Talk:Mapeamento de Hidrografia no Brasil

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Classificação de Hierarquia Hidrológica

Etiquetação propostaː
usar no OSM os dados de Classificação Otto já levantados (quando houver) nos SHP da Agência Nacional de Águas (ANA)ː
ref:otto:ANA=... , conforme campo CORIO, nos arquivos SHP de cada Bacia Hidrográficaː Hidrografia 1000000.shp
(emː http://hidroweb.ana.gov.br/HidroWeb.asp?TocItem=4100)

- a confirmar / fonte explicativa do SHP(ANA).

Referências de discussões e propostas

- "Minha sugestão é criar uma ref relacionada a isso, como ref:otto:ANA". (https://t.me/OSMBrasil_Comunidade/24866)

- "Alguns pontos que precisaríamos discutir:
a) O conceito de wetland:
as áreas alagáveis variam de acordo com o evento/nível das águas. Normalmente enchentes tem tempos de recorrência, enchentes de 5 anos alagam uma área muito menor que uma de 100 ou 500 anos. Como mapear isso?
b) Uma coisa que falta no OSM é a hierarquia dos corpos d´água.
Aqui no Brasil usamos a ottocodificação, reconhecidamente uma das melhores. Andei olhando o mapeamento feito lá na Europa (...), não achei em nenhum rio. Seria questão de pensar em uma Tag específica nossa? Lembrando que isso inclusive está na PNH (Política Nacional de Recursos Hídricos) e a ANA vem implementando isso. Para mim isso é tão importante quanto identificar o tipo de cada via.
c) As Bacias Hidrográficas separamos em microbacias. É algo que pode-se mapear também."
(https://t.me/OSMBrasil_Comunidade/24864)


Identificadores oficiais

Os dados oficiais, que aparecem em leis, planilhas de prestação de contas, transparência, etc. quando sérios mostram identificadores dos objetos geográficos. É a unica forma segura de vincular entidade descrita no documento oficial com a entidade geográfica expressa em linha ou polígono no Openstreetmap. O foco inicial da comunidade OSM portanto deveria ser a garantia de fonte segura e preservação desses dados de identificação... Podemos apoiar o https://datasets.ok.org.br/cbh-codes

Aparentemente a hierarquia "ottoficada" parece ser mesmo a oficial (!), mas é necessário primeiro uma confirmação (onde está a evidência sobre isso? que lei ou comunicado oficial garante isso?)... a definição do primeiro nível pode agregar outros critérios e não coincidir exatamente com o resultado ottoficado... E os identificadores do shape podem não ser os identificadores em uso nos comitês... Falta verificar, obter as fontes de dados oficiais para esse importante detalhe.

Hoje a principal referência, seja nos documentos de prestação de contas, seja nas disputas por Direitos, são as jurisdições, conhecidas como Comitês de Bacia Hidrográfica.

Os dados de http://metadados.ana.gov.br/geonetwork/srv/pt/main.home não suprem o básico, que já foi solicitado... Dados parciais conseguidos aqui e ali não-oficialmente estão registrados em https://datasets.ok.org.br/cbh-codes

Exemplos de dados pobres fornecidos pelo metadados.ana.gov.br:

  • arquivo de planilha, "Historico_Cobranca_no_Brasil_Periodo_1996_2017_21062018" (lista comitês na cobrança, mas não associa a ID).
  • arquivo PDF com imagem pobre, e só primeiro nível da hierarquia de bacias oficiais "7-III.pdf".