Pt:Fortaleza/Importação de Endereços PMF

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Proposta de importação Conversão de dados Plano de trabalho Guia de importação Progresso

Importação de Endereços descreve uma proposta em curso de importação dos conjuntos de dados da IDE da Secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal de Fortaleza, no Brasil. Se você deseja participar ativamente vá diretamente ao Guia de Importação. Se deseja conhecer os detalhes mais técnicos da proposta, siga lendo.

É importante frisar que essa importação é semi-automatizada, devida a natureza dos arquivos disponibilizados, ou seja, não é possível realizar a importação dos dados de uma só vez. Isso requer uma experiência maior do usuário, levando também um maior tempo para realizar a importação e os devidos ajustes para publicação no OSM.

Objetivo

O objetivo é importar os endereços disponibilizados na IDE da SEFIN, mantida pela prefeitura.

Calendário

  1. agosto de 2021: Preparação da proposta de importação na wiki, discussão no grupo de Telegram OSM Ceará e prova/validação dos dados.
  2. setembro de 2021: Divulgação na lista de discussão talk-br, discussão no grupo de Telegram OSM Brasil e envio da proposta de importação à Lista de Discussão de Importações (em inglês).
  3. setembro de 2021: Anotação no catálogo de importações.
  4. setembro de 2021: Início da importação
  5. futuro: Término da importação

Dados a serem importados

Introdução aos dados

Os dados são providos pela Secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da sua Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE). Os dados são constantemente atualizados, e estão em diferentes formatos, como CSV e SHP. Os dados, originalmente, se referem aos lotes fiscais da cidade, que contém diversas informações como o endereço (único dado que importa para esta importação). Os dados são de boa qualidade (posicionamento e informações), mas não cobre todos os endereços reais da cidade. Isso varia muito, a depender do bairro analisado.

Local dos dados

Os dados podem ser acessados na IDE da SEFIN, através do seguinte procedimento:

  • Selecionar Downloads;
  • Cartografia Base;
  • Quadras Fiscais e;
  • Selecionar o arquivo CSV ou SHP, prosseguindo com o download.

Atenção: o download pode demorar a acontecer após o clique, é normal.

Licença de acesso e uso

A comunidade OSM tem permissão explícita para utilizar os dados da IDE, conforme trocas de e-mail do usuário User icon 2.svgmatheusgomesms (on osm) e a secretaria.

Tamanho do conjunto dos dados

O arquivo SHP tem 175 MB e o SHP compactado 62 MB. Após filtragem e limpeza, há um total de 377.451 endereços.

Combinação dos dados

Para que os novos dados não entrem em conflito com os dados existentes, deve-se seguir a seguinte estratégia:

  • Caso seja possível, realizar uma primeira filtragem com o Overpass Turbo, observando endereços já adicionados no OSM, e então remover esses endereços dos fornecidos pela prefeitura. Se não for possível, fazer uma checagem manual.
  • A princípio, permanecem os endereços que já estão mapeados no OSM, como recomendado. Eventualmente, se estiverem em significativa desconformidade, podem ser complementados pelos da camada da prefeitura, mantendo os dados de etiquetação do OSM. A total substituição vem em último caso, para não perder o histórico do endereço anterior no OSM.

Importação dos dados

Um tutorial mais detalhado está disposto na aba Guia de Importação.

Contudo, dado que possam haver problemas nos dados importados que exijam uma intervenção manual, se planeja realizar uma importação manual com revisão de cada objeto a ser importado.

Plano de trabalho

O volume de dados a serem importados é muito grande. Portanto, se propõe realizar o trabalho por regiões, iniciando das menores para as maiores. Pensa-se em realizar a divisão por bairros, utilizando o número de endereços como parâmetro. Em bairros maiores, pode-se dividir o trabalho por quadras, caso seja de interesse dos voluntários. Maiores detalhes estão expostos na aba Plano de trabalho.

Plano de reversão de conjunto de alterações

Se necessário, as alterações feitas podem ser revertidas usando o plug-in Reverter do JOSM.

Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer a contribuição da SEFIN de Fortaleza em nos disponibilizar os dados. Também reconhecemos e agradecemos o apoio nos dado pela Kaart, que nos permitiu realizar esta importação.