User:Vgeorge/Esboço Mapas Livres

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Inicio

Bem vindo ao mapaslivres.org!

Aqui você pode fazer download (link) de mapas livres do Brasil para GPS em diversos formatos, e também usar o fórum mapaslivres.org para saber como usá-los e tirar outras dúvidas.

Os mapas disponíveis são gerados a partir dos dados do OpenStreetMap, que é uma comunidade on-line que conta com milhares de pessoas de todo o planeta. Você também pode ajudar! Para saber como, clique aqui.

Download

Lista de arquivos para download

Fórum e Lista

forumlink direto Lista de Discussão

Como colaborar?

O OpenStreetMap é como uma Wikipédia dos mapas, onde qualquer um pode usar seu conhecimento para ajudar a construir o mapa livre do planeta!

É possível colaborar com o projeto de diversas maneiras. As mais simples, por exemplo, podem ser mapeando pontos de interesse ou corrigindo nomes de ruas, e as mais avançadas, atualizando as conexões entre cidades e checando nós duplicados. Claro que existem muitas outras maneiras de colaborar, e o wiki é um bom lugar para saber o que está acontecendo.

Projetos especiais

(criar sub-paginas para os projetos)

Tradução do JOSM

Conectividade

Ruas sem nome

Licença e Copyright

Os dados do OpenStreetMap estão sob a licença Creative Common tal. Ao contribuir com o OSM, você permanece sendo o detendor do copyright dos seus dados, mas estará compartilhando-os sobre a licença Creative Commons.

Uma premissa importante é que não é permitido usar nenhuma fonte cujos dados não sejam livres, como o Google Maps. Mas é possível utilizar dados de domínio público como os do IBGE.

A verdade é que é mais divertido usar o seu próprio conhecimento local e ir a campo coletar as informações.

Links

osm
forum
lista de discussao