível para outros de misturar os nossos dados com dados de outras licenças.

Mais informações aqui : http://www.osmfoundation.org/wiki/License/Why_CC_BY-SA_is_Unsuitable

Outras opções foram consideradas ?

Sim. Existem três opções principais. Qual opção você pessoalmente apoia depende da significaçao de "livre e aberto". Acreditamos que um consenso razoável foi obtido de que o nosso progresso actual deve ser mantido numa licença do tipo "Atribuição – Partilha nos Termos da Mesma Licença" (ver mais abaixo), porém escrita explicitamente para dados.

Os novos Termos do Contribuidores também contém uma seção que lhe permite assim que os futuros contribuidores participar na mudança de licença, se ainda mantém um interesso activo no projeto.

As opções :

1. Usar uma licença de "Domínio Público"

Colocar algo em Domínio Público significa deixar alguém fazer o que quiser com os dados, sem as permissões necessárias, e sem quaisquer restrições. Não é possível fazer isso em muitos países, então uma licença dizendo a mesma coisa pode ser usada. Creative Commons recomendo CC0 (http://wiki.creativecommons.org/CC0_FAQ). Uma licença de Domínio Público não tem nenhuma disposição de Partilha nos Termos da Mesma Licença, o que significa que qualquer pessoa pode misturar e combinar os seus próprios dados com os dados OpenStreetMap sem torná-lo disponível para uso público e gratuito. Licenças de Domínio Público são muito simples e fácil de entender.

Uma grande parte da comunidade do OpenStreetMap gostaria de trocar para uma licença de "Domínio Público".

No entanto, uma proporção significativa dos contribuidores são veementemente contra e gostaríamos de manter o projeto unido. Há também o medo que grandes organizações podem usar os dados e lançar um produto melhor do que o nosso. Este medo pode ou não ser verdade, mas se formos Domínio Público, seria muito difícil voltar atrás.

Então pedimos que aceitam uma mudança para uma licença que ainda é Partilha nos Termos da Mesma Licença e que foi escrita especificamente para base de dados e que cobre melhor as preocupações que você pode ter. Terá também a oportunidade de dizer que prefere o "Domínio Público". Os novos Termos do Contribuidor tem um explicito mecanismo de maioria dos 2/3 de contribuidores activos para poder mudar de licença no futuro.

2. Outra licença do tipo Partilha nos Termos da Mesma Licença escrita para dados. Não há. A Open Database License é a única bem desenvolvida. OpenStreetMap é pioneiro neste ponto.

3. Continuar com a licença actual. Alguns na comunidade gostariam que mantivéssemos a licença atual, argumentando que a natureza vaga é uma coisa boa. Isto obriga disposições Partilha nos Termos da Mesma Licença muito fortes, mesmo se isto parar muitos projetos baseados em nossos dados. Eles também apontam que a ODbL não foi posta à prova, o OpenStreetMap será o primeiro grande usuário, e que tem um texto mais longo e mais complexo do que a licença existente.

Em Dezembro 2009, os membros da Fundação OpenStreetMap tiveram que escolher se aceitavam ou rejeitavam a proposta de mudar a licença dos geodados do OpenStreetMap. 55% dos eleitores votaram, dos quais 89% votaram a favor. Quase 49% dos eleitores mostraram o suporte para a ODbL, e 6% discordaram esta escolha. Resultados detalhados. A comunidade criou uns pros e contra a licença OdbL durante o período da votação aqui:

Quais são as principais diferenças entre a actual e a nova licença ?

A licença actual foi escrita par trabalhos criativos como escritas e fotos. A licença nova é especificamente escrita para dados e base de dados.

A licença actual tenta proteger os dados usando a lei dos direitos de autores. A licença nova busca proteger os dados com direitos de autores, direitos contractual e direitos de base de dados. A protecção oferecida por cada um é depende do pais. Os direitos de base de dados, por exemplo, são aplicável na Europa mas não nos Estados Unidos.

As duas licenças são ambos “Por Atribuição – By Attribution” and “Partilha nos Termos da Mesma Licença – Share Alike”. Para saber o que quer dizer esses termos, lei : http://www.osmfoundation.org/wiki/License

Alias, há uma grande diferença na Partilha nos Termos da Mesma Licença entre a actual licença e a nova. Na licença actual, se alguém fizer um mapa, este mapa devia ser partilhado na mesma licença, mas não havia obrigação de partilhar directamente os dados que serviram a fazer o mapa. Na licença nova, o mapa pode ter qualquer licença que o autor desejar, mas as melhorias feitas aos nossos dados durante a realização do mapa devem ser partilhadas. A principal razão por isto é que os mapas podem ser compostos por diferentes camadas dos quais a licença dos dados são incompatíveis.

Com a licença actual, qualquer pergunta sobra a licença ha de ser feita a milhares de contribuidores. Na licença nova, cada um deu a Fundação o direito de publicar os dados como entidade única. Se houver duvidas se os dados OpenStreetMap podem ser usados num definido projeto, a Fundação pode ser interrogada se discordam ou não. A Fundação estabeleceu um processo chamado " Guia Comunitária" para que os contribuidores sejam consultados e ajudam a definir a resposta.

Posso confiar na Fundação OpenStreetMap ?

A Fundação é "dedicada a encorajar o aumento, o desenvolvimento, e a distribuição de dados geospaciais livres para todos usar e partilhar.", ( http://www.osmfoundation.org ).

Mas o que acontece se a Fundação fica sob o controle de uma empresa comercial ?

  • Os direitos dos dados pertencem aos contribuidores, e nao a Fundação. Nos Termos do Contribuidor, você da a Fundação o direito de publicar os dados para todos usaram e com uma licença livre e gratuita.
  • Não é permitido a Fundação a distribuição dos dados com uma licença comercial.
  • Se a Fundação falhar em publicar os dados com uma licença livre e gratuita, o contrato com os contribuidores é quebrado. Uma cópia dos dados existentes pode ser feita é publicada por outra entidade.
  • Qualquer futura mudança para outra licença livre e gratuita é votada pelos contribuidores activos, não a Fundação.