Pt:Tag:natural=coastline

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg natural = coastline
Vista da praia da Nazaré.jpg
Descrição
A linha que separa o mar e a terra, que indica o nível médio da maré-alta. A água fica do lado direito do sentido da linha. Show/edit corresponding data item.
Renderização em osm-carto
Rendering-area-natural-coastline.png
Grupo: natural
Usado nos elementos
não deve ser usado em pontospode ser usado em linhasnão deve ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Situação: de facto

A etiqueta natural=coastline é usada para identificar a linha do  nível médio da maré-alta de águas vivas (MHWS) ao longo da  costa que separa a terra do mar e não é usada para lagos nem para rios. (ver também Coastline (en))

Onde se situa a linha de costa?

Por acordo entre a comunidade OSM, a linha de costa é desenhada no  nível médio da maré-alta de águas vivas (MHWS), também conhecida por médias de preamares de  sizígia. Basicamente, isso significa a linha mais alta que a água atinge em circunstâncias normais.

Em Portugal, a maior parte da costa baseia-se nos dados da Carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP), que é atualizada todos os anos, por conseguinte, não existe necessidade de alterar a linha de costa. Contudo, em países que carecem de dados oficiais, recomenda-se seguir os exemplos abaixo expostos.

Na verdade, é impossível determinar, com exatidão absoluta, onde fica a costa. Há um número extraordinariamente grande de ações que podem alterar a costa: pode variar de acordo com o clima (as marés, o fluxo marítimo, o vento, o nível médio do mar, etc.) e sob a ação humana (a construção de um quebra-mar ou de um porto, um depósito de areia numa praia que carece dela pode alterar o efeito das marés e a deposição dos sedimentos). Para mais informações, ver  paradoxo da linha costeira (en).

Outra área de debate intenso é a determinação de onde acaba um rio e começa o mar. Ver proposta (en).

Como mapear

A linha de costa no OpenStreetMap é constituída por um conjunto contínuo de Osm element way.svg linhas que se destinam a delimitar o alcance máximo da água. Por sua vez, isto torna possível determinar onde deve existir terra. É absolutamente necessário formar um polígono fechado com as linhas, em que o ponto final de uma linha deve ser o ponto inicial de outra. Por outras palavras, nunca devem existir intervalos onde a costa não existe, caso contrário o mapa não será renderizado corretamente.

Não se devem usar pontos ou relações com a etiqueta natural=coastline.

Direção

Muito importante em termos de renderização é a direção das linhas desenhadas. A direção deve ser escolhida de forma a que a terra fique do lado esquerdo e água do lado direito do sentido da linha de costa (ver a direção das setas do editor iD ou JOSM). Se considerarmos uma linha à volta de uma ilha, a linha costeira da ilha deve ser feita no sentido anti-horário (sentido contrário aos ponteiros do relógio). Isto aplica-se a todas as formas que constituem o polígono de costa completo. Caso uma linha de costa já existente esteja no sentido errado, é possível inverter o sentido da linha nos editores iD, Potlatch ou JOSM.

Formas interligadas

Pode ser desenhada uma linha longa à volta do perímetro de uma ilha, para fazer uma volta completa em torno desta (uma área área). No entanto, para extensões de terra maiores não é prático usar uma só linha, para além de não ser possível por limitações técnicas de software. Em vez disso, cria-se uma série sucessiva de linhas de ponta a ponta, e normalmente com o máximo de 500 nós em cada segmento.

Pequenas ilhas

Não se deve adicionar outros valores de natural=* usando ponto e vírgula para separar valores, já que não é necessário fazê-lo, além de tal não ser reconhecido por muitos renderizadores e consumidores de dados.

Um exemplo seria natural=coastline;bare_rock num ilhéu, que deveria ser representado com natural=coastline como membro de uma relação de multipolígono com a etiqueta natural=bare_rock.

Exemplo:

Para ser mais exato, o procedimento é o seguinte:

Sobreposições

Não se deve fazer uma linha de costa que se sobreponha a si mesma - isto não tem sentido e pode causar problemas na renderização dos mapas. Não se deve usar o mesmo nó duas vezes, mas sim um diferente do ponto inicial / final (se necessário). Em ilhas, deve-se iniciar uma nova linha.

