User:Sturm/Tutorial

From OpenStreetMap Wiki
Jump to: navigation, search
Pequeno Tutorial de Edição


  1. Acesse o site www.openstreetmap.org/ e crie uma conta.
    Note que não é possível editar os mapas de forma anônima, ou seja, sem estar logado.
  2. Localize a cidade que você deseja mapear. Note que muitas cidades já estão parcialmente ou totalmente mapeadas.
    Caso queira uma sugestão de uma cidade para começar, "Estiva Gerbi" é uma opção. Para acessá-la, [www.openstreetmap.org/#map=13/-22.2827/-46.9480 clique aqui].
  3. Clique em "Edit", no canto superior esquerdo da tela. Note que o OpenStreetMap (OSM) suporta diferentes editores de mapa, que podem ser mais ou menos adequados para cada tipo de usuário. O editor padrão que será oferecido logo de cara é o iD, que serve à maioria dos usuários, é intuitivo para novatos e usa HTML5 (compatível com a maior parte dos navegadores e não precisa de plugin).
  4. O OSM permite mapear uma infinidade de coisas, de ruas e casas até postes e árvores. Comece pelas ruas, o mais básico.
  5. Após clicar em editar, dê um zoom adequado para visualizar de modo apropriado aquilo que se pretende editar. A edição não é possível quando se está com o zoom muito distante.
  6. Na parte superior da tela você irá visualizar três botões de edição, o Point, Line e Area.
    1. Pontos servem para marcar coisas pontuais como postes, árvores, telefones públicos etc.
    2. Linhas servem para marcar coisas como ruas, linhas de transmissão de energia, rios, riachos etc.
    3. Áreas servem para marcar coisas como casas, indústrias, lagos, ou seja, cria-se polígonos.
  7. Mapeando ruas:
    1. Cada rua deve, a princípio, ser constituída por uma única reta (linha). Inicia-se outra reta quando vamos mapear outra rua.
    2. Se a rua tiver áreas curvas, basta ir clicando com o mouse e criando pontos (pontos brancos) de virada. Tente usar a menor quantidade de pontos possível, mas sem deixar o desenho da rua disforme em relação ao mapa. A dica é apenas para não usar pontos desnecessariamente.
    3. Para finalizar a criação de uma reta (linha), dê dois cliques com o mouse.
    4. Após criar a reta (linha) que compreende toda a rua, selecione a linha e no menu à esquerda, selecione "Road" e depois, se for o caso, "Residential Road". Aí serão mostrados diversos campos como "Nome da rua", "mão", "limite de velocidade" etc. O nome da rua é algo básico.
    5. Siga criando as demais ruas.
    6. Ao criar ruas que se cruzam, é de extrema importância que você, ao cruzar a linha (rua) já existente, clique em cima dela, a fim de indicar que ali existe um ponto de conexão. Você verá que será criada uma bolinha cinza, indicando que ali as duas ruas se comunicam.
  8. Bom, isso já é um começo. Dê uma olhada ainda em learnosm.org. A continuar...