Template:Pt:Map Features:shop

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

an unequal sign

Esta página é uma tradução de outra página, mas o conteúdo parece estar fora de sincronia com o texto original em inglês. Por favor, ajude a atualizar esta tradução, se possível.

Lojas

Chave Valor Descrição Renderização Imagem

Alimentos

shop alcohol Loja de bebidas alcoólicas: venda exclusiva de bebidas com álcool. Para lojas que vendam bebidas alcoólicas e não alcoólicas deve-se usar antes a etiqueta shop=beverages. Para uma loja especializada na venda de vinhos, também chamada "garrafeira" deve-se usar antes a etiqueta shop=wine.
Alcohol-16.svg
Liquor store in Breckenridge Colorado.jpg
shop bakery  Padaria ou panificadora: uma loja especializada em pão. Normalmente estas lojas vendem também outros produtos, mas deve-se usar esta etiqueta quando o principal produto é pão.
Bakery-16.svg
Bread in Boudin.jpg
shop beverages Loja de bebidas: quer alcoólicas quer não alcoólicas. Caso venda apenas bebidas alcoólicas deve-se usar antes a etiqueta shop=alcohol. Para uma loja especializada na venda de vinhos, também chamada "garrafeira" deve-se usar antes a etiqueta shop=wine.
Beverages-14.svg
Coca Cola Kisten.jpg
shop brewing_supplies Loja de equipamento para fabrico bebidas alcoólicas: focada em fornecer equipamento para as pessoas fazerem cerveja, vinho ou bebidas espirituosas.
Shop-other-16.svg
Home-brewing set with 5-gallon containers.jpg
shop butcher  Açougue ou talho: onde se vende carne fresca. Por vezes também pode vender carne e outros produtos congelados, assim como outros produtos alimentares, mas o principal produto é a carne fresca.
Butcher.svg
Butcher's shop Hong kong.jpg
shop cheese Loja de queijos
Shop-other-16.svg
Cheese shop P1010071.JPG
shop chocolate Loja de chocolates ou chocolataria
Confectionery-14.svg
Chocolate shop.jpg
shop coffee Loja de café: em grão ou moído. Não confundir com os estabelecimentos designados "café" que vendem café pronto a beber (nesse caso deve-se usar amenity=cafe).
Coffee-14.svg
Ahrre's Coffee Roastery in Summit NJ interior view.jpg
shop confectionery Doçaria ou loja de doces e guloseimas: loja de venda de doces, guloseimas, rebuçados, gomas, etc. Para uma pastelaria ou confeitaria que venda doces cozinhados em forno, deve-se usar antes a etiqueta shop=pastry.
Confectionery-14.svg
Sweet Shop, Chester.JPG
shop convenience  Loja de conveniência ou  mercearia ou minimercado e por vezes  supermercado: uma pequena loja local que vende geralmente uma pequena seleção de alimentos e outras coisas como utilidades, artigos para casa, artigos de escritório, etc.
Convenience-14.svg
Food and wine shop.jpg
shop dairy Loja de artigos diários: loja aberta durante e após o horário normal de outros estabelecimentos e que vende maioritariamente alimentos frescos e rapidamente perecíveis.
É recomendável não usar esta etiqueta por ser de definição complexa, dúbia e entrar em conflito com outras existentes.
Dairy.svg
Milk Aisle.jpg
shop deli Loja de delicatessen ou deli: uma loja que vende  delicatessen, ou seja, uma série de produtos alimentares incomuns ou comida preparada de outros países.
Deli-14.svg
Rome Italian deli.jpg
shop farm Loja de frutas e/ou verduras locais, loja de quinta ou loja de fazenda: uma loja numa fazenda/quinta que vende os produtos agrícolas produzidos na fazenda/quinta, por vezes junto a uma estrada. Também se aplica a lojas independentes das fazendas/quintas, mesmo no meio de cidades, mas que vendem principalmente produtos frutícolas e hortícolas de agricultores locais ou das redondezas.
Greengrocer-14.svg
Chatsworth farm shop - geograph.org.uk - 24050.jpg
shop food Shop focused on selling food, more specific value should be used if possible.

shop=food + food=prepared_meals was also proposed/used for type of shop selling prepared meals, not ready for eating immediately (and requiring for example heating/boiling or other simple preparation).

