Pt:Vandalismo

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
O texto desta página é a tradução do artigo original em inglês, conferida em 17/05/2014.
Vandalismo na forma de uma cidade que não existe na realidade

Vandalismo é ignorar intencionalmente as normas estabelecidas por consenso na comunidade do OpenStreetMap. Meros enganos e erros de edição não são vandalismo mas podem exigir reversão algumas das mesmas ferramentas usadas para conter vandalismos.

Tipos de vandalismo

  • Violação de direitos autorais
  • Grafite
    Grafite em trilhas de GPS (os três nomes de marcos)
  • Disputas dentro da base de dados do OpenStreetMap (guerras de edição)
  • Disputas no wiki
  • Uso indevido de robôs
  • Comportamento perturbador persistente
  • Propaganda indesejada (spam)

Meros enganos e erros de edição não são vandalismo, embora alguns possam precisar ser revertidos.

Situação jurídica

Muitos países têm leis contra crimes informáticos que incluem "modificar dados em um sistema de computador e com isso causar danos" ou algo assim. Não se conhece um caso de alguém levado à tribuna ou mesmo condenado por vandalisar o OSM mas em teoria essas leis poderiam se aplicar até mesmo a "grafiteiros" persistentes no OSM, particularmente depois de terem sido avisados que estão causando danos ao OSM ao agirem assim.

Reação ao vandalismo

Orientações gerais

O entendimento em uma discussão em setembro de 2009 foi que:

  • Devemos esperar que todos os colaboradores sempre tentam fazer alterações boas, precisas e bem investigadas
  • Precisamos garantir que cada colaborator está na média tornando o conjunto de dados melhor, não pior. Se a contribuição gerar dúvidas, confiamos a outros colaboradores o trabalho de investigar e reagir.
  • Devemos ter consciência de que pessoas cometem erros, precisam tempo para aprender e que novatos geralmente precisam de ajuda e respondem bem a ela
  • Podemos solicitar, mas não exigir que colaboradores acrescentem comentários aos seus conjuntos de alteração e que criem uma página pessoal útil com alguns detalhes sobre seus interesses e conhecimentos. Isso torna uma reversão menos provável e aumenta as changes de a pessoa ser ajudada caso precise.
  • Caso alguém esteja fazendo edições estranhas devemos inicialmente presumir a "boa fé" mas devemos observar atentamente e discutir com outros se for cabível.
  • Se for possível provar que um número significativo de edições feitas em linhas foi mal-intencionado, obsceno, difamatório ou se for considerado que elas podem fazer o projeto perder credibilidade, então os respectivos conjuntos de alteração devem ser revertidos imediatamente sem discussão e sem verificar 100% o resto do conjunto.
  • Se as edições forem duvidosas mas não for possível provar que são incorretas, devemos contatar a pessoa e pedir informações adicionais. Se não obtivermos uma resposta razoável (ou nenhuma resposta) e as edições duvidosas continuarem e não houver um bom número de colaborações claramente positivas para equilibrar as negativas, daí devemos tentar provar que houve uma edição ruim e daí talvez chegar à decisão, discutindo com outros mapeadores, que é adequado reverter o conjunto de alterações em questão e potencialmente todos os conjuntos daquela pessoa.
  • Uma vez que certa pessoa foi identificada como um colaborador problemático, pode-se efetuar uma breve inspeção das edições subsequentes antes de reverter os conjuntos de alteração futuros.
  • Se o problema continuar, daí "banimos virtualmente" a pessoa de modo que suas edições são revertidas sem qualquer inspeção do mérito das alterações a menos que a pessoa contate um administrador do sistema e diga que amadureceu e que deseja ter uma nova chance.
  • Se alguém fizer edições ruins em qualquer parte do mundo, esta pessoa deve esperar que haja uma resposta global já que é muito improvável que alguém estrague o mapa da Irlanda e também faça um bom trabalho na Islândia e temos certeza de que não queremos investigar o que acontece dentro da cabeça dela - preferimos proteger o bom trabalho dos outros de travessuras do que permitir que bom trabalho seja estragado na remota possibilidade de algumas boas edições estarem misturadas à insensatez.
  • Pessoas que revertem o trabalho de outras devem esperar ser capazes de demonstrar que a reversão foi bem fundamentada e proporcional ao problema.
  • Às vezes edições "nulas" - aquelas que não têm motivo além de "encostar" no objeto - são feitas por engano, pelo editor ou são úteis para atualizar a área. Contudo, grandes quantidades de edições "nulas" são consideradas comportamento perturbador.

