Pt:Tag:natural=coastline

From OpenStreetMap Wiki
Jump to: navigation, search
Linguagens disponíveis — Tag:natural=coastline
· Afrikaans · Alemannisch · aragonés · asturianu · azərbaycanca · Bahasa Indonesia · Bahasa Melayu · Bân-lâm-gú · Basa Jawa · Baso Minangkabau · bosanski · brezhoneg · català · čeština · dansk · Deutsch · eesti · English · español · Esperanto · estremeñu · euskara · français · Frysk · Gaeilge · Gàidhlig · galego · Hausa · hrvatski · Igbo · interlingua · Interlingue · isiXhosa · isiZulu · íslenska · italiano · Kiswahili · Kreyòl ayisyen · kréyòl gwadloupéyen · Kurdî · latviešu · Lëtzebuergesch · lietuvių · magyar · Malagasy · Malti · Nederlands · Nedersaksies · norsk bokmål · norsk nynorsk · occitan · Oromoo · oʻzbekcha/ўзбекча · Plattdüütsch · polski · português · português do Brasil · română · shqip · slovenčina · slovenščina · Soomaaliga · suomi · svenska · Tiếng Việt · Türkçe · Vahcuengh · vèneto · Wolof · Yorùbá · Zazaki · српски / srpski · беларуская · български · қазақша · македонски · монгол · русский · тоҷикӣ · українська · Ελληνικά · Հայերեն · ქართული · नेपाली · मराठी · हिन्दी · অসমীয়া · বাংলা · ਪੰਜਾਬੀ · ગુજરાતી · ଓଡ଼ିଆ · தமிழ் · తెలుగు · ಕನ್ನಡ · മലയാളം · සිංහල · ไทย · မြန်မာဘာသာ · ລາວ · ភាសាខ្មែរ · ⵜⴰⵎⴰⵣⵉⵖⵜ · አማርኛ · 한국어 · 日本語 · 中文(简体)‎ · 吴语 · 粵語 · 中文(繁體)‎ · ייִדיש · עברית · اردو · العربية · پښتو · سنڌي · فارسی · ދިވެހިބަސް
Public-images-osm logo.svg natural = coastline
Vista da praia da Nazaré.jpg
Descrição
Linha de costa: usado para marcar o limite entre terra e o mar ou oceano.
Usado nestes elementos
não deve ser usado em pontospode ser usado em linhasnão deve ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Situação: Em utilização

A etiqueta natural=coastline é usada para identificar o limite da Wikipedia-16px.png costa quando esta se encontra no nível médio da Wikipedia-16px.png maré alta.

Descrição

O litoral no OpenStreetMap é constituído por um conjunto contínuo de Osm element way.svg linhas que se destinam a delimitar o alcance máximo da água. Isto por sua vez torna possível determinar onde deve existir terra. É absolutamente necessário formar um polígono fechado com as linhas, por outras palavras, nunca devem existir intervalos onde a costa não existe, caso contrário o mapa não será renderizado corretamente.

Outra coisa que é preciso ter em mente é verificar a direção da linha: deve ser no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, ou seja, o lado "direito" no sentido da linha deve estar voltado para o mar e o lado "esquerdo" para a terra. Ter em conta que existem alguns editores onde o sentido das linhas nem sempre é explícito, para averiguar basta inserir temporariamente a chave oneway=yes.

Para detetar e corrigir erros na costa é utilizado o OSM Inspector.

Devido à tarefa monumental que seria mapear todas as orlas costeiras, foi decidido que se iria importar os dados do Prototype Global Shoreline. Ora, já que os seus dados são relativamente imprecisos existe agora a necessidade de os corrigir de maneira a aumentar a exatidão das costas. Alguns problemas que a importação trouxe foram: costas que estão muito para dentro da terra, estranhos ziguezagues na linha costeira e linhas de costa tipo serrilhado quando na verdade são suaves.

Onde se situa a costa?

