Pt:Tag:amenity=place_of_worship

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg amenity = place_of_worship
Place of worship.png
Descrição
Um local onde se realizam serviços religiosos. Show/edit corresponding data item.
Renderização em osm-carto
Place of worship icons.png
Renderização em osm-carto área
Place of worship area.png
Grupo: Religião
Usado nos elementos
pode ser usado em pontosnão deve ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Situação: de facto

Descrição

Um local de oração é qualquer sítio onde se realizem serviços religiosos, independentemente da religião ou denominação religiosa.

Como mapear

Todos os lugares de prática de uma religião devem ser marcados com a etiqueta amenity=place_of_worship. Isto inclui igrejas, mesquitas, sinagogas, catedrais, santuários, templos, etc.

Sempre que possível usar em simultâneo com as etiquetas religion=*, denomination=*, name=* e service_times=* (para definir o horário dos cultos ou da prática da religião daquele local). Na maioria dos países lusófonos, as etiquetas de religião predominante são religion=christian (cristã) e denomination=roman_catholic (católica romana). No caso de uma igreja, deve-se usar building=church ou building=chapelpara capelas.

Por exemplo, uma igreja cristã pode receber as etiquetas amenity=place_of_worship (é um lugar de adoração), religion=christian (é da religião cristã) e building=church (a construção é uma igreja).

Poderá usar-se a etiqueta landuse=religious para demarcar a área que rodeia um local de oração.

Acesso restrito ou limitado

Poderá ser útil adicionar access=private se o espaço só estiver disponível a pequenos grupos, como uma igreja num mosteiro onde só podem entrar monges. Em casos onde um local de oração só está acessível aos fiéis de uma determinada religião/denominação, poderá usar-se a etiqueta proposta access=adherents.

Construções e áreas abertas

Edifícios

A etiqueta amenity=place_of_worship pode ser adicionada na área onde os serviços religiosos são realizados, ou apenas no edifício, se a área não for exatamente conhecida (juntamente com a chave building=*).

Se o lugar dos serviços religiosos estiver localizado numa parte de um edifício multiusos, então a etiqueta amenity=place_of_worship deve ser colocada num nó ou numa área, dentro do contorno do edifício. Exemplos: salas de oração em edifícios públicos ou salas alugadas para fins religiosos em edifícios comerciais.

Tipo arquitetô[ó]nico de edifícios para adoração

A etiqueta building=* deve ser aplicada de acordo com o tipo arquitetô[ó]nico. Muitas vezes, tais edifícios religiosos são facilmente identificáveis.

As etiquetas típicas neste contexto são:

Enquanto as etiquetas anteriores descrevem a categoria arquitetô[ó]nica, o estilo atual pode ser descrito com building:architecture=*.

Por exemplo, uma igreja católica pode ser marcada no contorno do edifício com amenity=place_of_worship + religion=christian + denomination=catholic + building=church.

Consequentemente, um edifício sem a distinção arquitetô[ó]nica particular não deve receber esse valor de construção. Por exemplo, um edifício numa área comercial que poderia ser uma loja mas que é usado como local de culto, não deve ser marcado como igreja building=church. Em vez disso, deve ser usada a a etiqueta padrão building=yes.

Convém referir que um edifício religioso mantém essa etiqueta de arquitetura building=* mesmo que não seja mais usado para fins religiosos. Por exemplo, um edifício de igreja que agora é usado como uma sala de concertos pode ser marcado como building=church + amenity=theatre.

Áreas abertas

Quando as cerimô[ó]nias de oração são realizadas regularmente em áreas dedicadas que não sejam edifícios, essas áreas devem ser mapeadas como tal (ou um ponto se a forma for desconhecida) e então marca-se amenity=place_of_worship juntamente com os detalhes da religião.

Vários locais de oração dentro do mesmo espaço

Quando uma área religiosa tem vários locais de oração, toda a área envolvente pode ser etiquetada com landuse=religious. Os locais de oração no seu interior (edifícios, santuários, áreas abertas) podem ser etiquetadas como amenity=place_of_worship.

Renderização

religion=christian
religion=muslim
religion=jewish

OpenStreetMap Carto mostra locais de culto em níveis de zoom >16, dependendo de religion=* e denomination=*:

Ver também