Pt:Curitiba/Mapeamento de acessibilidade no bairro Boqueirão

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Mapeamento de acessibilidade no bairro Boqueirão é um projeto de importação de calçadas e travessias de pedestres geradas pelo plugin SidewalKreator, em um bairro da cidade de Curitiba, no Brasil. O plugin gera novas geometrias a partir de vias mapeadas no OpenStreetMap, não utilizando uma base externa como fonte. No entanto, os dados são produzidos externamente e serão enviados em massa, constituindo um processo de importação.

Objetivo

Mapear todas as calçadas e travessias de pedestres em vias públicas do bairro Boqueirão, como parte da iniciativa de mapeamento de acessibilidade em Curitiba (discutida anteriormente na comunidade [1][2]).

Etapas

O projeto será dividido em cinco etapas, que abrangem toda a área selecionada. A importação de fato será realizada nas primeiras três, enquanto as últimas serão mapeamentos manuais voltados para informações de acessibilidade.

Etapa Identificação das alterações Previsão Progresso
1. Preparação das vias e geração de calçadas e travessias no plugin #AcessibilidadeBoqueirao dezembro de 2023 em andamento
2. Importação e conflação #AcessibilidadeBoqueirao #SidewalKreator #Import janeiro de 2024 aguardando revisão
3. Validação dos dados #AcessibilidadeBoqueirao #Validation janeiro de 2024 não iniciada
4. Mapeamento manual de calçadas em espaços públicos #AcessibilidadeBoqueirao fevereiro de 2024 não iniciada
5. Mapeamento em campo das etiquetas de acessibilidade (etiquetas geradas pelo StreetComplete) março de 2024 não iniciada

Dados a serem importados

A origem dos dados importados é a própria base do OpenStreetMap, visto que o plugin gera novas geometrias a partir de linhas mapeadas com a etiqueta highway=*. Portanto, se enquadram na Open Database License.

Repositório do plugin: https://github.com/kauevestena/osm_sidewalkreator
Vias utilizadas na geração: https://overpass-turbo.eu/s/1ENe

Preparação dos dados

A etapa inicial consistirá na atualização das vias utilizadas para a geração de calçadas e travessias, com base em imagens áreas disponíveis. O foco será melhorar a qualidade das linhas (corrigindo deslocamentos e etiquetas desatualizadas) e etiquetar trechos onde não há calçada lateral (com sidewalk:right=no ou sidewalk:left=no) e onde a largura da pista é excepcional (usando width=*).

Os dados gerados pelo plugin já são destinados à importação para o OpenStreetMap, sendo baseados no método de mapeamento de calçadas como uma geometria separada e nas diretrizes de mapeamento para rotas de pedestres. Os parâmetros a serem configurados no plugin são a área de interesse (limites do bairro), as distâncias e larguras das geometrias (definidas a partir de medições na região) e o critério de divisão das calçadas (pontos de endereço).

Combinação dos dados

Os dados gerados pelo plugin em formato GeoJSON serão inseridos no editor JOSM para importação. O processo de conflação será manual, unindo travessias às vias através da ferramenta de adicionar nós em intersecções e compatibilizando calçadas já mapeadas caso a caso, respeitando a preservação do seu histórico. Os conjuntos de alterações serão distribuídos em áreas menores, considerando a extensão do bairro.

Após publicadas as alterações, uma etapa de validação manual será conduzida por toda a área do projeto, como forma de controle de qualidade. Possíveis omissões e erros (como deslocamentos, sobreposições e geometrias inexistentes) poderão ser corrigidos em edições comuns.

Pós importação

Em complemento à importação, espaços públicos sem contato direto com vias (como praças e parques, onde há caminhos de pedestres que não podem ser gerados automaticamente) serão atualizados manualmente.

Outro mapeamento posterior será o das etiquetas surface=*, smoothness=*, kerb=* e crossing=*, com o objetivo de detalhar as condições de acessibilidade. Buscando uma informação mais atualizada e precisa, o mapeamento será feito em campo utilizando o editor StreetComplete.