Pt:Tracksource

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Tracksource (tracksource.org.br) é um projeto reunindo e disponibilizando dados geológicos para o Brasil.

Licença imcompatível

Apesar de que o Tracksource disponibiliza dados para download, eles são disponibilizados apenas sob a licença CC BY-NC-ND (veja na base da pagina sobre do Tracksource). Essa licença não permite uso comercial e proíbe trabalhos derivados. Infelizmente isso significa que você não tem permissão de inserir dados do Tracksource no OpenStreetMap. Isso porque o OpenStreetMap redistribui dados sob a OpenDatabaseLicense (ODbL)(en), que permite uso comercial. Enquanto o OpenStreetMap em si não é uma organização com fins lucrativos, nós redistribuímos para muitas empresas comerciais, e nós permitimos adaptações derivadas.

Por que o OpenStreetMap é tão rigoroso?

O OpenStreetMap precisa ser rigoroso em não aceitar dados com viés não comercial. Mas antes de qualquer coisa, quem é o OpenStreetMap? Apesar de que ultimamente o grupo de trabalho de dados Pode tomar providências para remover dados, o OpenStreetMap é uma comunidade, e a comunidade (incluindo brasileiros) deve se responsabilizar por verificar por dados com licença incompatível sendo adicionados, e por explicar a questão para novos contribuidores.

Quando se trata de uso de dados, o OpenStreetMap tem sido menos rigoroso, e mais livre e aberto. Nós permitimos uso comercial dos nossos dados, e produtos derivados. Isso cria oportunidades excitantes que de outra maneira não existiriam. As aplicações mais interessantes de dados geográficos, incluindo renderização de mapas, requerem criar produtos derivados. Na verdade a definição de aberto(en) Não reconhece as restrições NC como realmente aberto. Veja também por que licenças CompartilhaIgual são abertas mas as de uso não comercial não são(en).

No entanto os contribuidores voluntários do Tracksource estão fazendo suas contribuições no entendimento de que seus dados não possam ser usados comercialmente. Pode até ser que muitos ou até a maioria não se importe, mas claramente a comunidade do Tracksource escolheu* coletivamente uma licença NC. Isso deveria ser respeitado.

É importante observar que as fontes de dados e mapas são de propriedade exclusiva do TrackSource, logo os proprietários deste serviço escolhem a licença, e eles tem o direito de evoluir para uma melhor. Por outro lado, sua comunidade escolheu contribuir sob esta licença (talvez até sem perceber as restrições em alguns casos!)

Um projeto de mapeamento voluntário

O TrackSource tem algumas similaridades com o OpenStreetMap. Iniciou em 2002, ele produz mapas do Brasil através de mapeamento voluntário, particularmente colhendo traçados de GPS.

O principal produto deles são downloads de mapas Garmin sob licença CC-BY-NC-ND. A comunidade do OpenStreetMap também produz software para inserir mapas do OSM no Garmin, mas o OpenStreetMap é usado de muitas outras formas devido a virtude de sua licença mais aberta que permite produtos derivados e encoraja experimentação com os dados.

TrackSource opera uma hierarquia regional, nomeando voluntários como gerentes dos dados em níveis estaduais e municipais, talvez à semelhança do Criador de Mapas do Google. O OpenStreetMap não tem essa hierarquia dentro de sua comunidade editora de mapa.