Shop-other-16.svg
Shop with prepared meals.jpg
shop frozen_food Shop focused on selling frozen food.
Shop-other-16.svg
FrozenFoodSupermarket.jpg
shop greengrocer  Quitanda, hortifruti ou loja de frutas e verduras: estabelecimento que vende principalmente produtos hortícolas e frutícolas. Venda de vegetais e frutas. Chamada de hortifruti em algumas regiões do Brasil.
Greengrocer-14.svg
Greenrocer's Interior.jpg
shop health_food A health food shop; selling wholefoods, vitamins, nutrition supplements and meat and dairy alternatives.
Shop-other-16.svg
Holland & Barrett, King Street, Hammersmith.jpg
shop ice_cream  Loja de sorvetes/gelados ou banca de sorvetes/gelados: estabelecimento que vende sorvetes/gelados para levar. Existe uma etiqueta muito semelhante, a amenity=ice_cream destinada a estabelecimentos de venda de sorvetes/gelados mas também de iogurte gelado com a possibilidade de consumir no local. Para diferenciar:
  • shop=ice_cream: adequada para bancas de gelados/sorvetes que se encontram muitas vezes perto de praias ou em passeios de ruas movimentadas. Não confecionam/fabricam sorvetes/gelados.
  • amenity=ice_cream: adequada para estabelecimentos designados sorveteria, gelataria ou geladaria com mesas e cadeiras, e que muitas vezes fazem os próprios sorvetes/gelados no local.
Shop-other-16.svg
Ice Cream Parlour - geograph.org.uk - 1773794.jpg
shop nuts Shop selling dried nuts/fruits, edible seeds, etc. Not to be confused with shop=spices.
Shop-other-16.svg
Nuts and spices at Mercat de Boqueria.jpg
shop pasta Loja de  massa alimentíssia ou massa alimentar como macarrão ou esparguete, normalmente frescas.
Shop-other-16.svg
Ravioli 2.jpg
shop pastry  Pastelaria, confeitaria ou doçaria: uma loja onde se vendem (e normalmente se fabricam) predominantemente bolos, doces, biscoitos, entre outros.
Confectionery-14.svg
Pasticceria displaying cannoli siciliani.jpg
shop seafood Marisqueira ou peixaria: uma loja que vende  frutos do mar (peixe e/ou marisco) frescos e eventualmente congelados. Não confundir com restaurante marisqueira, no qual se deve usar as etiquetas amenity=restaurant e cuisine=seafood.
Seafood-14.svg
Seafood chijin.jpg
shop spices Especiaria ou loja de especiarias: estabelecimento que vende  especiarias, uma droga aromática para adubar/temperar iguarias.
Shop-other-16.svg
Old city, best spice shop (498280882).jpg
shop tea Loja de chá: estabelecimento onde se vende chá a granel ou embalado.
Tea-14.svg
Tea shop by matsuyuki in Nishiki Ichiba, Kyoto.jpg
shop water Shop focused on selling drinking water.
Shop-other-16.svg
Water bottles in Dia.jpg
shop wine Loja de vinhos ou garrafeira: loja especializada na venda de vinhos e eventualmente, mas em menor número, outras bebidas alcoólicas como champanhe, licores ou bebidas brancas.
Alcohol-16.svg
Wine Shop.JPG

Grandes armazéns, shoppings, centros comerciais

shop department_store  Loja de departamento ou grande armazém: uma única loja de grandes dimensões e normalmente num edifício de vários andares onde se vende uma grande variedade de mercadorias divididas por "departamentos" como roupa, artigos de decoração, mobiliário, alimentos, etc. Não confundir com shopping center/centro comercial nos quais se deve usar antes a etiqueta shop=mall.
Department store-16.svg
Takeshimaya Times Square in the evening.jpg
shop general Loja geral: uma loja central com uma grande variedade de mercadorias.É recomendável não usar esta etiqueta por ser dúbia e aplicável maioritariamente a lojas de antigamente que vendiam um pouco de tudo num povoado.
Shop-other-16.svg
Feinkost Weber Hernals 1994.jpg
shop kiosk  Quisque: pequena loja de rua, normalmente em passeios, praças e jardins, onde se vende revistas, jornais, cigarros, doces, carimbos, bilhetes de transportes públicos, etc. Por vezes conhecida também como banca de jornais.
Newsagent-14.svg
Kiosk germany.jpg
shop mall  Centro comercial ou shopping center: várias lojas de vários proprietários e marcas num só edifício gerido por uma administração do centro comercial. Para além de vários produtos a retalho, também costumam ter cinemas, restaurantes, etc.
Shop-other-16.svg
Dalian large Shopping Mall 2005.jpg
shop supermarket  Supermercado ou  hipermercado: loja de média ou grande dimensão que vende produtos de mercearia entre outros, como produtos de decoração, jardim, utilidades, etc. Normalmente fazem parte duma cadeia de super ou hipermercados:
  • No Brasil: Bompreço, Bramil Supermercados, Bretas, Supermercados Condor, Extra Hiper, Hipermercado Big, Super Muffato.
  • Em Portugal: Continente, Continente Modelo, Lidl, Intermarché, Jumbo, Pão de Açúcar, E.Leclerc e Os Mosqueteiros.
  • Em Angola: Jumbo, Pão de Açúcar.

Para mini-mercados, mercearias, lojas de conveniência e alguns denominados "supermercados" mas de pequena dimensão deve-se usar antes a etiqueta shop=convenience.

Supermarket-14.svg
Supermarket check out.JPG
shop wholesale Wholesale/warehouse club or cash and carry – a store that sells items in bulk to retailers. The branch of industry can be defined with wholesale=*.
Trade-14.svg
Birmingham Wholesale Markets.jpg

