WikiProject Cape Verde

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
VTE
Cape Verde, Africa
Wikidata

latitude: 15.8, longitude: -23.9
Browse map of Cape Verde 15°48′00.00″ N, 23°54′00.00″ W
Edit map
External links:
Use this template for your locality

Cape Verde is a Country in Africa at latitude 15°48′00.00″ North, longitude 23°54′00.00″ West.

Map


Bem-vindo ao projecto Cabo Verde do OpenStreetMap! Inscreva-se abaixo se estiver interessado em participar. Registe-se primeiro, se ainda não tiver uma conta.

Participantes

Ver também: categoria e mapa automático

Como participar

Pode participar de duas formas:

  1. Editando o mapa com o editor online; para tal, basta ir a openstreetmap.org e navegar para a zona pretendida do mapa, e carregar no separador "Edit", por cima do mapa. Note que terá que criar uma conta para o editor do mapa, quer tenha ou não uma conta aqui no wiki. Para aprender como editar, pode ser consultada a introdução rápida, o tutorial mais detalhado, e a lista de atalhos do teclado para usos mais avançados. Para conhecer os tipos de entidades (estradas, edifícios, etc) que podem ser adicionados ao mapa, veja Map Features.
  2. Fazendo upload de caminhos percorridos por um dispositivo GPS, caso disponha desse aparelho no carro ou no telemóvel/PDA. Escolha a opção do seu dispositivo GPS que permite gravar os caminhos percorridos (deverão ser ficheiros .gpx); Com o cartão de memória ou ligando o GPS ao computador com um cabo USB, transfira esses ficheiros GPX para o seu disco, e depois vá a https://www.openstreetmap.org/traces/mine (ou, a partir do site principal, clique na aba "GPS Traces" e depois em "See just your traces, or upload a trace" – não se esquecendo de fazer login antes!), e faça upload dos caminhos. A seguir, é só usar o editor online para desenhar as estradas por cima do traçado do gps.

Links aos mapas

Cobertura de satélite

De momento, a cobertura mais detalhada existente é a do Bing. Apenas alguma cidades e vilas em Santiago estão cobertos por imagens detalhadas. A listagem completa encontra-se aqui.

Quality control

Consistência com Wikidata

Conforme Projeto/Cabo Verde/Wikidata (da Wikipédia) (onde são mantidas as listas de tarefas e discussões) há demanda por manter a consistência entre OSM e Wikidata, ou seja:

  • Map features do OSM precisam apontar para os itens Wikidata (Q-IDs) corretos;
  • Itens Wikidata (Q-IDs) relativos a entidades geográficas já modeladas como relations (ex. polígonos de ilhas), precisam apontar para o OSM através da propriedade P402.
  • Os conceitos de município, mapa do município (inclui mar territorial?), ilha, freguesia, etc. precisam ser consistentes entre as duas plataformas, cumprindo-se as diretivas da jurisdição (leis de Cabo Verde) ou recomendações da comunidade gestora (Wikidata+OSM de Cabo Verde).

Comentários

Se tiver comentários, sugestões, dúvidas ou críticas, escreva na página de discussão.