Pt:Tag:place=hamlet

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg place = hamlet
Waldkirch Oberwil.jpg
Descrição
Pequeno povoado rural. Brasil: para povoados com menos de 100 ou 200 habitantes. Portugal: usar em aldeias e lugares rurais que não sejam sedes ou ex-sedes de freguesia. Show/edit corresponding data item.
Grupo: locais
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Ver também
Situação: em uso

Descrição

A etiqueta place=hamlet serve para identificar um povoado rural que seja maior que uma place=isolated_dwelling e menor que uma place=village.

  • No Brasil: usar esta etiqueta em povoados com uma população com menos de 100 ou 200 habitantes.Porém, segundo a Wikipédia, um hamlet é uma "área não incorporada" - um local que não pertence a município algum, o que no Brasil não existe - todas as localidade do Brasil fazem parte de distrito, que faz parte de um município. Usar esta etiqueta, porém a sua utilização no Brasil deve ser repensada.
  • Em Portugal: usar para todas as típicas aldeias rurais, localidades ou lugares que não se insiram na malha urbana de povoados maiores e que, por isso, tenham uma identidade própria. Se forem sedes de freguesia (ou antigas sedes de freguesia que façam parte de uma união de freguesias), a etiqueta a usar é place=village.

Como mapear

Colocar um ponto nó com a etiqueta place=hamlet no centro da povoação, como por exemplo uma praça central ou um centro administrativo.

Mapear com área

O método mais comum de mapear "hamlets" é colocando um ponto no seu centro aproximado, mas alguns mapeadores preferem usar uma área. Porém, normalmente, estas povoações não têm um limite verificável e existem interpretações diferentes quanto ao significado de áreas que representam locais povoados. Para mais detalhes, consultar a página da chave place. Este método também perde a informação do centro da "hamlet", que é importante para quem usa os dados, em particular para roteamento. Os utilizadores dos dados não devem esperar que a geometria da área de uma "hamlet" tenha algum significado particular.

Ver também