Roupa, calçado e acessórios de moda

shop baby_goods Loja de artigos para bebê/bebé: estabelecimento que objetos para bebês/bebés como roupas, carrinhos/cadeiras, berços, brinquedos, etc. Também conhecidas como lojas de puericultura. Existem outras etiquetas para lojas especializadas:
Shop-other-16.svg
Mothercare.jpg
shop bag Loja de malas, carteiras...: estabelecimento que vende vários tipos de utensílios de transporte como: malas, sacos, bolsas, maletas, malotes, valisas, alises, pochetes, carteiras, etc.
Bag-14.svg
Shop bag berlin.jpg
shop boutique Boutique ou butique: pequena loja especializada na venda de roupa e acessórios ou outros bens de luxo. Esta etiqueta é dúbia e deve ser substituída sempre que possível pela etiqueta shop=clothes.
Shop-other-16.svg
Inside Sttilo.jpg
shop clothes Loja de roupa, pronto-a-vestir: uma loja que vende roupa. Pode ser indicado o tipo de roupa vendida com a etiqueta clothes=*
Clothes-16.svg
Hasseen2.jpg
shop fabric Loja de tecidosPortugal ou loja de aviamentosBrasil: uma loja que vende tecidos a metro e outros materiais relacionados para fins de confeção de roupas ou outros produtos como cortinas, toalhas, panos, etc.
Fabric-14.svg
Shop fabric.JPG
shop fashion Loja de moda: uma loja que vende roupa e artigos de moda. Esta etiqueta é dúbia e deve ser substituída sempre que possível pela etiqueta shop=clothes.
Clothes-16.svg
Shop fashion berlin.jpg
shop fashion_accessories Loja de acessórios de moda
Shop-other-16.svg
FashionAccessories.jpg
shop jewelry  Joalheria(br), joalharia(pt) ou  ourivesaria: loja que vende essencialmente joias (pré-AO: jóias) e muitas vezes outros produtos ornamentais.
Jewellery-16.svg
Bijouterie.jpg
shop leather Loja de produtos de couro: naturais e/ou artificiais.
Shop-other-16.svg
Lewis Leathers shop.jpg
shop sewing A shop that sells sewing supplies (fabric, thread, yarn, knitting needles, sewing machines, etc.)
Shop-other-16.svg
W. Wächtershäuser - II.jpg
shop shoes Sapataria ou loja de calçado: loja que vende calçado, como sapatos, sandálias, botas, etc.
Shoes-16.svg
Shoes.JPG
shop shoe_repair Shop focused on repairing shoes.
Shop-other-16.svg
Swanson Shoe Repair.jpg
shop tailor Alfaiate: que cria, repara ou altera roupa masculina. É recomendável usar em vez desta etiqueta a etiqueta tailor=tailor
Shop-other-16.svg
Tailor.jpg
shop watches Relojoaria: loja que vende principalmente relógios.
Shop-other-16.svg
Paris Forum des Halles 2012 09.jpg
shop wool Shop selling wool for making of clothes or other products.
Shop-other-16.svg
So called baby merino in a store.jpg

Lojas de descontos, lojas solidárias ou caridade

shop charity Loja de caridade: loja operada por uma instituição de caridade, para angariar fundos para a instituição.
Charity-14.svg
Cancer Research, Armagh, November 2009.JPG
shop second_hand  Brechó(br), adelo(pt), loja de artigos usados ou loja de produtos em 2ª mão: uma loja de compra e venda de artigos usados.
Second hand-14.svg
HK Sheung Wan 2nd hand market Tung Street 上環東街.JPG
shop variety_store  Loja 1,99 ou loja de descontos: loja que vende artigos baratos, por vezes com um preço único para todos os itens na loja.
Variety store-14.svg
100-Emon.jpg

Saúde e Beleza

shop beauty Salão de beleza: loja que fornece serviços de beleza como manicure, massagens, etc. Ver também shop=hairdresser
Beauty-14.svg
Hair and Beauty, Strabane, January 2010.JPG
shop chemist  Parafarmácia: loja similar a uma farmácia mas que vende essencialmente medicamentos não sujeitos a receita médica (também chamado medicamento de venda livre). Para estabelecimentos que vendem também medicamentos sujeitos a receita médica deve-se usar a etiqueta amenity=pharmacy.
Chemist-14.svg
Kelly Chemist, Omagh - geograph.org.uk - 103193.jpg
shop cosmetics Loja de cosméticos: que vende essencialmente produtos cosméticos. Caso se centre em perfumes deve-se usar a etiqueta shop=perfumery
Perfumery-14.svg
Cosmetics at Central Ladprao.JPG
shop erotic  Sex shop: uma loja de artigos eróticos.
Shop-other-16.svg
Sex shops (Paris)-01.jpg
shop hairdresser Cabeleireiro, cabeleireira, barbeiro ou barbearia na Wikipédia: local onde se corta e estiliza o cabelo, podendo fornecer outros serviços relacionados.
Hairdresser-16.svg
Belfast (187), October 2009.JPG
shop hairdresser_supply Loja de produtos para cabeleireiros, para revenda, não estando disponível normalmente ao público em geral.
Shop-other-16.svg
Zeeb GmbH Friseurbedarf Mannheim S1.jpg
shop hearing_aids Loja de  aparelhos auditivos: uma loja especializada na venda de aparelhos auditivos.
Shop-other-16.svg
Shop audiologist.jpg
shop herbalist Herbalista, herborista, ervanário ou ervanária: loja especializada em venda de ervas, muitas vezes para fins médicos.
Shop-other-16.svg
Hong Kong Museum of Medical Sciences, The Herbalist Shop.jpg
shop massage Empresa que presta serviços de massagens.
Massage-14.svg
Thaimassage.jpg
shop medical_supply Loja que vende equipamento médico ao utilizador final (bolas de fisioterapia, gases, material ortopédico, esfigmomanómetros, glicosímetros, etc.)
Medical supply.svg
Jt medical supply.jpg
shop nutrition_supplements Suplementos alimentares: loja que vende suplementos como vitaminas, minerais, ervas, etc.
Shop-other-16.svg
GNC-store.jpg
shop optician Oculista ou ótica: loja que vende óculos, lentes de contato. Pode incluir lentes graduadas.
Optician-16.svg
US Navy 021029-N-3228G-001 Adjusting a customer's eyeglasses.jpg
shop perfumery Perfumaria: loja que vende perfumes e fragrâncias.
Perfumery-14.svg
301 perfumery and drugstore in Cala Millor.jpg
shop tattoo Tatuador ou loja de tatuagens: onde se aplicam tatuagens permanentes.
Shop-other-16.svg
Tattoo-by-grisha-maslov.jpg