Fontes de dados

Os dados de linhas de costa de muitas partes do mundo são gerados a partir de dados de baixa resolução usando importação do Prototype Global Shoreline (PGS) e outros. As linhas de costa mais imprecisas podem ser vistas com um formato serrilhado, quando, na realidade, estas costumam ser representadas por curvas mais suaves. Em muitos casos, as linhas de costa foram melhoradas com recurso a imagens aéreas ou substituídas por melhores dados vectoriais. É preciso ter cuidado ao desenhar linhas de costa com base em imagens aéreas, pois estas podem não estar na posição correta, dando a ideia de que a linha de costa está bem posicionada, quando, na verdade, tem um desfasamento de centenas de metros. Convém verificar que os dados coincidem com os dados de GPS.

Possíveis fontes de dados:

Validação

O validador do JOSM permite verificar o estado da linha de costa. Também se pode usar o OSM Inspector coastline view [1] para procurar erros.

Muitas vezes, as linhas de costa coincidem com outros elementos, como fozes, ocupação de solo e fronteiras. Pode-se cortar a linha de costa em tantos pedaços quanto necessários, desde que haja sempre uma linha contínua.

Lagos

Esta etiqueta não deve ser usada para corpos de água doce, como lagos e lagoas. Os lagos são mapeados com um polígono (linha fechada) ou com relações de multipolígono com etiquetas como natural=water.

Antes de as relações de multpolígono terem sido adicionadas ao OSM, alguns lagos de grande dimensão também foram mapeados com natural=coastline, mas todos eles já foram corrigidos. O único corpo de água sem ligação de superfície aos oceanos que ainda usa esta etiqueta é o  Mar Cáspio. Não se deve usar esta etiqueta para áreas com água no interior.

Fozes

Os cursos de água fluviais etiquetados com waterway=river ou waterway=stream terminam na linha de costa com um ponto comum à linha que representa o rio e à linha da costa. Rios maiores etiquetados com waterway=riverbank ou natural=water e water=river têm uma linha que atravessa a sua foz que é etiquetada com natural=coastline. Nestes casos, o rio também se pode estender para lá da linha de costa se, por exemplo, houver um canal aberto no leito ou uma linha para navios.

Existem debates sobre o local onde a transição entre o mar e um rio largo deve ocorrer. Há a opinião de que deveria ser no cimo da secção de maré ou do rio, mas também se aceita quea junção possa ser mais próxima da boca do rio, com a secção de maré do rio etriquetada com tidal=yes. O mais importante é grarantir que a linha de costa e a margem do rio partilham pelo menos dois pontos adjacentes, para criar uma união entre o rio e o mar. Para mais informações, consultar as duas propostas: proposal outlining upper and lower limits of the placement of this junction e proposal describing tagging of tidal rivers.

As baías e outras áreas de água salgada entre marés fazem parte do mar se estiverem ligadas ao mar e devem ser sempre etiquetadas como tal.

Praias

Nas praias, o mar sobe e desce gradualmente, dependente da maré, o que costuma criar costas lineares e "suaves".

Determinar aonde delimitar a linha de costa nas praias é um pouco complicado. Felizmente, existem algumas situações que facilitam essa delimitação.

Arribas

Numa  arriba, falésia ou costa alta, o mar está "ligado" diretamente a uma parede rochosa, na maior parte das vezes a costa é irregular e angulosa.

Em princípio, basta apenas traçar ao longo do complexo rochoso.

Outros elementos costeiros

Ao longo da costa, pode ser útil adicionar natural=beach, natural=bare_rock e natural=cliff para praias, áreas rochosas expostas e falésias, mas também natural=wetland para várias formas de áreas alagadas, incluindo wetland=tidalflat, wetland=mangrove e wetland=saltmarsh. Pode-se ainda usar esporões (man_made=groyne) para barreiras marítimas.

Para áreas no mar parcialmente descobertas na maré baixa, ver natural=reef (corais) e natural=shoal (baixios).

Para mapear ilhas, ver place=island (ilha) e place=islet (ilhéu).

Para baías e cabos, ver natural=bay e natural=cape.

  • natural=water para corpos de água interiores. Não deve ser usado para marcar a costa marítima. Da mesma forma, a etiqueta natural=coastline não deve ser aplicada nas margens de lagos ou rios.
  • natural=dune para dunas, normalmente entre a praia e zonas habitacionais, e normalmente sob proteção oficial
  • waterway=* - várias etiquetas relacionadas com água
  • natural=wetland para áreas alagadas