Pt:Visibility of GPS traces

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Trilhas com informações de tempo são desenhadas com cores por velocidades no JOSM. Trilhas sem informações de tempo são desenhadas em roxo.

A visibilidade pública das trilhas GPS no openstreetmap.org pode ser configurada no momento do envio pelo usuário. Existem 4 opções.

Opção Ligado ao usuário do envio? Listado entre as trilhas públicas de GPS? Info. de tempo pela API Pontos pela API? Observações
Identificável Sim Sim Sim Sim Opção recomendada.
Pública Sim Sim Não Sim Opção histórica
Acompanhável Não Não Sim Sim Prefira este do que a opção 'Privado'
Privado Não Não Não Sim
  • Identificável significa que a trilha será listada publicamente em Suas trilhas GPS e em listagens públicas de GPS, i.e. outros usuários vão poder baixar a trilha original e associá-la com o seu nome de usuário. Dados servidos pela API vão referenciar a sua página de trilhas. Informações de tempo da trilha ficam disponíveis através da API pública.
  • Pública significa que a trilha será listada publicamente em Suas trilhas GPS e em listagens públicas de GPS. Dados servidos pela API não vão referenciar a sua página de trilhas. Informações de tempo da trilha ficam indisponíveis através da API pública, mas os pontos permancecem cronologicamente ordenados. No entanto, outros usuários ainda conseguirão baixar a trilha original através da listagem pública junto com quaisquer informações de tempo que elas tiverem.
  • Acompanhável significa que a trilha não aparecerá em qualquer listagem pública, mas os pontos dela ainda ficarão disponíveis através da API com informações de tempo. Outros usuários conseguirão baixar apenas pontos processados da sua trilha que não serão associados a você diretamente.
  • Privado significa que a trilha não aparecerá em qualquer listagem pública, mas os pontos dela ainda estarão disponíveis em ordem através da API pública, mas sem informações de tempo.

Alguns editores (por exemplo, o JOSM) mostram informações relativas a tempo para traços GPS. Isso, se eles conseguem ler os timestamps. Essas informações relativas a tempo podem vir a ser úteis na inferência de dados de tráfego ou para o mapeamentos de algumas características, tais como o tempo de parada nos sinais de trânsito ou a velocidade máxima permitida para determinado trecho, e assim por diante. Entretanto, os timestamps não são importantes para a maioria dos propósitos. Claramente as coordenadas do traço (latitude e longitude dos pontos) são a principal coisa que nos interessa. Com isso em mente, você pode decidir apenas revelar às outras pessoas as coordenadas do traço, sem os timestamps, caso assim você se sinta mais confortável por aumentar ligeiramente seu nível de privacidade.

Lembre-se também de que, mesmo que uma trilha esteja configurada para não aparecer na lista pública, alguém pode associar estes pontos com você indiretamente, i.e. inferindo que estes pontos, em uma área pouco populosa, vieram de um usuário que já editou dados ali. Edições de dados (caminhos/nós/etiquetas etc) são sempre publicamente associadas com o seu nome de usuário.

Consulte a nossa Política de Privacidade para mais informações sobre privacidade.