Faça-você-mesmo, bricolage, jardinagem, materiais de construção

shop agrarian Loja de produtos agrícolas: pesticidas, fertilizantes, sementes, ferramentas agrícolas, peças para máquinas agrícolas, etc. Esta etiqueta destina-se a lojas como foco em 1 a 3 produtos, ligadas a empresas do ramo, para agricultores profissionais. Para lojas com uma gama maior de produtos em geral para a agricultura é preferível usar a etiqueta shop=country_store.
Shop-other-16.svg
Shop Buena in Szamotuły.jpg
shop appliance Shop focused on selling large electrical items (aka white goods) washing machines, fridges, cookers, ovens, fans, etc.
Shop-other-16.svg
Small appliance shop in North London.jpg
shop bathroom_furnishing Loja de móveis e acessórios de casas de banho/banheiros.
Shop-other-16.svg
Villa Tugendhat - Badezimmer.JPG
shop country_store Shop focused on selling rural supplies – a range of goods specifically aimed at country dwellers
Shop-other-16.svg
Countrywide Store Melton Mowbray.jpg
shop doityourself Loja de ferramentas e materiais de bricolage, ferramentas manuais e elétricas, móveis de cozinha, casa de banho/banheiro e jardinagem, material elétrico, vedações, pisos, etc.
Doityourself-16.svg
Inside BandQ - geograph.org.uk - 649798.jpg
shop electrical Loja de material elétrico: cabos elétricos, fichas, tomadas, disjuntores, lâmpadas, etc.
Shop-other-16.svg
Old electrical shop, Paris March 2015.jpg
shop energy Shop focused on selling energy
Shop-other-16.svg
Carrefour Market de Saint-Rémy-lès-Chevreuse le 1er avril 2013 - 08.jpg
shop fireplace Loja de lareiras, aquecedores, salamandras, fogões, recuperadores de calor, etc. a madeira, gás, carvão ou elétricas.
Shop-other-16.svg
Kaminofen in Betrieb IMG 6067.jpg
shop florist Florista: loja de venda essencialmente de flores naturais cortadas e eventualmente flores artificiais, em vaso, sementes, algumas ferramentas de jardinagem, etc. (ver shop=garden_centre para flores em vaso).
Florist-16.svg
Butler's Wharf Flower Shop.jpg
shop garden_centre Loja de jardinagem ou viveiro: loja de venda de flores em vaso, arbustos, árvores, utensílios e ferramentas de jardinagem. Pode ser utilizada em viveiros de plantas que vendam ao público (a área de cultivo deve ter a etiqueta landuse=plant_nursery e a área de venda deve ter esta etiqueta.
Garden centre-14.svg
Almondsbury.garden.centre.arp.jpg
shop garden_furniture Loja de mobiliário para jardim: mesas para exterior, bancos, cancelas, vedações, etc.
Shop-other-16.svg
shop gas Loja de gás: onde se vendem e eventualmente se recarregam botijas/garrafas de gás, normalmente gás butano ou gás propano, utilizado normalmente para cozinhar alimentos.
Shop-other-16.svg
2008-07-24 Bundle of compressed gas bottles.jpg
shop glaziery Vidraria ou vidraceiro: loja que vende e eventualmente instala vidros para janelas e portas.
Shop-other-16.svg
Double glazed Units.JPG
shop groundskeeping Shop focused on selling outdoor groundskeeping equipment (lawnmowers, chainsaws, small tractors, ...
Shop-other-16.svg
Groundskeeping Store.jpg
shop hardware Loja de ferragens ou drogaria (Portugal)[1]: vende materiais de construção, incluindo parafusos, porcas, pregos, tintas, ferramentas, etc. Pode incluir material elétrico, material para canalização, ferramentas de jardinagem, ferramentas elétricas, utensílios de cozinha, artigos para o lar, fechaduras, etc.
Doityourself-16.svg
Tweedy and Popp 03.jpg
shop houseware Loja de artigos para o lar: que vende pequenos utensílios para casa, como produtos de cutelaria, artigos decorativos, panelas, talheres, etc.
Houseware-14.svg
Houseware.jpg
shop locksmith Loja chaves: que vende/produz chaves, isto é duplica as chaves tradicionais de metal e eventualmente vende chaves codificadas para garagens, carros, etc.
Shop-other-16.svg
Locksmiths.jpg
shop paint Loja de tintas: que vende tintas para construção civil e produtos da área da pintura como vernizes, primários, pincéis, trinchas e rolos de pintura, assim como ferramentas auziliares na pintura.
Paint-14.svg
Artists paints.jpg
shop pottery Shop focused on selling earthenware, stoneware and porcelain and other ceramic ware.
Shop-other-16.svg
Ceramics shop in Bát Tràng, Hanoi (1 March 2018) 74.jpg
shop security 'Loja de produtos de segurança ou loja de alarmes: que vende eseencialmente alarmes de intrusão, cofres, fechadures de segurança, etc.
Shop-other-16.svg
shop tool_hire Shop hiring out tools
Shop-other-16.svg
HSS Hire Shop, Newport - geograph.org.uk - 4772780.jpg
shop trade Loja de materiais de construção civil: que vende principalmente para outras empresas (eventualmente também a consumidores finais) especificamente um ou mais materiais de construção como madeira, cimento, tijolos, brita, etc. Normalmente vendem em grande quantidade e podem entregar ao domicílio/local da construção em camiões.
Trade-14.svg
Timber yard of Travis Perkins builders merchants - geograph.org.uk - 1025761.jpg

