User:LucFreitas

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Trabalhando em pequenas edições em meu estado, como o desenho de estradas rurais, detalhamento urbano ou refinando a geometria das vias.

Eventualmente importo dados livres do Instituto Jones dos Santos Neves no Estado do Espírito Santo, como Escolas, Hospitais, Bairros, dentre outros.

Tenho grande interesse por ferrovias, por isso, estarei sempre mexendo em um pátio ferroviário, ou trabalhando com linhas férreas ativas e abandonadas, contribuindo assim com o OpenRailwayMap.

A conta importES foi feita por mim para conduzir importações a partir de abril de 2018.

Firefox Logo, 2017.svg Windows logo – 2012 (dark blue).svg JOSM Logo 2014.svg PTBR.png Es fundobranco.png

Camisetas para a comunidade brasileira

Brazil/Camisetas

Projetos

Tenho a intenção de contribuir para a melhoria geral dos dados presentes no OpenStreetMap Brasil. Para isso, estou trabalhando em desenvolver e concluir os seguintes projetos:

Concluídos e em conclusão

Municípios sem mapeamento

Cruzei os dados de ruas residenciais com os limites de municípios, a fim de descobrir locais com mapeamento deficitário, descobrindo 420 cidades brasileiras sem nenhuma via residencial em seus respectivos territórios. Os resultados foram disponibilizados para a comunidade. Maiores detalhes podem ser vistos em meu diário.

Cidades sem mapeamento

Através de análises, relacionei as cidades brasileiras entre 10.000 e 100.000 habitantes (place=town), que não possuem dados mapeados. Para isso, considerei que um agrupamento urbano sem vias residenciais, não estava corretamente mapeado (salvo algumas exceções, como vilas que se desenvolvem ao redor de uma estrada de maior importância). Os resultados foram disponibilizados para a comunidade.

Guia de Mapeamento de Rotas de Ônibus no Espírito Santo

Procurei criar um guia detalhado para auxiliar futuros mapeadores na tarefa de adicionar as relações do transporte coletivo no Espírito Santo e em outros locais.

Locais isolados do Espírito Santo

Buscar agrupamentos urbanos e POIs que não são acessíveis por vias no mapa.

  • Escolas sem estradas próximas: 469 escolas, importadas anteriormente dos dados abertos do Instituto Jones dos Santos Neves. Concluído a conexão de todas as escolas rurais e ainda a adição de algumas outras estradas vicinais, graças ao auxílio do usuário Skippern.

Tradução de Aeródromos

Grande parte dos aeroportos, aeródromos e helipontos presentes no mapa, vieram importados do site ourairports.com, e seus nomes estão em inglês. Pretendo realizar a substituição correta por termos em português. Os ajustes estão sendo feitos usando o editor textual Level0.

Aeródromos:

Nomes Supérfluos: verificar ruas com nomes supérfluos (rua, avenida, rodovia, acesso, viaduto, ponte, ref no lugar de name, etc.

  • highway=traffic_signals com name=Semáforo (55976607)
  • highway=bus_stop com name=Ponto de Ônibus (55976653)
  • highway=speed_camera com name=Radar (55976785)
  • highway=* com name=Estrada de Terra (55977061)
  • highway=* com name=Estrada (55977910)
  • highway=residential com name=Rua (55978863)
  • highway=cycleway com name=Ciclovia
  • junction=roundabound com name=Rotatória
  • landuse=grass com name=Grama
  • landuse=meadow com name=Pasto
  • leisure=garden com name=Jardim
  • leisure=pitch com name=Campo
  • natural=wood com name=Mata ou Floresta

Futuros

Tenho a intenção de contribuir para a melhoria geral dos dados presentes no OpenStreetMap Brasil. Para isso, estou trabalhando em desenvolver e concluir os seguintes projetos:

