User:LucFreitas

From OpenStreetMap Wiki
Jump to: navigation, search
JOSM Eu submeto dados para o OpenStreetMap usando o JOSM.
Brasil Sou Brasileiro, e edito somente em meu país.
Firefox Usuário do Mozilla Firefox.
Espírito Santo Este usuário não tem sotaque, porque nasceu no Espírito Santo.
Windows 10 Usuário do Windows 10.
Português do Brasil Falo Português Brasileiro, e contribuo na tradução do projeto.


Trabalhando em pequenas edições em meu estado, como o desenho de estradas rurais, detalhamento urbano ou refinando a geometria das vias.

Eventualmente importo dados livres do Instituto Jones dos Santos Neves no Estado do Espírito Santo, como Escolas, Hospitais, Bairros, dentre outros.

Tenho grande interesse por ferrovias, por isso, estarei sempre mexendo em um pátio ferroviário, ou trabalhando com linhas férreas ativas e abandonadas, contribuindo assim com o OpenRailwayMap.

Projetos

Tenho a intenção de contribuir para a melhoria geral dos dados presentes no OpenStreetMap Brasil. Para isso, estou trabalhando em desenvolver e concluir os seguintes projetos:

Concluídos e em conclusão

Municípios sem mapeamento

Cruzei os dados de ruas residenciais com os limites de municípios, a fim de descobrir locais com mapeamento deficitário, descobrindo 420 cidades brasileiras sem nenhuma via residencial em seus respectivos territórios. Os resultados foram disponibilizados para a comunidade. Maiores detalhes podem ser vistos em meu diário.

Cidades sem mapeamento

Através de análises, relacionei as cidades brasileiras entre 10.000 e 100.000 habitantes (place=town), que não possuem dados mapeados. Para isso, considerei que um agrupamento urbano sem vias residenciais, não estava corretamente mapeado (salvo algumas exceções, como vilas que se desenvolvem ao redor de uma estrada de maior importância). Os resultados foram disponibilizados para a comunidade.

Guia de Mapeamento de Rotas de Ônibus no Espírito Santo

Procurei criar um guia detalhado para auxiliar futuros mapeadores na tarefa de adicionar as relações do transporte coletivo no Espírito Santo e em outros locais.

Locais isolados do Espírito Santo

Buscar agrupamentos urbanos e POIs que não são acessíveis por vias no mapa.

  • Escolas sem estradas próximas: 469 escolas, importadas anteriormente dos dados abertos do Instituto Jones dos Santos Neves. Concluído a conexão de todas as escolas rurais e ainda a adição de algumas outras estradas vicinais, graças ao auxílio do usuário Skippern.

Tradução de Aeródromos

Grande parte dos aeroportos, aeródromos e helipontos presentes no mapa, vieram importados do site ourairports.com, e seus nomes estão em inglês. Pretendo realizar a substituição correta por termos em português. Os ajustes estão sendo feitos usando o editor textual Level0.

Aeródromos:

Futuros

Tenho a intenção de contribuir para a melhoria geral dos dados presentes no OpenStreetMap Brasil. Para isso, estou trabalhando em desenvolver e concluir os seguintes projetos:

  • Agrupamentos urbanos isolados (a iniciar): fazer uma varredura utilizando o QGIS, para identificar os locais identificados como place=hamlet e place=village que não possuem nenhuma ligação roteável em um raio de 1km.
  • Tesouros escondidos (a iniciar): tentar obter a partir dos setores urbanos do IBGE,o perímetro dos agrupamentos urbanos existentes no Brasil, e descobrir se os mesmos estão mapeados, cruzando uma camada de vias no QGIS.
  • Vazios no mapa (a iniciar): tentar buscar no mapa brasileiro espaços enormes, que existem, sem nenhum tipo de dados interessantes ao uso do mapa para a navegação, e orientação, como estradas, rios, lagos e agrupamentos urbanos, principalmente.
  • Ruas sem nome (a iniciar): realizar uma varredura nacional para identificar todas as vias residenciais não nomeadas, e agrupá-las por estado ou município.
  • Colorindo Vila Velha (em lento progresso): mapear todo o uso do solo do meu município, adicionando áreas de matas, culturas, pastos, indústrias, etc. Completar todas as vias urbanas e rurais do município, e desenhar (ou importar) todas as edificações. Mapear também toda a hidrografia.
  • Roteando o Brasil (ainda sem conhecimento técnico necessário): verificar se todos os agrupamentos urbanos nacionais são acessíveis por estradas e rotas.
  • Nomes Supérfluos (a iniciar): verificar ruas com nomes supérfluos (rua, avenida, rodovia, acesso, viaduto, ponte, ref no lugar de name, etc.
    • highway=traffic_signals com name=Semáforo
    • highway=cycleway com name=Ciclovia
    • highway=bus_stop com name=Ponto de Ônibus
    • junction=roundabound com name=Rotatória
    • highway=speed_camera com name=Radar
    • landuse=grass com name=Grama
    • landuse=meadow com name=Pasto
    • leisure=garden com name=Jardim
    • leisure=pitch com name=Campo
    • natural=wood com name=Mata ou Floresta
  • Tradução e Revisão da Wiki (a iniciar): revisar a descrição das principais tags, clarificando a documentação para novos usuários, adicionando imagens e exemplos e melhorando as traduções.

Para todos estes projetos, a medida que eu os for desenvolvendo, os testarei inicialmente em meu estado. Obtendo sucesso, buscarei os executar a nível nacional, disponibilizando posteriormente os resultados para a comunidade.

Camadas de Dados personalizadas

Para uso no JOSM ou iD, tenho algumas camadas disponíveis que tenho usado em alguns de meus projetos e mapeamentos.

Camada Descrição Abrangência TMS
Montes Claros - IBGE Camada com os nomes de ruas, criada a partir do Shapefile de Face de Quadras disponível no IBGE. Montes Claros, MG - área urbana [1]
Arruamento Serra Camada com os nomes de ruas do município da Serra, criada a partir do Shapefile de Arruamento disponível no IJSN. Serra, ES - área urbana) [2]
Marcos da Rota Imperial Camada que mostra a posição dos Marcos da Rota Imperial, no Espírito Santo e Minas Gerais, usada para referenciar as estradas e agrupamento delas em uma relação. Rota Imperial - ES e MG [3]

Endereço TMS para camadas locais: tms:file:///diretorio/{zoom}/{x}/{y}.png