Mobiliário e Decoração

shop antiques  Antiquário ou loja de antiguidades: normalmente mobiliário e objetos de decoração, mas pode incluir outros objetos. No caso de vender primordialmente livros (alfarrabista) deve-se usar antes as etiquetas shop=books + books=antiquarian.
Shop-other-16.svg
Antique shop - stock photo.jpg
shop bed Loja de camas: venda de camas, colchões e outros produtos de cama.
Bed-14.svg
Bed Shop, Omagh - geograph.org.uk - 129722.jpg
shop candles Loja de velas: venda de velas e acessórios como candelabros, etc.
Shop-other-16.svg
Candle shop, Liberty of London (8370788712).jpg
shop carpet Loja de carpetes: vende carpetes, tapetes e similares.
Carpet-14.svg
A carpet seller in Jaipur.jpg
shop curtain Loja de cortinas: venda de cortinas, cortinados assim como acessórios (varões, ganchos, etc.)
Shop-other-16.svg
Commerciante di tessuti.jpg
shop doors Shop focused on selling doors
Shop-other-16.svg
shop flooring Loja de pisos: venda de pisos como pisos flutuantes, parquet, tábuas de madeira, vinil, etc. assim como acessórios e produtos para instalação e reparação.
Shop-other-16.svg
Fake wood flooring.jpg
shop furniture Lojas de móveis ou mobiliário: venda de móveis, pode variar desde pequenos artigos de decoração até um conjunto completo de móveis de cozinha por exemplo.
Furniture-16.svg
Small furniture shop.jpg
shop household_linen Shop focused on selling household linen.
Shop-other-16.svg
Shop with table-cloths and bedding textiles at ulica Starowiejska, Gdynia 2.jpg
shop interior_decoration Loja de decoração de interiores
Interior decoration-14.svg
LA Showroom1 dakota jackson.jpg
shop kitchen Loja de cozinhas: onde se vende principalmente mobiliário de cozinha e normalmente à medida, incluindo instalação. Pode também vender eventualmente eletrodomésticos, acessórios e utensílios.
Shop-other-16.svg
Kitchen shop in "The Boulevard" - geograph.org.uk - 1368775.jpg
shop lighting A shop selling lighting fixtures and lamps.
Shop-other-16.svg
Lamp Shop in Bigastro.jpg
shop tiles Loja de revestimentos cerâmicos: onde se vende azulejos, ladrilhos e eventualmente acessórios para instalação.
Shop-other-16.svg
2.2 Jura Gelb geschliffen.JPG
shop window_blind Loja de persianas ou estores: essencialmente de uso interior. A documentação da etiqueta não refere as tradicionais persianas exteriores.
Shop-other-16.svg
Some window blinds.JPG

Eletrónica

shop computer Loja de informática: onde se vende computadores, periféricos, software, etc. Caso faça reparações deve-se adicionar também a etiqueta computer:repair=yes
Computer-14.svg
Computer shop, Crossens.JPG
shop electronics Loja de eletrónica de consumo: como televisões, sistemas de som, etc. Pode vender exclusivamente aparelhos mais volumosos como máquinas de lavar, frigoríficos, fogões, aspiradores, etc.
Electronics-16.svg
Currys Digital.jpg
shop hifi Loja de som, equipamentos áudio ou de alta fidelidade: como leitores de música, amplificadores, colunas de som, sistemas home cinema, etc.
Hifi-14.svg
JB Hi-Fi Wagga Wagga.jpg
shop mobile_phone Loja de celulares / telemóveis: que vende principalmente telemóveis (telefones celulares), acessórios e serviços de operadoras. Caso façam reparações deve-se usar a etiqueta mobile_phone:repair=yes
Mobile-phone-16.svg
3G Mobile Phones fot China Mobile.jpg
shop printer_ink A shop that sells or refills printer ink cartridges.
Shop-other-16.svg
Epson ink cartridges.JPG
shop radiotechnics Loja de eletrônica/eletrónica: que vende principalmente componentes eletrônicos/eletrónicos (como condensadores/capacitores, relés, resistências, circuitos integrados...), produtos elétricos, dispositivos de medição eletrónica, cabos, material de soldar, etc.
Shop-other-16.svg
Tokyo Akihabara electronic parts shop.jpg
shop telecommunication Shop selling internet, television or similar services, and related hardware.
Shop-other-16.svg
T-Mobile US Retail Store in Waterbury, CT.jpg
shop vacuum_cleaner Loja de aspiradores: venda de aspiradores e produtos associados.
Shop-other-16.svg
Panasonic MCE8013 vacuum cleaner close.jpg

