Brazil/Metawiki/Relatórios de validação

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

A validação é um processo delicado, que muitas vezes não pode ser utilizada com o usuário final ou com um software barrando edições automaticamente. Usuários mais experientes do OSM-BR investigam e arrumam falhas através de informes na Lista ou Relatórios de Validação. Um bom exemplo é desses relatórios é o Municípios brasileiros com mapeamento deficitário.

A seguir alguns problemas em aberto nos relatórios publicados aqui na Wiki, para debate.

Controle no título da pagina do relatório

Todos os artigos do Brazil deveriam ter títulos na forma Brazil/_TITULO_, portanto títulos como "Municípios brasileiros com mapeamento deficitário" deveriam ser corrigidos imediatamente para "Brazil/Municípios brasileiros com mapeamento deficitário"... Mas fica longo e ainda assim não expressa o tema que é "relatório de validação".

Sugestão: propor para todos os países usarem prefixo OSM-XX validation onde XX é o nome do país, e já ir adotando o prefixo OSM-BR validation. Assim o "relatório de validação dos municípios brasileiros com mapeamento deficitário" ficaria OSM-BR validation/Municípios com mapeamento deficitário. Já fica subintendido "brasileiros" e que é um relatório de validação do mapa OSM-BR, e já estrutura a navegação e o título para o seu contexto.