Pt:Diagrama tipo torta

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Um Diagrama Tipo Torta é a imagem de um mapa de uma área a ser mapeada com linhas desenhadas sobre ele para formar fatias. Cada mapeador pode escolher uma fatia que irá mapear. A ideia é de coordenar esforços de mapeamento para evitar que duas ou mais pessoas dupliquem esforços mapeando a mesma área.

Isto é particularmente importante durante eventos de mapeamento, nos quais varias pessoas estão definitivamente fazendo levantamento topográfico ao mesmo tempo, mas um diagrama de torta também pode ser usado para coordenar num período de tempo mais longo. Fazer levantamento topográfico requer um trabalho braçal intenso, e claramente seria um desperdício ter duas pessoas acidentalmente andando na mesma rua coletando dados, mas um diagrama de torta também pode ser usado para coordenar trabalho de mapeamento remoto, para tentar evitar que duas pessoas simultaneamente insiram dados no mesmo local.

Como fazer um diagrama tipo torta

Muitos mapeadores reclamaram que criar um diagrama de torta é difícil. Na verdade é bem simples. Aqui vão os principais passos:

  1. Encontre a região que você quer, e o estilo que você quer (escolha um estilo no seletor de camada da página principal, ou procure em outros sites, exemplo: o estilo stamen toner é projetado para impressão).
  2. Capture a imagem da região.
  3. Carregue a imagem para algum editor de imagens como o Photoshop, Gimp, Paint.NET ou o Paint mesmo.
  4. Caso o software de edição de imagens suporte múltiplas "camadas", crie agora uma nova camada. Será melhor fazer cada uma das duas próximas etapas em camadas distintas, pois ficará mais fácil de corrigir qualquer erro fazendo desse jeito.
  5. Comece desenhando linhas para os limites dos pedaços da torta. O tamanho dos pedaços da torta varia com fatores como o tipo de evento da ocasião (objetivando pontos de interesse, ou somente levantando muitos nomes de vias), o número de pessoas participando, quão rápido elas estão mapeando, etc. Geralmente é bom desenhar as linhas em uma cor que não seja muito usada no mapa, e a ajustando para 50% de transparência. Lembre-se também que algumas pessoas irão imprimir o mapa em preto e branco.
  6. Usando uma ferramenta de texto, numere cada segmento da torta
  7. Exporte a imagem como png, e carregue-a para o wiki para o uso na página wiki do evento de mapeamento
  8. Inclua uma lista de números na página wiki para que cada pessoa se aliste a um segmento em particular

Ferramentas

Artigo principal: :Category:Collaborative software(en)
  • MapCraft é uma ferramenta para fazer diagrama de torta e acompanhar o progresso do mapeamento.

Exemplos

Não se preocupe quanto ao seu diagrama de torta ser perfeito como algum que tenha visto, mas aqui tem alguns exemplos para mostrar como eles são como podem variar em estilo.

História

O termo "torta" ficou associado ao OSM como resultado dos primeiros eventos de mapeamento, especificamente Mapchester(en), o primeiro evento de mapeamento em Maio de 2006. Um "Diagrama de torta" foi feito para ajudar com os esforços de mapeamento. Como se pode ver, este primeiro realmente tinha a forma bem semelhante à uma torta fatiada em pedaços:

Um dos primeiros "Diagrama de torta" para o evento de mapeamento Mapchester(en)