Desporto e aventura, veículos

shop atv Loja de quadriciclos, moto quatro ou ATV: assim como equipamento para estes veículos e eventualmente alguer e reparação.
Shop-other-16.svg
Honda FourTrax Rancher.jpg
shop bicycle Loja de bicicletas: que vende bicicletas, acessórios e eventualmente aluguer e reparação.
Bicycle-16.svg
Fahrradverkaufsraum.jpg
shop boat Loja de barcos: que vende barcos, equipamento para barcos e eventualmente aluguer e reparação.
Shop-other-16.svg
2018-10-14 Yacht Grot shopfront.jpg
shop car Loja do carros ou stande: que vende principalmente carros ou outros veículos como ônibus/autocarros, camiões, caravanas e eventualmente componentes dos mesmos. Pode ser aplicada em lojas que vende várias marcas ou de uma só marca. Para uma loja de motos/motociclos deve-se usar antes a etiqueta shop=motorcycle
Purple-car.svg
Preowned.JPG
shop car_parts Loja de auto peças ou loja de peças de veículos: peças para veículos, acessórios, lubrificantes, produtos químicos em geral, etc.
Car parts-14.svg
Auto Parts Store.jpg
shop car_repair Oficina de reparação de veículos: local onde se faz reparação e manutenção de veículos, maioritariamente automóveis mas também podem ser ciclomotores, camiões, etc.
Car repair-14.svg
Colourful Shops Places In Onehunga II.jpg
shop caravan A shop for caravans, motorhomes & similar recreational vehicles.
Shop-other-16.svg
AskjemsCampingCenter.jpg
shop fishing Loja de pesca ou material de pesca: que vende principalmente equipamento e acessórios para pesca desportiva: iscos, engodos, roupa, anzóis, sedielas, canas, etc.
Shop-other-16.svg
M.A. Wickham, East Grinstead (15538910361).jpg
shop fuel Loja de combustíveis: que vende principalmente qualquer tipo de combustível (para veículos, madeira, carvão, gás, querosene...) mas que não possa ser considerado um posto de combustível/posto de gasolina que vendem em grande quantidade. Usar a etiqueta Fuel para especificar o combustível vendido.
Shop-other-16.svg
Barreled fuel shop.jpg
shop golf Shop focused on selling golf equipment.
Shop-other-16.svg
Pro shop - East Potomac Golf Course - East Potomac Park - 2013-08-25.jpg
shop hunting Loja de caça ou equipamento de caça: onde se vende armas, acessórios e equipamentos de caça.
Shop-other-16.svg
Artegon Marketplace 07.jpg
shop military_surplus Shop selling used military equipment
Shop-other-16.svg
Military surplus2.jpg
shop motorcycle Loja de motos ou motocicletas: que vende motos e/ou acessórios, roupas, peças e eventualmente serviços de reparação e aluguer.
Shop motorcycle.svg
KAWASAKI KLR 650.JPG
shop motorcycle_repair Shop focused on motorcycle repair.
Shop-other-16.svg
Motorcycle repair shop in Thailand.jpg
shop outdoor Loja de equipamento para atividades ao ar livre: como campismo, caminhada, escalada, pesca e outros equipamentos de esportes/desportos ao ar livre (e dispositivos de GPS).
Outdoor-14.svg
Winfield's Camping Shop - geograph.org.uk - 267174.jpg
shop scuba_diving Loja de equipamento de mergulho: vende e eventualmente aluga equipamento e acessórios.
Shop-other-16.svg
Paradise Dive Shop.jpg
shop ski Loja de equipamento de esqui
Shop-other-16.svg
Skier-carving-a-turn.jpg
shop snowmobile Loja de motos de neve ou motas de neve
Shop-other-16.svg
Snowmobiling in New Brunswick, Canada 2010.jpg
shop sports Loja de artigos esportivos/desportivos: que vende artigos para a prática de esporte/desporto como equipamentos e roupa.
Sports-14.svg
HK TST East Mody Road Wing On Plaza Shop Kettler Sport Fitness.JPG
shop surf Shop selling surfboards, sailboards, wakeboards, and other types of surf style boards. and/or related accessories, clothes, parts, repair and rental services.
Shop-other-16.svg
The Surfboards (8422914814)
shop swimming_pool Loja de produtos para piscinas: que vende artigos para piscinas, acessórios e consumíveis.
Shop-other-16.svg
Circuit tuyauterie robot hydraulique.jpg
shop trailer Shop focused on selling trailers and parts and/or repairing / renting them
Shop-other-16.svg
Kugelkopfkupplung-Anhänger.JPG
shop truck Shop focused on selling trucks and other commercial vehicles
Shop-other-16.svg
Kenworth Dealer Hall of Fame, 2015 (08).JPG
shop tyres Loja de pneus: especializada em pneus para veículos (carros, camiões, tratores....). Pode ser usado em lojas que fazem também recauchutagem/reconstrução de pneus.
Tyres.svg
Istanbul Continental tyre shop.jpg

