Proposal:RededeEsgoto

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
RededeEsgoto
Proposal status: Proposed (under way)
Proposed by: Cyntiacid
Draft started: 2024-01-05


Proposal

Proposta de Novas Tags para Rede de Água e Esgoto no OSM

Este projeto faz parte da tese de doutorado de Cyntia Virolli Cid Molinae propõe a criação e adição de novas tags para representar objetos de rede de água e esgoto no OpenStreetMap (OSM). As tags propostas foram desenvolvidas com base nas normas brasileiras e manuais técnicos, visando contemplar os componentes do cadastro de água e esgoto, os principais materiais e peças de conexão utilizados no Brasil.

Tags Propostas:

  • NBR 12587/1992 – Cadastro de sistema de esgotamento sanitário
  • Manual do Saneamento do Ministério da Saúde

Para termos que possuem outro nome em diferentes regiões do Brasil, pode ser utilizada uma tag de equivalência; para isso, deve ser usado “:” no lugar do igual. Por exemplo, “pocosdevisita =PV”. Importância da Documentação em Português: A documentação das novas tags será elaborada em português para garantir a acessibilidade e compreensão por parte da comunidade brasileira de OSM. Como o projeto visa padronizar os dados de infraestrutura de saneamento no Brasil, é essencial que a documentação esteja no idioma nativo dos principais usuários e contribuidores. Isso facilita o uso, adoção e colaboração da comunidade local, promovendo uma melhor qualidade e consistência dos dados inseridos no OSM.

A documentação completa das tags, suas definições e aplicações práticas estará disponível na Wiki do OSM, facilitando a adoção por outros usuários e projetos relacionados ao saneamento.

Rationale

Este projeto visa padronizar e melhorar a qualidade dos dados de infraestrutura de saneamento no OpenStreetMap (OSM) especificamente para o Brasil. A proposta é necessária porque atualmente não existem tags suficientemente detalhadas e específicas para representar componentes de rede de água e esgoto conforme as normas brasileiras.

Motivos para a Proposta:

  1. Padronização: As normas NBR 12586/1992 e NBR 12587/1992, juntamente com o Manual do Saneamento do Ministério da Saúde, fornecem um padrão nacional para o cadastro de sistemas de água e esgoto. A inclusão dessas tags no OSM ajudará a uniformizar a forma como esses dados são representados e interpretados.
  2. Facilitação de Projetos Locais: Dados precisos e padronizados são essenciais para planejamento urbano, projetos de engenharia, gestão de recursos hídricos e iniciativas de sustentabilidade. A adoção dessas tags pode melhorar a eficiência e a eficácia desses projetos.

Tagging

Proposta de Novas Tags para Rede de Esgoto

Conjunto para rededeesgoto
Chave TAG (Etiqueta) Descrição Tipo
tubulacao coletoresgoto Coletor de esgoto é a tubulação subterrânea da rede coletora que recebe contribuição de esgotos em qualquer ponto ao longo de seu comprimento, também chamado de coletor público (FUNASA, 2015, p. 217;  ABNT, 1992b) Linha
interceptor Interceptores são canalizações que recebem os coletores de esgoto ao longo de seu comprimento, não recebendo ligações prediais diretas (FUNASA, 2015, p. 218; ABNT, 1992b)
coletortronco Coletor tronco é a tubulação do sistema coletor que recebe apenas as contribuições de outros coletores (FUNASA, 2015, p. 217; ABNT, 1992b)
emissario Emissário é uma canalização destinada a conduzir os esgotos a um destino conveniente, antes ou após o tratamento dos esgotos, sem receber contribuições ao longo do seu percurso (FUNASA, 2015, p. 218; ABNT, 1992b)
ligacaopredial Trecho do coletor predial situado entre o limite do lote e o coletor público (FUNASA, 2015, p. 216; ABNT, 1992b)
acessorios pv Poço de Visita: câmara visitável destinada a permitir a inspeção e trabalhos de manutenção preventiva ou corretiva nas canalizações (FUNASA, 2015, p. 217; ABNT, 1992b) Ponto
tl Terminal de Limpeza (TL): é um dispositivo que permite introdução de equipamentos de limpeza, podendo ser usado em substituição ao PV no início dos Coletores (FUNASA, 2015, p. 217; ABNT, 1992b)
cp Caixa de Passagem (CP): câmara subterrânea sem acesso, localizada em pontos singulares por necessidade construtiva e econômica do projeto (FUNASA, 2015, p. 217; ABNT, 1992b)
tipomaterial cobre Cobre (FUNASA, 2015, p. 110)
pvc Policroreto de Vinila.

