Talk:Cidades brasileiras com mapeamento deficitário

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Sugestão de mudança de título da página

Se por acaso forem coisas mais distintas, mudar o título ou incluir esta aqui como subpágina da outra.

Criando Municípios brasileiros com mapeamento deficitário/Sem vias residenciais para receber definitivamente o conteúdo deste relatório... Que tal? --Krauss (talk) 12:08, 13 January 2017 (UTC)
A página Cidades não é subpágina da página Municípos; da mesma forma, nenhuma delas tem um sentido conceitualmente dependente da outra. Basta ler o cabeçalho que explica o método de obtenção da lista em cada página para entender. Além disso, não entendi a sua sugestão de nome da página. Por que criar uma subpágina chamada “Sem vias residenciais” se a própria página Municípos se trata de municípios sem vias residenciais? Deixe-me diferenciar as duas listas, e que o LucFreitas me corrija se eu fizer alguma confusão:
  • Na Municípos, foram coletados todos os limites municipais brasileiros (relações relation type=boundary fechadas) e verificado quais deles não possuíam nenhum caminho com a tag highway=residential dentro do polígono da relação.
  • Na Cidades, foram coletadas todos o nós node place=* usados para locais de assentamento humano nomeados (suponho que place=city, town, village e hamlet) e se selecionou apenas os nós que não tivessem nenhum caminho com a tag highway=residential num raio de 1 quilômetro.
Portanto, de fato ocorreu que alguns itens da segunda lista correspondessem a itens da primeira, mas as listas como um todo são distintas.
Virgilinojuca (talk) 13:29, 13 January 2017 (UTC)
A explicação metodológica melhorou (! até copiei em Municípios), não estava em destaque nas páginas. Qualquer leitor precisa entender no primeiro parágrafo, em alguns segundos a diferença, senão a falha é do texto não do leitor.
São de fato, pelo que explica, relatórios distintos, mas cobrindo assuntos similares, e, sobre tudo, com mesmo objetivo e formato. Uma das fontes de confusão é que efetivamente todos entendem "cidade=município", não há uma definição formal distinguindo os termos (tem algum outro link?), nem é uma tradição na OSM distingui-los.
A navegação página/subpágina vale tanto para relação "conteúdo primário/segundário" como para despoluir uma página muito carregada. Fica a seu cargo o uso de uma subseção ou de uma subpágina.
Título mais adequado? é importante batizarmos com bons nomes, acho que ambos devem estar sob "Municípios brasileiros com mapeamento deficitário", isso está correta. Resta o título de cada uma das seções, por exemplo:
  • "Regiões com falhas"
  • "Nós indicadores de suspeita"
Quanto a "fazer o merge" (dos dados), sim, não faz sentido duplicar, me parece que é consenso geral... E por isso o conceito de "principal/secundário" ajuda e justifica a eliminação de duplicações da secundária (os nós de relacionamento). Se você puder disponibilizar um link com dados brutos (dados em planilha) vai ajudar bastante na discussão e talvez possamos colaborar com a solução. --Krauss (talk) 17:15, 13 January 2017 (UTC)
Cidade não é o mesmo que município, inclusive aqui está o link no wikidata para município já que você pediu. Note que cidade é um “assentamento [humano] grande e permanente” enquanto município é apenas uma “divisão administrativa”. Usando termos do OSM, município é uma relação relation com as tags type=boundary boundary=administrative e admin_level=8; cidade é marcada com um node com as tags place=city, town ou village. Ok, a lista da outra página trata das cidades-sede dos municípios e não da divisão administrativa em si, e concordo que isso pode gerar confusão. É por isso que sugeri mesclarmos o conteúdo das duas páginas na Cidades e não na Municípios, afinal o que importa é o assentamento humano e não a divisão político-administrativa. A página Municípios ficaria vazia e redirecionaria para a Cidades. Ainda teríamos que discutir como ficariam organizadas as informações dentro da nova página.
Não entendi o que você quis dizer sobre esses títulos.
Não há relação de subordinação, dependência ou hierarquia entre as duas listas. Não existe conteúdo primário e secundário. São páginas independentes e de igual importância.
Como não sou eu o autor dessa lista, não tenho os dados brutos. Isso é com o LucFreitas.
Virgilinojuca (talk) 20:56, 13 January 2017 (UTC)
Olá Virgilinojuca, agora que sobrevivemos a todo esse debate sugiro revisarmos essa página, WikiProject Brazil/Validação, sua participação será de grande ajuda. Nela que eventualmente poderemos centralizar consensos e explicações sobre a função desses relatórios. Uma vez esclarecidos os objetivos da validação, fica clara a noção de "hierarquia no contexto da validação". O relatório que hoje se chama "Municípios" aponta falhas de fato, enquanto o "Cidades" aponta suspeitas de falha, e portanto é secundário: se uma linha já está presente como falha em "Municípios" pode ser deletada da tabela das "cidades". --Krauss (talk) 12:50, 14 January 2017 (UTC)
Ver (discutir) OSM-BR validation/Municípios com mapeamento deficitário. --Krauss (talk) 14:04, 14 January 2017 (UTC)

Sugestão de MERGE

Ver discussão que deu origem em https://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/2017-January/011871.html

Se for mesmo uma grande confusão, urgente a deleção e realização de MERGE pois continua confundindo o público. --Krauss (talk) 12:08, 13 January 2017 (UTC)

Red x.svg Discordo.
Não entendo a confusão. Cada página explica a lista nos seus parágrafos introdutórios. De qualquer forma, expliquei a diferença de forma esmiuçada na minha resposta ao outro tópico que você criou nesta página, acima.
Quanto ao merge/fusão, discordo que deva acontecer. Considerando que as duas páginas listam cidades de forma conceitualmente diferente e que uma lista relações relation e a outra nós node, acho que não há necessidade de fusão.
O que acho que faz sentido ser feito é remover as cidades da lista Cidades que já estejam presentes na lista Municípos, restando apenas a cidades que não são sedes de seus municípios.
Virgilinojuca (talk) 13:29, 13 January 2017 (UTC)
Na verdade, depois de feito isso que sugeri, acho que o conteúdo daqui até poderia ser mesclado ao da Municípos. Mas, como a página resultante se tornaria sobre cidades em geral e não apenas sobre municípios, faria mais sentido que o conteúdo terminasse todo nesta página, Cidades. Portanto, se é para haver fusão, que seja de lá para cá.
Virgilinojuca (talk) 13:40, 13 January 2017 (UTC)
Realizei a fusão nesta página. A partir de agora, a outra página redireciona para cá.
Virgilinojuca (talk) 04:10, 12 February 2017 (UTC)

Tabela com duplicidades

Foram encontradas 32 duplicidades com o plugin duplicate remover do google drive sheets. Essa tabela pode ser editada por qualquer um.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1gUaMLgL9_rEaPWQFAd_Yj6ds8-KgKiamXmI0qR3Ezhw/edit?usp=sharing