Arte, música, passatempos

shop art Loja de arte: que vende obras de arte como pinturas, esculturas ou outros tipos de arte. Notar que esta etiqueta deve ser aplicada à maioria dos locais onde se vende arte e que são chamados muitas vezes como galeria. Ou seja, uma "galeria de arte" que venda obras de arte deve ter esta etiqueta shop=art, enquanto que uma "galeria de arte" que não venda as obras deve ter a etiqueta tourism=gallery, devendo ser considerada como "museu" ou "local de exposições".
Art-14.svg
Ruiz gallery.jpg
shop camera Loja de material fotográfico: onde se vende principalmente material fotográfico e vídeo, assim como lentes e acessórios.
Shop-other-16.svg
Nikkor Lens Showcase @ Berjaya Times Square's Nikon Centre.jpg
shop collector Loja de colecionismo: especializada em objetos de coleção, como selos, moedas, brinquedos, fósseis, postais, etc. Para especificar o tipo de objetos ver a página Tag:shop=collector (em inglês).
Shop-other-16.svg
Shop collector.jpg
shop craft Loja de material para artesanato: especializada em matérias-primas usadas em artesanato como papel, telas, pincéis, tintas, ladrilhos, madeira, ferramentas, etc.
Shop-other-16.svg
Studio Arts Crafts and Graphics interior - panoramio (1).jpg
shop frame Loja de molduras: onde se vende molduras ou se fazem emolduramentos.
Shop-other-16.svg
Shop frames berlin.jpg
shop games Loja de jogos: onde se vende jogos de tabuleiro, jogos de cartas colecionáveis, etc. Para uma loja de brinquedos usar antes a etiqueta shop=toys e para uma loja de jogos eletrônicos/eletrónicos/videogames usar antes a etiqueta shop=video_games.
Shop-other-16.svg
Essen 2008 0251.jpg
shop model Loja de modelismo: onde se vende modelos à escala como aviões, automóveis, barcos, elicópteros, comboios,
Shop-other-16.svg
South-Goodwin.jpg
shop music Loja de música: onde se vende albúns de música no formato CD, DVD, vinil, etc.
Shop music.svg
Music shop.JPG
shop musical_instrument Loja de instrumentos musicais
Musical instrument-14.svg
Portadown (66), September 2009.JPG
shop photo Loja de fotografia ou revelação de fotografia: onde se revelam filmes fotográficos, se emolduram fotografias, se converte de um formato de vídeo para outro como VHS para DVD, e eventualmente se tiram fotografias assim como algum material fotográfico. Caso seja principalmente para a venda de material fotográfico deve-se usar antes a etiqueta shop=camera. Para o estúdio de um fotógrafo usar a etiqueta craft=photographer
Photo-14.svg
Fujifilm photo shop.jpg
shop trophy Loja de troféus: como taças, placas comemorativas, etc.
Shop-other-16.svg
Geograph-2329589-by-Robin-Stott.jpg
shop video Loja de vídeo ou videoclube: vende e/ou aluga filmes de vídeo.
Video-14.svg
Video shop.jpg
shop video_games Loja de jogos eletrônicos/eletrónicos ou videogames: vende e/ou aluga este tipo de jogos.
Video games-14.svg
GameStop on Powell Street in San Francisco, California.

Material de escritório, papelaria, presentes, jornais, livros

shop anime Loja de anime: vídeos, bandas desenhadas, manga, roupas cosplay, acessórios, etc.
Shop-other-16.svg
2013TIBE Day4 Hall2 Greenwood 20130202.JPG
shop books Livraria: venda de livros. Caso se venda principalmente livros em segunda mão (sebo/alfarrabista) deve-se usar esta etiqueta e as etiquetas shop=second_hand e second_hand=books. Para uma biblioteca que empresta livros usar antes a etiqueta amenity=library.
Books-16.svg
Strand basement jeh.jpg
shop gift Loja de lembranças: como peças de artesanato, postais, presentes, etc.
Gift-16.svg
Gift shop interior.jpg
shop lottery Loja de bilhetes de loteria/lotaria: em que o principal produto são bilhetes de loteria.
Shop-other-16.svg
12 Kościuszki Street in Sanok (2015), Lotto.jpg
shop newsagent Loja de jornais ou banca de jornais: onde se vende principalmente (e têm uma grande oferta) jornais, revistas ou outros periódicos, mas pode vender eventualmente outros produtos como cigarros, guloseimas, bilhetes, etc. Caso seja um quiosque numa praça ou rua usar antes a etiqueta shop=kiosk
Newsagent-14.svg
HK Sheung Wan Po Yan Street 7-11 Shop Newspaper Stand.JPG
shop stationery Papelaria ou loja de material de escritório: que vende artigos de papelaria como papel, cadernos, cartões festivos, envelopes, canetas, lápis e outros materiais.
Stationery-14.svg
Vănphòngphẩm-InsideStationeryShop03012009606.jpg
shop ticket Loja de bilhetes: que vende vários tipos de bilhetes: de concertos, eventos, transportes públicos, etc. Caso seja uma bilheteira para um local específico ou serviço específico como uma bilheteira de um cinema ou de uma estação de comboios deve-se usar antes a etiqueta amenity=ticket_booth e não esta etiqueta.
Ticket-14.svg
Box office of Shosha station.jpg