Os tubos de PVC são altamente resistentes à corrosão e são bastante utilizados em redes coletoras (Bevilacqua, 2006, p. 16)

polietileno Polietileno (FUNASA, 2015, p. 110).

Os tubos de polietileno apresentam as seguintes vantagens:  alta resistência ao impacto, maior flexibilidade, baixa   rugosidade, menor número de juntas, alta resistência à corrosão e agentes químicos, manuseio e instalação mais fáceis e rápidos (Bevilacqua, 2006, p. 19)

concreto Concreto (FUNASA, 2015, p. 110).

Os tubos de concreto no sistema de esgotos sanitários são normalmente utilizados em emissários, interceptores e coletores tronco, com diâmetros maiores que 400mm e funcionando como conduto livre (Bevilacqua, 2006, p. 20)

ferrofundido Ferro fundido (FUNASA, 2015, p. 110). Nos sistemas de esgotos, os tubos de ferro fundido são utilizados principalmente em linhas de recalque e emissários de recalque. (Bevilacqua, 2006, p. 26)
ceramica Cerâmica (FUNASA, 2015, p.110). Os   tubos   cerâmicos, também   chamados   de “manilhas” apresentam   excelente   resistência à corrosão, não sendo atacados pelo ácido sulfúrico (Bevilacqua, 2006, p. 38)
fibrocimento Fibrocimento (FUNASA, 2015, p.110).

Esses tubos não são fabricados no Brasil há vários anos (Bevilacqua, 2006, p. 42)

PEAD Polietileno de Alta Densidade (FUNASA, 2015, p. 110)
PRFV Poliéster reforçado com Fibras de Vidro (FUNASA, 2015, p. 110)
aço Os tubos de aço são recomendados nos casos onde ocorrem esforços elevados sobre a linha, como em travessias diretas de grandes vãos. (Bevilacqua, 2006, p. 9)
estacaodeesgoto eee EEE – Estações de Elevatória de Esgotos. As estações elevatórias são unidades utilizadas para a finalidade de recuperação de cota; para a reversão de bacias e sub-bacias e para funções específicas nas estações de tratamento de esgoto (FUNASA, 2015, p. 230; ABNT, 1992b) Área/Ponto
ete Estação de Tratamento de Esgoto. conjunto de instalações destinadas

à depuração dos esgotos, antes do seu lançamento nos cursos d’água ou

reuso (FUNASA, 2015, p. 220; ABNT, 1992b)

Área/Ponto
Etiqueta em Português Sistema Etiqueta em Inglês Status
rededistribuicao Água distribution_network Nova
adutora Água water_main Nova
redeaguabruta Água raw_water_network Nova
ramalpredial Água service_connection Nova
epat (Estação Pressurizadora de Água Tratada) Água treated_water_booster_station Nova
captacao Água water_intake Nova
captacao Água water_intake Nova
reservatorio Água water_reservoir Existente (man_made=reservoir_covered)
tipomaterial Água/Esgoto material=* Existente (material=*)
coletoresgoto Esgoto sewer_collector Existente (pipeline=sewer)
interceptor Esgoto interceptor Existente (sewer=interceptor)
coletortronco Esgoto trunk_sewer Nova
emissario Esgoto emissary Existente (sewer=outflow)
ligacaopredial Esgoto service_connection Existente (pipeline=connection)
pv (Poço de Visita) Esgoto sewer_manhole Existente (manhole=sewer)
tl (Terminal de Limpeza) Esgoto cleaning_terminal Nova
cp (Caixa de Passagem) Esgoto passage_box Nova
eee (Estação Elevatória de Esgoto) Esgoto sewage_pumping_station Nova
ete (Estação de Tratamento de Esgoto) Esgoto wastewater_treatment_plant Existente (man_made=wastewater_plant)


Examples

Exemplo de Tags Propostas:

  • tubulacao=coletoresgoto
  • tubulacao=interceptor
  • tubulacao=coletortronco
  • tubulacao=emissario

Rendering

Features/Pages affected

External discussions

Comments

Please comment on the discussion page.