  • Agrupamentos urbanos isolados (a iniciar): fazer uma varredura utilizando o QGIS, para identificar os locais identificados como place=hamlet e place=village que não possuem nenhuma ligação roteável em um raio de 1km.
  • Tesouros escondidos (a iniciar): tentar obter a partir dos setores urbanos do IBGE,o perímetro dos agrupamentos urbanos existentes no Brasil, e descobrir se os mesmos estão mapeados, cruzando uma camada de vias no QGIS.
  • Vazios no mapa (a iniciar): tentar buscar no mapa brasileiro espaços enormes, que existem, sem nenhum tipo de dados interessantes ao uso do mapa para a navegação, e orientação, como estradas, rios, lagos e agrupamentos urbanos, principalmente.
  • Ruas sem nome (a iniciar): realizar uma varredura nacional para identificar todas as vias residenciais não nomeadas, e agrupá-las por estado ou município.
  • Colorindo Vila Velha (em lento progresso): mapear todo o uso do solo do meu município, adicionando áreas de matas, culturas, pastos, indústrias, etc. Completar todas as vias urbanas e rurais do município, e desenhar (ou importar) todas as edificações. Mapear também toda a hidrografia.
  • Roteando o Brasil (ainda sem conhecimento técnico necessário): verificar se todos os agrupamentos urbanos nacionais são acessíveis por estradas e rotas.
  • Tradução e Revisão da Wiki (a iniciar): revisar a descrição das principais tags, clarificando a documentação para novos usuários, adicionando imagens e exemplos e melhorando as traduções.

Para todos estes projetos, a medida que eu os for desenvolvendo, os testarei inicialmente em meu estado. Obtendo sucesso, buscarei os executar a nível nacional, disponibilizando posteriormente os resultados para a comunidade.

Camadas de Dados personalizadas

Para uso no JOSM ou iD, tenho algumas camadas disponíveis que tenho usado em alguns de meus projetos e mapeamentos.

Camada Descrição Abrangência TMS
Montes Claros - IBGE Camada com os nomes de ruas, criada a partir do Shapefile de Face de Quadras disponível no IBGE. Montes Claros, MG - área urbana [1]
Arruamento Serra Camada com os nomes de ruas do município da Serra, criada a partir do Shapefile de Arruamento disponível no IJSN. Serra, ES - área urbana) [2]
Marcos da Rota Imperial Camada que mostra a posição dos Marcos da Rota Imperial, no Espírito Santo e Minas Gerais, usada para referenciar as estradas e agrupamento delas em uma relação. Rota Imperial - ES e MG [3]

Endereço TMS para camadas locais: tms:file:///diretorio/{zoom}/{x}/{y}.png

Importações

Instituições de ensino capixabas

Dados provenientes do Instituto Jones dos Santos Neves contendo creches, escolas de ensino fundamental, escolas de ensino médio, escolas de ensino técnico e universidades públicas e particulares em todo o território do Espírito Santo. Após autorização do uso dos dados, foram realizadas as importações:

  • Instituições de ensino Infantil, Fundamental, Médio, Técnico e Superior: Cariacica (30278003), Cachoeiro de Itapemirim (30489332), Colatina (36275345), Linhares (33764328), Santa Maria de Jetibá (35957006), São José do Calçado (32216611), Serra (29779412) e Vila Velha (28877265)
  • Instituições de Ensino Fundamental: municípios não descritos acima, com exceção de Guarpari e Vitória (37426154)
  • Instituições de Ensino Fundamental: Guarapari (29530068) - feito pelo usuário Skippern.

Falta concluir a importação das Instituições de Ensino Infantil nos municípios não listados acima e a verificação dos dados já existentes no município de Vitória, que tem dados provenientes da Planimetria de Vitória.

Unidades de Saúde e Hospitais capixabas

Dados provenientes do Instituto Jones dos Santos Neves contendo unidades de saúde, clínicas e hospitais públicos e particulares em todo o território do Espírito Santo. Após autorização do uso dos dados, foram realizadas as importações:

  • Postos de saúde, clínicas e afins: Cariacica (33453797) e Vila Velha (28876472)
  • Hospitais e afins: todos os municípios do estado (30695250)

Falta concluir a importação dos postos de saúde e clínica no restante dos municípios capixabas.

