Portugal/Rodovias/Mapear as Estradas

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

As estradas são obviamente categorizadas dependente do seu uso e da sua significância na rede rodoviária nacional, contudo, existem certos tipos de estradas que devem, em regra, pertencer a uma só categoria.

Grau de importância de cada tipo de estrada fora de localidades
Key (Chave) Value (Valor) Símbolo Equivalente a Referência Descrição Exemplo Renderização
highway motorway Znak D9.svg Autoestradas A Via pública destinada a trânsito rápido, com separação física de faixas de rodagem, sem cruzamentos de nível nem acesso a propriedades marginais, com acessos condicionados e sinalizada como tal. Autoestrada Render Exemplo.png
Estradas Europeias (Classe A) E As autoestradas podem ser incluídas numa ou mais rotas: estradas europeias, itinerários principais e complementares.
Itinerários Principais IP
Itinerários Complementares IC
highway trunk Portuguese traffic sign via rapida.JPG Vias Rápidas - Conhecida oficialmente como via reservada a automóveis e motociclos. É uma via pública onde vigoram as normas que disciplinam o trânsito em autoestradas. Nota: Os Itinerários Principais e Secundários são na maior parte das vezes vias rápidas, à excepção de quando são considerados autoestradas. Via Rápida Render Exemplo.png
Estradas Europeias (Classe A) E As vias rápidas podem ser incluídas numa ou mais rotas: estradas europeias, itinerários principais e complementares.
Itinerários Principais IP
Itinerários Complementares IC
highway primary Icone Estrada Nacional.png Estradas Nacionais (EN) N Estrada com importância nacional. Actualmente apoia a Rede Complementar como estrada secundária. Fazem ligação com todas as capitais de distritos assim como a vários centros urbanos. EN 350, Memória, 2011.03.04.jpg Estrada Nacional Render Exemplo.png
Estradas Europeias (Classe A) E As estradas nacionais podem ser incluídas numa ou mais rotas: estradas europeias e itinerários complementares.
Itinerários Complementares IC
highway secondary Icone Estrada Regional.png Estradas Regionais (ER) R Estrada com importância distrital. Capaz de fazer ligação entre estradas nacionais e itinerários complementares. São estradas que antigamente eram estradas nacionais de menor relevo mas que possuíam alguma importância supramunicipal. 100x100px 100x100px
Estradas Europeias (Classe B) E As estradas regionais podem ser incluídas numa ou mais rotas: estradas europeias e itinerários complementares.
Itinerários Complementares IC
highway tertiary Icone Estrada Municipal.png Estradas Municipais (EM) M Estrada com importância local. Capaz de fazer ligação entre estradas nacionais e regionais. 100x100px 100x100px
Caminhos Municipais (CM)
Estradas Europeias (Classe B) E As estradas municipais podem ser incluídas numa rota: estradas europeias.
highway unclassified - Estrada Normal - Qualquer estrada que não faz parte de uma rede oficial de trânsito. Encontra-se no mais baixo grau de importância e é o tipo mais comum de via em regiões rurais. 100x100px 100x100px
Caminho Vicianal


Casos especiais
Key (Chave) Value (Valor) Símbolo Equivalente a Referência Descrição Exemplo Renderização
highway motorway_link Sinnbild Autobahnausfahrt.svg Nós de ligação Nº Saida Responsáveis por conectar uma estrada a outra ao proporcionar uma maneira de entrar e de sair da mesma.

São determinadas relativamente ao grau mais elevado entre duas estradas (p. ex. uma autoestrada liga-se com uma nacional, neste caso o nó seria motorway_link).
Distinguem-se da estrada principal por serem constituídas por uma via que se liga a outra estrada, normalmente perpendicular ou diagonal à direcção da estrada original.
Numa via uma saída simboliza o começo de um nó de ligação.

Nota: Em estradas menos importantes (primary, secondary e tertiary) é capaz de não existirem rampas dedicadas à função, em vez disso existem ilhéus direccionais. Recomenda-se verificar a renderização à direita para tirar informações sobre a composição das mesmas.
US derail detail.JPG US derail detail.JPG
trunk_link US derail detail.JPG US derail detail.JPG
primary_link US derail detail.JPG US derail detail.JPG
secondary_link US derail detail.JPG US derail detail.JPG
tertiary_link US derail detail.JPG US derail detail.JPG