Pt:Tutorial:Wiki

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Artigo em construção.

Se você nunca editou com o MediaWiki antes (por exemplo, na Wikipédia), não deixe de consultar a ajuda do MediaWiki. O propósito deste tutorial é apresentar alguns pontos técnicos relevantes, mas não tudo que há, nem repetir o que a ajuda básica já explica.

Este wiki usa uma versão simplificada do MediaWiki. Comparando com a Wikipédia, não tem editor gráfico e tem sua própria organização de categorias e predefinições (chamadas de templates em inglês).

Vigiando alterações em artigos

Os artigos do wiki mudam com o tempo e geralmente só as alterações grandes são anunciadas nos canais de contato. Para saber se um artigo vem recebendo atualizações, clique em Ver histórico no topo da página. Se quiser acompanhar a evolução de um artigo recebendo notificações de alterações por e-mail, clique na estrela à esquerda da barra de busca no topo da página, que ao passar o cursor do mouse exibe a mensagem Adicionar esta página à lista de páginas vigiadas.

Boa conduta

Antes de editar o wiki, avalie se a página vem sendo mantida por alguém continuamente. Se sim, busque um contato com essa pessoa para ver como pode ajudá-la a redigir o wiki. Se não, apresente as suas primeiras edições à comunidade para receber sugestões.

Se você discordar daquilo que outra pessoa escreveu, ou se outra pessoa apagar o que você escreveu sem falar com você e não responde às suas tentativas de contato, fale com a comunidade. O wiki deve representar o consenso da comunidade, não interpretações pessoais. Certamente o wiki pode e deve descrever assuntos controversos, desde que todos os lados sejam apresentados.

Procure investigar o que a comunidade internacional anda fazendo antes de escrever no wiki em português. Idealmente, você deve conhecer bem o assunto sobre o qual está escrevendo sob a perspectiva da comunidade brasileira do OSM, tendo comparado com a forma com que é feito fora do país e investigado se já houve discussão prévia no Brasil a respeito. Se não houver, inicie-a antes de escrever para saber o que as pessoas pensam a respeito.

Em que ponto estamos

Anos atrás, aplicou-se uma tradução mecânica ao wiki em inglês, mas desde então a maioria das páginas em português não foi mais mantida, exceto pelas páginas de projetos regionais.

Algumas páginas vêm sendo traduzidas/atualizadas de forma difusa. Alguns lugares onde consultar o andamento dessa tarefa:

Criando um artigo

Primeiramente, conheçamos a estrutura básica de um artigo do wiki:

Tutorial-wiki-estrutura-basica-de-artigo.png

O texto preto dentro das caixas vermelhas é o código wiki que gera o resultado apontando pelas setas.

Uma predefinição é uma página (código) wiki que serve de componente para outras páginas. No exemplo da imagem acima, a caixinha verde é gerada mediante uma predefinição. O código de RawEditor, a página do exemplo, inicia com código de utilização da predefinição {{Software2}}.

Aprenda sobre predefinições a partir do que é introduzido na seção #Usando predefinições.

Para editar uma página, simplesmente clique o botão "Editar" que na imagem acima aparece circulado.

Para criar uma página, acesse um "nome de página" de sua escolha e que ainda não exista, e siga como na sequência abaixo:

Tutorial wiki criar pagina.png

Atenção! Não vá criar uma página "Nome de página". Isso é só no exemplo acima! Coloque lá o nome para a página a ser criada.

Para um Guia Rápido de Formatação, com exemplos suficientes, por favor, consulte a página Help:Formatting/pt-br no site do MediaWiki.

Categorizando artigos

Para saber quais categorias usar e com que finalidade, siga até a seção #Organização do wiki.

Como mostrado na imagem de #Criando um artigo, associa-se uma página a uma categoria usando-se o código [[Category:NOME DA CATEGORIA]] dentro do conteúdo página. Caso seja a página de outra categoria, esta será uma subcategoria daquela.

Uma categoria também é uma página wiki. Inclusive pode apresentar conteúdo, que geralmente é o seu propósito ou significado organizacional. Ela reúne e lista outras páginas associadas a ela por terem algo em comum. Algumas daquelas páginas podem ser subcategorias (uma categoria dentro de outra).

Tutorial-wiki-funcionameno-de-categoria.png

Se você deseja uma hiperligação para uma página de categoria, acrescente dois pontos ":" antes da palavra Category. Exemplos:

  1. [[:Category:Software]] gera: Category:Software
  2. [[:Category:Software|categoria de softwares]] gera: categoria de softwares

Observar isto é importante porque, no caso do esquecimento dos dois pontos, esta página que você agora lê seria incluída na categoria Software.

Usando predefinições

Quando falamos em usar {{Software2}}, falamos em usar a predefinição "Software2". Ou melhor, em inglês, Template:Software2. A página da predefinição geralmente inclui uma documentação que instrui a respeito de seu uso. Se esse "manual" não existir, você precisará entender o código da predefinição.

Vamos aqui aprender o básico da utilização de predefinições, com a predefinição {{Done}}:

Código Resultado
{{Done}} OOjs UI icon check-constructive.svg
{{Done|Feito}} OOjs UI icon check-constructive.svg Feito
{{Done|Feito:}} exemplo com categorias OOjs UI icon check-constructive.svg Feito: exemplo com categorias

A hiperligação para uma página de predefinição se dá como com as páginas de categoria:

  1. [[:Template:Done]] gera: Template:Done
  2. [[:Template:Done|predefinição Done]] gera: predefinição Done

Mas dessa vez você pode até esquecer os dois pontos. As hiperligações continuarão funcionando e a predefinição não será usada nesta página.

Agora vejamos como é a página dessa predefinição:

Tutorial wiki Template Done documentacao.png

O código da predefinição propriamente dita é somente aquele dentro de <includeonly></includeonly>:

[[Image:Yes_check.svg|15px]] <b>{{{1|}}}</b>

Ele insere a imagem do "" verde — com 15px de largura e altura proporcional — seguida de um caractere de espaço forçado em código HTML &nbsp;. Se é passado um primeiro parâmetro, este parâmetro é colocado dentro de um negrito <b></b>. Done não está preparada para receber um segundo parâmetro.

Tutorial wiki Template Done codigo.png

Se você quer aprofundar-se na criação de predefinições, pode aprender por exemplos ou ler a documentação da Wikipédia:

Organização do wiki

Páginas em português do Brasil serão categorizadas segundo o Esquema para a tradução do wiki usando Categorias, enquanto não aparece alguém em desacordo e que ajude a mudar ou ampliar o esquema para algo que a comunidade também aprove.

Red x.svg Por fazer: explicar sobre páginas genuinamente brasileiras, de cidades e unidades da federação

Red x.svg Por fazer: iniciar implementação do esquema de tradução

Monitorando alterações em artigos de interesse

Se você quiser ser notificado sobre edições feitas por outros usuários em um artigo de seu interesse, clique na estrela ao lado da barra de busca no topo da página (que diz Add this page to your watchlist ao passar o cursor do mouse sobre ela). Isso adicionará o artigo na sua watchlist.

Você pode ver um resumo das alterações nos artigos da sua watchlist em Special:Watchlist.

Comunicação no wiki

Red x.svg Por fazer: discussões "públicas"

Red x.svg Por fazer: conversações entre usuários

Administração avançada

As seguintes páginas interessam a quem trabalha para manter o wiki organizado: