Pt:YouthMappers UFRJ

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Ver esta página em Inglês

Nossa missão

YouthMappers UFRJ espera promover a formação de estudantes, professores, pesquisadores e outros(as) interessados(as), em mapeamento colaborativo utilizando o OpenStreetMap, projeto internacional que disponibiliza uma base de dados cartográfica colaborativa online e softwares relacionados. Dessa forma, buscamos também promover a ciência cidadã, baseada inicialmente na temática da Redução de Riscos e Desastres (RRD), com a oportunidade de mapear colaborativamente locais sujeitos a inundações, alagamentos, movimentos de massa e erosão costeira no estado do Rio de Janeiro.

Logo YouthMappers UFRJ

Como se tornar um membro

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição de novos membros!

Curso de capacitação em mapeamento com OpenStreetMap

O curso de capacitação em mapeamento com OpenStreetMap oferece os recursos básicos necessários para a realização de mapeamento colaborativo na Internet, desde a participação como um(a) mapeador(a) até a organização de uma mapatona (maratona de mapeamento coletivo).

https://ivides.org/curso-osm-2023

curso.osm.ivides@gmail.com

A concepção e instrução do curso é da Dra. Raquel Dezidério Souto (IVIDES.org) e a carga horária é de 60h. Este curso faz parte do Capítulo YouthMappers UFRJ e maiores informações devem ser obtidas no portal do curso e por e-mail.

Devido ao grande sucesso, o curso foi transformado em curso de fluxo contínuo e o participante pode realizá-lo remotamente e enviar os seus resultados de atividades, seguindo as orientações que constam nas partes do curso. Para receber um certificado de aprovação, o(a) participante deve ter completado satisfatoriamente e enviado 70% das dez atividades indicadas neste programa, ou seja, 7 atividades, no mínimo. Será realizado o processamento dos dados a cada seis meses e emitidos os certificados, que serão enviados por e-mail para o(a) participante.

Escopo inicial de pesquisa

YouthMappers UFRJ inicia com ações que consistem em promover capacitação em mapeamento colaborativo, utilizando a base cartográfica OpenStreetMap. A temática inicial escolhida para o desenvolvimento das atividades de mapeamento do capítulo YouthMappers UFRJ é a Redução de Riscos e Desastres (RRD), com foco nas áreas de risco do Estado do Rio de Janeiro, tendo a cidade de Maricá, como município piloto do projeto.

Mais amplamente, esta iniciativa visa contribuir com o suporte informacional para pesquisas e tomadas de decisão (e outros fins). Assim, as mapatonas (maratonas de mapeamento) abrangerão especificamente as áreas sujeitas a desastres – riscos de movimentos de massa, enchentes e inundações, erosão costeira, entre outros; de acordo com o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2id) brasileiro, além de outras fontes de dados oficiais.

Projetos em andamento

(2023 - ) Mapeamento de áreas de risco na cidade de Maricá, Rio de Janeiro, Brasil

Mapas web dinâmicos

uMap com pontos de interesse (POI) e outras feições de interesse da pesquisa.

Mapa dinâmico em IVIDES.org com as feições já validadas.

Sobre nós

YouthMappers UFRJ faz parte do projeto internacional YouthMappers e é coordenado pela Dra. Raquel Dezidério Souto (IVIDES.org), sua presidente, e pelo Dr. Manoel do Couto Fernandes (GeoCart-UFRJ), professor mentor, em parceria com o Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada (LiGA-UFRRJ), o Laboratório Espacial de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais (Espaço-UFRJ) e outros grupos.

Equipe

HUB YouthMappers Rio de Janeiro

Acesse aqui as informações sobre as universidades que fazem parte do HUB YouthMappers Rio de Janeiro!

Contato

Home page - https://ivides.org/youthmappers-ufrj

Discord - https://discord.gg/3AARsSQ4MQ

E-mail - ym.ufrj@gmail.com

Instagram - @youthmappers.ufrj

Facebook - @YouthMappers UFRJ