Prefeituras capixabas

Dados provenientes do Instituto Jones dos Santos Neves contendo a localização das sedes das Prefeituras Municipais em todo o território do Espírito Santo. Após autorização do uso dos dados, foram realizadas as importações:

  • Prefeituras Municipais: todos os municípios do estado (28923045)

Equipamentos de Segurança capixabas

Dados provenientes do Instituto Jones dos Santos Neves contendo penitenciárias e delegacias especializadas e comuns da Polícia Militar e Polícia Civil em todo o território do Espírito Santo. Após autorização do uso dos dados, foram realizadas as importações:

  • Delegacias: todos os municípios do estado (34031115)
  • Penitenciárias: em Vila Velha, Viana e Cariacica (32954864)

Falta concluir a importação das demais penitenciárias no interior do estado.

Planimetria de Vitória

A partir dos dados públicos da Planimetria de Vitória selecionei os seguintes dados para importar, tendo em vista não estarem disponíveis quando foram realizadas as importações anteriores no município de Vitória:

  • Árvores: realizada a importação de todas as árvores mapeadas no município de Vitória, com especificação das espécies de cada uma (42192627)
  • Número de edifícios e quantidade de pavimento : dados extraídos a partir do novo arquivo de lotes disponibilizado, que está sendo transferido para cada edifício importado anteriormente. A tarefa não está concluída, mas é realizada principalmente pelo usuário Blademir.

Uso e Ocupação de Solos capixabas

Com dados provenientes de levantamento fotográfico e cartográfico do Governo do Estado, foi disponibilizado por meio do órgão estadual GEOBASES arquivos contendo a vetorização da cobertura do solo a partir de imagens de 2008 e a partir de imagens de 2015. Foi recebida a autorização de uso e iniciou-se a discussão na comunidade para realizar a importação. Foi importado, a caráter de teste, os dados de 2008 no município de São Gabriel da Palha. Atualmente estou analisando melhores formas de conduzir a importação em todo o território estadual.

Maiores detalhes podem ser vistos na página: Uso e Ocupação de Solos capixabas (proposta)

Pontos de Ônibus

Dados extraídos da interface Transcol Online do app governamental ES Na Palma da Mão. Representa os pontos de ônibus catalogados de todas as linhas urbanas atendidas pelo sistema Transcol na RMGV. Nota-se que há locais com placas de pontos de ônibus onde motoristas param que não aparecem nessa lista. Foram realizadas as importações:

  • Pontos de ônibus - novembro de 2017: Região Metropolitana da Grande Vitória (50215492)
  • Pontos de ônibus - junho de 2018: Vila Velha (59810882), Cariacica (59849717)

Na primeira importação foram comparados os dados existentes no OSM com os dados da CETURB. Desconsiderou-se os pontos CETURB que continham em um raio de 100 metros um ponto OSM. Assim, vários pontos não foram importados para serem feitos manualmente depois, o que não aconteceu.

A segunda importação corrige os dados ausentes anteriores, além de avaliar cada ponto individualmente. Assim, adiciona os pontos não adicionados anteriormente, ajusta etiquetas e uniformiza todos os pontos da Grande Vitória. Esta importação está em andamento.

Dicas, truques e macetes (para não esquecer)

Corrigir caixa alta no QGis:

Na Calculadora de Campo: replace(replace(replace(replace(replace(title("nome do campo"), ' Da ', ' da '), ' De ', ' de '), ' Do ', ' do '), ' Das ', ' das '), ' Dos ', ' dos '), adicionando outras informações nas exceções como for necessário. (Dica do usuário naoliv)

Baixar todos os dados de uma região pelo Overpass:

Buscar no OverpassTurbo (ou JOSM ou QuickOSM) usando os seletores type:way or type:node or type:relation in nomedacidade