Pt:Florianópolis

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Florianópolis, Santa Catarina
GD: -27.5973 -48.5496
GMS: 27°35′50.28″ S 48°32′58.56″ W
Wiki: Usuários
Wikipedia: Wikipedia pt Wikipedia en

Visualizações

Controle de qualidade

Extração de dados

Outras ferramentas


Florianópolis é um município em Santa Catarina.

Florianópolis é uma metrópole de nível 5 na hierarquia da gestão pública. É também o segundo município mais populoso e a capital de Santa Catarina, e é a sede da região metropolitana de Florianópolis.

OSM Grupo Floripa

Nós estamos tentando coordenar o trabalho dos vários colaboradores em Floripa.

Alvos no curto prazo

  • Mapear as vias principais e corrigir erros graves
  • Mapear lugares importantes para ajudar na orientação (dos mapeadores e dos usuários)
  • Importar dados do IBGE disponíveis sobre Floripa (veja abaixo)
  • Criar uma apresentação de OSM Florianópolis para um maior público

Visões

  • Mapa completo de todas as ruas (com Beira-Mar Continental)
  • Mapear o transporte público (veja abaixo)

Alguns mapas especiais

Transporte Público

Usando sistemas como Openbusmap, OpenPTMap ou o mapa de transporte público de Andy Allan é possível obter mapas completos de linhas de ônibus. Para listas de linhas/pontos numa certa área veja OpenStreetBrowser. Um aplicativo que usa os dados do OpenStreetMap Floripa para planejar viagens de ônibus é Transportr (veja palestra).

A página Linhas de ônibus em Florianópolis mostra fontes e o progresso do mapeamento dos pontos e das linhas de ônibus da cidade.

Para mapear as linhas é útil ter o nome de cada ponto (por exemplo no formato "[Rua] ([no. do ponto])". Por favor tentem colocar esses nomes (com número) também. Também tentem colocar os tags "shelter" (abrigo) e "bench" (banco) - com valores "yes" ou "no". Um ponto sem placa nenhuma é tageado com unsigned=yes.

Ciclovias

Existem alguns projetos para visualizar ciclovias/ciclofaixas. Um deles é OpenCycleMap. (As vias para bicicletas são azuis.)

Cadeirantes

wheelmap.org: Visualiza acessibilidade a cadeirantes usando Key:wheelchair. Traduzimos o site para português mas infelizmente os colegas do talk-br e a Aflodef ignoraram nossos e-mails sobre o projeto.

Links

OpenLinkMap: Mapa com links para sites de lugares no mapa e com outras funções interessantes

Documentos Úteis

Por favor, tentem dar suas fontes de nomes diretamente no OSM usando source (por exemplo, source:name=survey se vocês visitaram o lugar pessoalmente) para ajudar os outros a verificarem os dados. Se alguém achar que descobriu uma outra fonte que ainda não está na lista acima, avise no nosso fórum.

Possíveis fontes de dados

A prefeitura possui um sistema GIS com várias informações úteis, incluindo numeração de lotes [1], [2]. Poucas destas informações parecem estar disponíveis para download e não há informação de licença. Seria interessante contatar a prefeitura solicitando a liberação destes dados para uso no OSM e no OpenAddresses.

Mais Ideias?

No momento tentamos estabelecer um Fórum OSM Floripa. Ou mande um e-mail a um dos usuários em Florianópolis. Quem quiser também pode adicionar outras coisas a este Wiki.