Pt:Tag:amenity=bank

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt-br:Tag:amenity=bank)
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg amenity = bank
Bancodobrasil2006.jpg
Descrição
Banco ou agência bancária: estabelecimento financeiro onde os clientes podem depositar e sacar dinheiro, fazer empréstimos, investimentos, transferências, etc. Show/edit corresponding data item.
Renderização em osm-carto
Bank-16.svg
Grupo: facilidades
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Ver também
Situação: aprovadoPage for proposal

Banco ou agência bancária é um estabelecimento financeiro onde os clientes podem depositar e sacar dinheiro, fazer empréstimos, investimentos, transferências, etc.

Como mapear

Insira um nó sobre o estabelecimento e adicione a etiqueta amenity=bank ao nó. Você pode, ao invés de inserir um nó, desenhar o contorno (área área) do edifício e adicionar a etiqueta a este; neste caso, adicione também a etiqueta building=yes.

Etiquetas úteis em conjunto

  • name=* – nome da agência, se houver.[nota 1] Exemplo: Agência São Carlos.
  • brand=* – nome da rede de bancos. Exemplos: Caixa, Banco do Brasil, Bradesco.
  • operator=* – empresa ou órgão responsável pela operação do estabelecimento. Exemplos: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil S.A., Banco Bradesco S.A..
  • ref=* – número da agência, geralmente de 4 ou 5 dígitos.
  • bic=* Bank Identifier Code, código de identificação bancária que identifica a agência conforme a norma internacional ISO 9362.
  • addr:*=* – endereço.
  • contact:*=* – informações de contato, como telefone e site.
  • opening_hours=* – horário de funcionamento.
  • wheelchair=* – indica se o estabelecimento é acessível por cadeiras de rodas.
  • drive_through=yes/no – serviço ao volante: indica se o banco permite o acesso aos serviços sem sair do veículo.
  • surveillance=indoor – indica que o estabelecimento possui câmeras de monitoramento no seu interior.

Marcação de terminais bancários

Você pode usar a etiqueta atm=yes ou no para especificar se terminais de caixas eletrônicos são disponibilizados na agência. Contudo, o nível de detalhe preferido é colocar nós separados para cada caixa eletrônico e marcá-los com etiqueta amenity=atm. Isso indica o número de caixas eletrônicos e em que lado do edifício eles estão.

Veja também

Notas

  1. Há uma controvérsia sobre o nome específico da agência ser marcado na chave name=*. O problema é que alguns dos renderizadores e aplicativos, incluindo o renderizador principal, exibem apenas name=* e não brand=*; assim, são exibidos os nomes de agência, que para muitas pessoas podem ser desconhecidos, não fazer sentido ou não ter utilidade. Para contornar isso, alguns mapeadores sugerem utilizar a chave official_name=* para o nome da agência; outros contestam esta prática, afirmando que é mapear para o renderizador, e, portanto, incorreta; outros sugerem, como resolução de conflitos, marcar o que se vê ao vivo (que tenderia à repetição do valor de brand=* em name=*). Entretanto, a recomentação padrão é a prática internacional, descrita no corpo da página.