Pt:Tag:waterway=river

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg waterway = river
Finlay River emptying into the north end of Williston Lake.jpg
Descrição
Para rios estreitos, que será processado como uma linha. Edit this description in the wiki page. Edit this description in the data item.
Renderização em osm-carto
Rendering-river.png
Grupo: canais
Usado nos elementos
não deve ser usado em pontospode ser usado em linhasnão deve ser usado em áreaspode ser usado em relações
Sugere
Combinações úteis
Ver também

waterway=stream, waterway=riverbank

Situação: de facto

A etiqueta waterway=river é usada para mapear cursos d'água naturais em geral: rios, ribeiros, riachos, igarapés, lajeados, arroios, sangas, córregos, etc. Para mapear as margens do rio, consulte waterway=riverbank ou, preferncialmente, natural=water + water=river. Para cursos de água naturais de porte extremamente pequeno (que possam ser pulados por uma pessoa em boa forma física), utilize waterway=stream. Para canais artificias, valas, etc., há etiquetas específicas. Consulte waterway=*.

É bastante comum que linhas contendo esta etiqueta sejam membros de relações de limites administrativos. Portanto, ao editar rios, tenha cuidado para não quebrar nenhuma destas relações.

Como mapear

ElementWay.png

Para mapear um rio, trace uma linha simples sobre o  talvegue, e adicione a etiqueta waterway=river. A direção do caminho deve ser a jusante, ou seja, deve coincidir com o fluxo das águas. Se você não puder determinar a direção do fluxo do rio, pode usar uma anotação tal como fixme=direction unknown

É aconselhado adicionar um nome com name=*, e também a etiqueta wikipedia=* se um artigo existir na Wikipédia. No Brasil, o Mapas de Setores Rurais do IBGE é uma boa referência para nomes e localização aproximada de rios.

Não adicione natural=water ao traçado do rio, já que esta etiqueta se destina a áreas que formam lagos.

Você pode usar width=* para indicar a largura do rio em metros. Esta é uma largura aproximada média do trecho de rio em questão; por exemplo, use width=5 ou width=5 m para marcar um rio com uma largura de 5 metros.

Ver também

Propostas