Reversão normal

Se extensão do vandalismo é local e o impacto para a comunidade como um todo for limitado, então faça um contato humano educadamente através do sistema de mensagens do OSM com o pressuposto de boas intenções e aguarde uma reposta por 24-48 horas. Se uma resposta adequada não for recebida daí pode ser pertinente discutir o problema numa lista de e-mails (normalmente a lista local, nacional ou regional) ou com indivíduos de confiança. Se for possível mostrar que algumas edições foram contraproducentes e as edições proveitosas não forem evidentes então os conjuntos de alteração em questão devem ser revertidos.

Pode ser mais adequado preparar um registro de reversões. No Brasil por favor siga as orientações na administração de reversões.

Reversão imediata

Se for possível provar que um número significativo de edições feitas em linhas foi mal-intencionado, obsceno, difamatório ou se for considerado que elas podem fazer o projeto perder credibilidade, então é importante reagir imediatamente e reverter primeiro e só depois fazer perguntas ao colaborador em paralelo. Também pode ser pertinente contatar o Data Working Group simultaneamente.

Saiba que só é possível atualmente (em agosto de 2009) reverter conjuntos de alterações cujos elementos ainda não receberam nenhuma edição nova.

Bloqueio virtual

  • Se o problema continuar, daí "banimos virtualmente" a pessoa de modo que suas edições são revertidas sem qualquer inspeção do mérito das alterações a menos que a pessoa contate um administrador do sistema e diga que amadureceu e que deseja ter uma nova chance.

Quando um colaborador é sujeitado a um "bloqueio virual" (ver anotações anteriores), todo o seu trabalho anterior pode ser removido e o novo trabalho ser revertido sem investigá-lo até que o colaborador contate o Data Working Group e solicite que o seu status seja reconsiderado.

Ferramentas e links

Há ferramentas disponíveis para reverter edições de conjuntos de alterações específicos desde que novas edições não tenham sido feitas subsequentemente a qualquer dos objetos relevantes. Estas ferramentas são atualmente difíceis de usar, e exigem bom conhecimento técnico e operam sem causar mais danos.

Governança

Quando possível a comunidade local do OpenStreetMap deve consertar vandalismos seguindo o processo descrito anteriormente.

Data Working Group

Artigo principal: Data working group

O Data Working Group está autorizado pela Fundação a tratar de vandalismos mais sérios e relata ao conselho nas reuniões mensais do conselho. Na rara ocasião em que a abordagem da comunidade não resolver, o problema deve ser relatado ao Data Working Group (data@osmfoundation.org).

Lista de e-mails sobre moderação

A lista de e-mails sobre moderação discute o desenvolvimento de respostas eficazes a vandalismo e a enganos.

Desenvolvimento

Há um número de possíveis ferramentas e técnicas que podem ser usads para gerenciar problemas de vandalismo. Algumas ferramentas possíves incluem:

  • Listas de aprovação (whitelists)
  • Reversão de dados - Deixe que a comunidade faça isso usando ferramentas testadas
  • Exclusão de dados - Deixe que a comunidade faça isso usando ferramentas testadas
  • Reversão de alterações
  • Remoção de histórico - Exige privilégios de alto nível
  • Rollbacks
  • Dados com histórico atrasado

Ligações externas

Ver também