Em Portugal a maior parte da costa baseia-se nos dados da Carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP) que é atualizada todos os anos, por isso não existe necessidade de alterar a linha de costa. Contudo em países que carecem de dados oficiais recomenda-se seguir os exemplos abaixo expostos.

Na verdade é impossível determinar, com exatidão absoluta, onde fica a costa. Há um número extraordinariamente grande de ações que podem alterar a costa: pode variar de acordo com o clima (as marés, o fluxo marítimo, o vento, o nível médio do mar, etc.) e sob a ação humana (a construção de um quebra-mar ou de um porto, um depósito de areia numa praia que carece dela, etc. pode alterar o efeito das marés e a deposição dos sedimentos) Para mais informações, ver Wikipedia-16px.png coastline paradox (en).

Outra área de debate intenso é a determinação de onde acaba um rio e começa o mar. Ver Proposed features/Tidal Rivers (en)

No entanto, é possível alcançar um nível bastante razoável de exatidão (por vezes, na ordem de centímetros).

Nota: é preciso frisar novamente que a costa é algo que não se pode determinar com exatidão, existirão sempre opiniões diferentes sobre onde ela deve ficar. Mapear a costa fica no critério de cada pessoa, desde que tenha na sua avaliação os exemplos abaixo expostos.

Posição atual

A linha de costa deve ser posicionada na Wikipedia-16px.png média da maré alta. E em águas não-maré (maré com menos de 30 centímetros) no Wikipedia-16px.png nível médio do mar.

Realisticamente falando, a grande maioria dos nossos meios naturais do litoral é baseada na PGS(en) de dados para um longo tempo, e alguns são corrigidos com base nas imagens de satélite (nível da maré variável), mas se você começar a corrigir os dados, a posição da maré alta é o único a ter em conta.

Se você está interessado no mapeamento outras posições das marés, ver Proposed features/Water cover(en)

Formas interligadas

Pode ser criada uma linha longa à volta do perímetro de uma ilha, para fazer uma volta completa em torno desta (uma área Área). No entanto, para extensões de terra maiores não é prático usar uma só linha, para além de não ser possível por limitações técnicas de software. Em vez disso, criam-se uma série sucessiva de linhas de ponta a ponta, e normalmente com o máximo de 500 nós cada segmento de linha.

Direção

Igualmente importante para a renderização. A direção do caminho deve ser escolhida de forma que a terra fica do lado esquerdo e água do lado direito do sentido da linha de costa (ver a direção das setas do editor iD ou JOSM). Se considerarmos uma linha à volta de uma ilha, então a linha costeira da ilha deve ser feita no sentido anti-horário. Obviamente isso se aplica a todas as formas que constituem o polígono de costa completo. Caso uma linha de costa já existente esteja no sentido errado é possível inverter o sentido da linha nos editores iD, Potlatch ou no JOSM.

Sobreposições

Não se deve fazer uma linha de costa que se sobreponha sobre si mesma - isto não tem sentido e pode causar problemas na renderização dos mapas. Não se deve usar o mesmo nó duas vezes mas sim um diferente do ponto inicial / final (se necessário). Em ilhas deve-se iniciar uma nova linha.

Praias

Nas praias o mar sobe e desce gradualmente dependente da maré e são na maior parte das vezes costas lineares e "suaves".

Determinar aonde delimitar a costa nas praias é um pouco complicado. Por sorte existem algumas situações que ajudam na determinação.

Arribas

Numa Wikipedia-16px.png arriba, falésia ou costa alta o mar está "ligado" diretamente a uma parede rochosa, na maior parte das vezes a costa é irregular e angulosa.

Em princípio basta apenas traçar ao longo do complexo rochoso.

Etiquetas relacionadas

  • natural=water para lagos interiores, e não deve ser usado para marcar a costa do oceano. Da mesma forma, a etiqueta natural=coastline não deve ser aplicada nas margens de um lago.
  • natural=beach para praias
  • natural=dune para dunas, normalmente entre a praia e zonas habitacionais, e normalmente sob proteção oficial
  • waterway=* - várias etiquetas relacionadas com água
  • natural=wetland para áreas encharcadas