Pt:Tile usage policy

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt-br:Tile usage policy)
Jump to navigation Jump to search

Por favor ajude a traduzir esta página importante para o seu idioma.

A princípio, ficamos felizes que nossos tiles sejam utilizados por usuários externos para usos criativos e inesperados – ao contrário da maioria dos provedores de mapas, que insistem que você utilize apenas o API que eles fornecem.

Se você vir esta imagem ao invés do tile requisitado, sua aplicação pode estar fazendo solicitações fora do comum para a infraestrutura do OSM.

Contudo, os servidores próprios do OpenStreetMap funcionam inteiramente por meio de doações. Eles possuem capacidade completamente limitadas. O uso extensivo dos tiles do OSM afetam adversamente a habilidade das pessoas de editarem o mapa e é um insulto às doações individuais e ao patrocínio que oferece equipamento e largura de banda. Como resultado, pedimos aos usuários que obedeçam a esta política de uso dos tiles.

Os dados do OpenStreetMap são gratuitos para o usufruto de todos. Nossos servidores de tiles não.

Abaixo estão os requisitos mínimos a que os usuários do tile.openstreetmap.org devem aderir. Eles devem mudar futuramente, dependendo dos recursos disponíveis. Caso qualquer usuário ou padrões de uso causem todavia problemas para o serviço, o acesso pode ainda ser bloqueado sem notificação prévia. Nós tentaremos entrar em contato com as partes relevantes se possível, mas não podemos garantir.

Porém, como os dados do OpenStreetMap são gratuitos, muitas outras organizações oferecem map tiles feitos a partir dos dados do OSM. Se seu projeto não se adequar a essas condições, você pode obter map tiles derivados do OSM em outros lugares.

Requisitos

  • Uso intensivo (ex.: distribuir um aplicativo que utilize tiles do openstreetmap.org) é proibido sem permissão prévia dos System Administrators. Veja alternativas abaixo.
  • Exibir claramente atribuição de licença.
  • Não encorajar ativamente ou passivamente infração de direitos autorais.
  • Pedidos ao /cgi-bin/export podem apenas ser disparados por ação direta do usuário final (ex.: "clique aqui para exportar"). O pedido de exportação é uma função custosa (CPU + RAM) para ser executada e será frequentemente rejeitada quando o servidor estiver carregado.
  • Não insira diretamente nenhuma URL do tile.openstreetmap.org em uma aplicação.

Requisitos técnicos

  • Aplicação com identificação Valid User-Agent (usuário válido). Falsificar o User-Agent de outra aplicação irá fazer com que você seja BLOQUEADO.
  • Se conhecido, um HTTP Referrer válido.
  • NÃO envie cabeçalhos sem cache (no-cache headers). ("Cache-Control: no-cache", "Pragma: no-cache" etc.)
  • Fazer downloads Cache Tile localmente de acordo com o HTTP Expiry Header, ou ainda um mínimo de 7 dias.
  • Máximo de 2 threads de download. (Limites de dowload threads de navegadores não modificados são aceitos.)

Nota: navegadores modernos em configuração padrão geralmente passam em todos os requisitos técnicos acima.

Download em massa

Downloads em massa são fortemente desencorajados. Não faça download de tiles desnecessariamente.

Particularmente, fazer o download de áres significantes de tiles com nível de zoom de 17 ou mais para uso posterior ou offline é proibido sem consulta prévia a um administador de sistema. Esses tiles geralmente não estão disponíves (em cache) no servidor com antecedência e devem ser renderizados especificamente para esses pedidos, colocando uma carga sem justificativa sobre os recursos disponíveis.

Para evitar que seu acesso seja bloqueado, por favor discuta seu pedido com os administratores de sistema em suas páginas wiki ou no canal IRC antes de começar.

Alterações nesta política

Esta política pode ser alterada a qualquer momento de acordo com as necessidades e limitações do projeto. Serviços comerciais ou aqueles que buscam doações devem estar especialmente cientes de que o acesso pode ser suspenso em qualquer ponto: você pode não mais ser capaz de oferecer aos seus consumidores pagantes caso o acesso for suspenso.

Provedores alternativos de tiles do OpenStreetMap

Servidores grátis de tiles baseados em dados do OSM:

Servidores de tiles pagos:

Configurando seu próprio servidor de tiles:

Esta política se relaciona aos tiles Standard ("Mapnik") renderizados e servidos por {a,b,c}.tile.openstreetmap.org como parte do projeto OpenStreetMap. Não se relaciona a outros tiles que não são visíveis na página do OpenStreetMap.org, que podem ter sua própria política de uso. Você deve contatar projetos individuais, como o OpenCycleMap caso deseje utilizar seus tiles.

Veja também