Pt:Tag:aeroway=aerodrome

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg aeroway = aerodrome
20 airtransportation inv.svg
Descrição
Aeródromo ou aeroporto: local destinado à aterrissagem e decolagem / aterragem e descolagem de aeronaves. Show/edit corresponding data item.
Renderização em osm-carto
Aerodrome.svg
Renderização em osm-carto área
Area transportation.png
Grupo: aeroways
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Ver também
Situação: de facto

Aeródromo ou aeroporto: local destinado à aterrissagem e decolagem / aterragem e descolagem de aeronaves. Esta etiqueta deve ser aplicada também em aeroportos que são também aeródromos.

Como mapear

Pode ser representado por um ponto no meio do aeródromo ou uma área em volta (que geralmente coincide com algum tipo de barreira), juntamente com a etiqueta aeroway=aerodrome.

Esta chave é utilizada para marcar tanto aeroportos públicos quanto privados (indicado pela chave aerodrome=*). Para um aeroclube, também adicione a etiqueta aerodrome=airsport

Combinações úteis

Em adição da etiqueta aeroway=aerodrome, que é uma etiqueta obrigatória para um aeródromo, as seguintes chaves podem ser utilizadas:

Chave Descrição
addr=* Endereço do local
ele=* Altitude. Possivelmente em uma posição arbitrária, torre, centro da via de decolagem, etc. Veja pontos individuais de altitude e seus pontos finais nas vias de decolagem para mais especificidade.
iata=* Código de 3 letras emitido pela organização IATA, e utilizado popularmente para identificar aeroportos. Pode não existir para aeródromos menores e/ou privados.
icao=* Código de 4 letras emitido pela organização ICAO. No Brasil este código começa com a letra "S" e em portugal pela letra "L".
operator=* Nome da empresa que opera o aeroporto.
phone=* Telefone de contato da administração do aeroporto.
ref=* Em vez de usar esta chave para marcar o código do aeroporto, use chaves mais específicas como iata=* e icao=*.
source=* Fonte dos dados presentes no aeródromo inserido no OSM. Separe por ponto-e-vírgulas se necessário.
aerodrome=* Utilizado para identificar o propósito operacional do aeródromo. Tem como valores public (para aeroportos abertos à população), military, private (privado), etc
variation=* dd[.d] [E|W] [yyyy[-mm[-dd]]] [d.d E|W] Indica a declinação magnética do polo norte magnético em relação ao polo norte geográfico, a data da medição, e possivelmente a taxa de mudança. Por exemplo: "12.8 E 2011-11-17 0.1 W" significa que a bússola vai ler o norte 12,8 graus leste (no sentido horário) do norte geográfico em 17 de Novembro de 2011, e que a variação atualmente muda em uma taxa de 0,1 graus oeste por ano.

Fontes de informação

Ver também