Outros

shop bookmaker Casa de apostas: que vende apostas em desportos e outros eventos. Para uma loja que vendes bilhetes de loteria/lotaria deve-se usar antes a etiqueta shop=lottery
Bookmaker-14.svg
Ladbrokes - 263 Park Lane (2299743817).jpg
shop cannabis a shop primarily and legally selling non-medical cannabis products
Shop-other-16.svg
Venta de cannabis, Ketchikan, Alaska, Estados Unidos, 2017-08-16, DD 58.jpg
shop copyshop Loja de cópias, fotocópias ou centro de cópias: que oferece serviços de fotocópia e impressão.
Copyshop-14.svg
HK 上環 Sheung Wan 蘇杭街 Jervois Street 24 photo copy print co shop.JPG
shop dry_cleaning Lavanderia / lavandaria a seco: loja ou um quiosque que fornece serviços de limpeza de roupa ou outros produtos têxteis a seco. Para uma lavanderia/lavandaria tradicional deve-se usar antes a etiqueta shop=laundry
Laundry-14.svg
Dry clean rack.jpg
shop e-cigarette Loja de cigarros eletrônicos/eletrónicos: que vende apenas estes produtos, acessórios e respetivos consumíveis. Para tabacarias que vendam eventualmente também estes cigarros eletrónicos deve-se usar antes a etiqueta shop=tobacco
Shop-other-16.svg
510N e-cigarette and e-liquids.jpg
shop funeral_directors Funerária: que presta serviços relacionados com funerais.
Shop-other-16.svg
JapaneseFuneralArrangementTokyo.jpg
shop laundry Lavanderia / lavandaria: fornece o serviço de lavagem de roupas e outros produtos têxteis. Pode ser auto-operada/auto-serviço (máquinas com moedas, fichas...) ou com funcionários encarregados da lavagem dos têxteis.
Laundry-14.svg
Polarstern laundry hg.jpg
shop money_lender Prestamista': empresa que faz empréstimos de dinheiro sob juros, normalmente pequenos empréstimos pessoais com altas taxas de juros e não faz parte da indústria oficial financeira. Em Portugal em princípio não se deve usar esta etiqueta pois apenas os bancos podem fazer este tipo de empréstimos assim como contratos ocasionais entre privados (os quais não devem ser indicados no mapa).
Shop-other-16.svg
Money lender Palmers Green.jpg
shop outpost Shop primarily used to pick-up items ordered online.
Shop-other-16.svg
Coles Supermarket Click & Collect service, Corinda, Queensland, 2021.jpg
shop party Loja de produtos festivos: que vende todo o tipo de produtos a serem utilizados em festas ou celebrações, como decorações, roupas, serviços de loiça, convites personalizados e pequenos presentes.
Shop-other-16.svg
Shop party.jpg
shop pawnbroker Casa de penhores: indivíduo ou uma empresa que oferece empréstimos garantidos para as pessoas com itens de bens pessoais usados ​​como garantia.
Shop-other-16.svg
Pawnbroker Oulu 20090906.JPG
shop pest_control Shop selling pest control goods to exterminate rats, insects etc.
Shop-other-16.svg
Atomic Pest Control 2371 Elvis-Presley-Blvd Memphis TN.jpg
shop pet Loja de animais de estimação ou loja de produtos para animais de estimação: que vende animais como cães, gatos, aves, assim como acessórios, comida, produtos de higiene, etc. Pode ser aplicado também em lojas que não vendam animais.
Pet-16.svg
Baby parrots in a pet shop-8a.jpg
shop pet_grooming A shop offering grooming services for pets (most frequently dogs)
Shop-other-16.svg
Psi fryzjer.jpg
shop pyrotechnics Loja de pirotecnia: que vende artigos de pirotecnia como foguetes, bombinhas, etc.
Shop-other-16.svg
TNT Fireworks Supercenter, Jennings (East face).JPG
shop religion Loja de artigos religiosos: que vende artigos relacionados com uma ou mais religiões, como estátuas de santos, cruzes, pinturas religiosas, etc. Pode-se especificar a religião com a etiqueta religion=*
Shop-other-16.svg
Shop religion.jpg
shop rental Shop that rents different kinds of vehicles or (sport) equipment
Shop-other-16.svg
Vehicles rental.png
shop storage_rental Arrendamento de armazém: empresa que arrenda (por vezes erradamente designado aluguer) pequenos espaços fechados para as pessoas guardarem pertences pessoais como mobiliário, equipamento, etc. Este tipo de serviço é mais comum nos Estados Unidos da América.
Shop-other-16.svg
Self storage units.jpg
shop tobacco Tabacaria: uma loja de venda de tabaco, cigarros e respectivos acessórios. Pode eventualmente vender outros produtos como jornais e revistas mas o principal produto é o tabaco.
Tobacco-14.svg
Fachgeschäft für Tabakwaren.JPG
shop toys Loja de brinquedos: que vende vários tipos de brinquedos. Caso seja apenas jogos de tabuleiro, jogos de cartas colecionáveis e similares deve-se usar antes a etiqueta shop=games
Toys-14.svg
HK Toys R Us.JPG
shop travel_agency Agência de viagens: que vende bilhetes de viagens. Também conhecido como oerador turístico.
Travel agency-14.svg
Shop travel agency berlin.jpg
shop vacant Loja vaga: trata-se de uma loja que tenha sido fechada ou um espaço preparado para uma loja. Ainda não existe concenso sobre a utilização desta etiqueta por isso deve ser usada com cautela.
2012-05-02 Carrera de San Jeronimo anagoria.JPG
shop weapons Loja de armas ou armeiro: que vende armas de defesa pessoal, facas, etc. Caso seja uma loja de armas para caça deve-se usar antes a etiqueta shop=hunting
Shop-other-16.svg
Welcome to America - Supermarket with guns.jpg
shop yes A shop of unspecified type – it is always better to use another value that gives info about shop type, if possible. Used also as indicator that feature such as fuel station has a shop.
shop outros valores Todos os valores comuns segundo o Taginfo
Shop-other-16.svg

This table is a wiki template with a default description in English. Editable here. Alterar esta tabela na versão em Língua Portuguesa.