Brazil/SC/Jaraguá do Sul/Prefeitura

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Utilizações Governamentais do OSM na Prefeitura de Jaraguá do Sul (PJS).

Links: Prefeitura de Jaraguá do Sul (mapa)

Histórico e metodologia inicial

Dois funcionários da PJS de conheceram o OpenStreetMap em 2014 e decidiram começar a usar. Já haviam antes tentado usar o Google-maps, mas havia grande dificuldade de interação com as ferramentas da Google no sentido de interagir e aceitar avisos e modificações.

Apesar das críticas quanto ao "uso oficial" de algo que pode ser alterado por todos, esse aspecto dinâmico do OSM não foi percebido como barreira. Por ser um município menor, o risco de uma edição de terceiros ser realizada e passar desapercebida, é pequeno; ao mesmo tempo que a auditoria periódica, por "poucos olhos", um ou dois funcionários, é viável.

Primeira fase

Em 2015 implantou-se o uso do OMS de fato na prefeitura. Foi definida um estratégia de longo prazo, com uma sequência de atividades de edição:

  1. sistema viário, urbano e rural (vias e seus nomes) e bairros;
  2. equipamentos públicos: escolas, creches, postos de saúde, hospitais, delegacias, praças, etc.;
  3. pontos de interesse: hotéis, bancos, igrejas, postos de combustíveis, etc.

A cada um destes itens, houve a preocupação em se realizar a inclusão por completo, incluir todos os elementos passíveis de serem editados no OSM.

Em seguida foram importados, em pequenos pacotes, os polígonos (lotes) das edificações do Cadastro Municipal.

For fim foram adicionamos os números de porta nas edificações. O trabalho foi realizado principalmente por estagiários de arquitetura e engenharia da prefeitura, quando estavam com pouco serviço.

Segunda fase

Com o Decreto 10.558 de setembro de 2015 (que alias vem servindo de modelo para outras prefeituras) houve o reconhecimento do OSM como sistema de geoprocessamento e mapa da cidade. Formalizado como ferramenta oficial, o OSM e as edições também adquiriram status de maior seriedade, reduzindo o risco de edições espúrias e "ruído" no mapa.

Continuou o enriquecimento do mapa da cidade com outras informações:

  • hidrantes,
  • lombadas e faixas elevadas,
  • radares
  • ...

Com a mesma preocupação inicial, em se realizar a inclusão por completo de cada tipo de item.

Terceira fase

Prevista para 2018/2019 ... revisão dos rios e demais corpos d'água, cadastro de metadados das ruas pavimentadas, ...

Integração com autarquias e autoridades responsáveis por outros serviços considerados de utilidade pública... Já houve a integração natural com a companhia de água e meio ambiente, que percebeu que o OSM do município se mostrava bastante completo e espacialmente preciso ...

Manutenção contínua

... o departamento (?) faz a manutenção diretamente editando no OSM...

Há um bom alinhamento com a Câmara Municipal, que é quem "batiza" ruas, escolas, etc. e dialoga dando mais detalhes sobre a localização das entidades batizadas. Apesar de ser obrigatória a publicação em Diário Oficial, são raros os casos que vem acompanhados de croqui ou descrição precisa.

Perspectivas futuras

... cadastro mais detalhado .. serão de grande importância os identificadores persistentes, de modo que uma simples planilha possa ser usada pela prefeitura, de forma confiável, como complemento do mapa.

...

Usos principais

  • planejamento urbano
  • cadastro da área rural ... onde estão as industrias .. onde o GPS ... mapslinnk fubciona

problema da confiabilidade

Apesar de serem dados espaciais, o registro de lotes para a cobrança de IPTU não pode ser realizado no OSM, e não se recomenda ainda nos dias de hoje que seja feito com o OSM.