Brazil/Validação

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Existe um leque amplo de ferramentas e metodologias de verificação e validação. No OSM são reunidas sob o tópico quality assurance. Não há uma metodologia única e sequencial, não há obrigatoriedade de se validar. Além disso cada país pode ter suas leis e peculiaridades, exigindo metodologias, regras e parâmetros de precisão e de validação diferentes.

No Brasil a comunidade OSM-BR vem fazendo uso e recomendando a utilização de algumas ferramentas: foi recomendado abaixo um subconjunto daquelas listadas na quality assurance. Além disso surgiram ferramentas próprias da OSM-BR, e espaços próprios para relatar e discutir falhas e processos de validação.

Fundamentos e conceitos

Resumido do Glossário da validação.

Contextualizando e definindo os elementos principais da validação.

Curadoria das fontes
As fontes principais são controladas pela tag Key:source. Os valores válidos de source para o OSM-BR são definidos em Brazilian data sources, Pt:Brazilian data sources e listados pelo taginfo keys/source#values. Outras fontes como GPS traces são criadas pelos próprios usuários. Por exemplo geoftp.ibge.gov.br é uma fonte amplamente aceita, batizada com a tag IBGE. É a comunidade OSM-BR quem determinou quais são as fontes. Esse processo de curadoria se repete de tempos em tempos quando surge a demanda pela introdução de novas fontes. Além das fontes em uso, há demanda por uma curadoria das "fontes para comparação".
Confiabilidade dos dados
O grau de confiança nos dados tem origem na confiança das fontes dos dados, nos softwares de processamento dos dados, na confiança entre usuários e na confiança das metodologias empregadas. Controle de qualidade, completeza e acurácia são os termos eleitos na OSM para designar as diferentes facetas da confiabilidade dos dados. As metodologias, processos e ferramentas de validação são um recurso para elevar o grau de confiabilidade dos dados do OSM.
Relatórios de falhas
Assim como qualquer outra forma de controle de qualidade, durando o processo de validação podem ser detectadas falhas: elas precisam ser relatadas para que operações de correção sejam realizadas. Dois bons exemplos de relatório de "falhas e suspeitas": 1. tabela dos Municípios brasileiros com mapeamento deficitário, que vem da verificação de consistência entre IBGE e OSM; 2. ferramenta para Listagem de changesets OSM suspeitos, em resultmaps.neis-one.org.
Manifestações de endosso
Quando um usuário confirma ou aprova o que outro usuário fez, está endossando a modificação realizada. O "like" do Facebook e o "up vote" do Stackoverflow são exemplos populares de endosso. Há também o "endosso negativo", que é a manifestação de suspeita de falha. Este último é o único usado no OSM, e dispõe de boas ferramentas de geração de relatório, como o resultmaps.neis-one.org/osm-discussions.

Comprovação de uso e consenso

Dada a infinidade de ferramentas, e a impossibilidade de fazer uso de todas elas, é necessário eleger quais as mais adequadas ao OSM-BR e sua comunidade, para poder recomendá-las. Comprovação refere-se à demonstração de que "tem gente nossa usando", a ferramenta se aplica às estatísticas do OSM-BR, e apresenta histórico mínimo de utilização. Consenso refere-se ao passo seguinte, de confirmar com a comunidade que ninguém se opõe e mais de um usuário recomenda. Esse processo está sendo mantido na página de discussão.

Ferramentas específicas do OSM-BR

Com uso OSM-BR comprovado e recomendadas por consenso:

Lista de sugestões:

Ferramentas padrão recomendadas pelo OSM-BR

Ferramentas com uso OSM-BR comprovado e recomendadas por consenso:

  • ...

Lista de sugestões: