Pt: Mapeamento das áreas de risco da cidade de Maricá (Rio de Janeiro, Brasil)

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

View this page in English

Mapeamento das áreas de risco da cidade de Maricá (Rio de Janeiro, Brasil)

Pesquisa em andamento (MAR 2023 - )

Contact

Dra. Raquel Dezidério Souto (IVIDES.org e GeoCart-UFRJ)

Prof. Dr. Manoel do Couto Fernandes (GeoCart-UFRJ)

ym.ufrj@gmail.com

Jardim Atlântico, Maricá (Rio de Janeiro) in JOSM, 2023-11-15.

Mapas web dinâmicos

uMap com pontos de interesse (POI) e outras feições de interesse da pesquisa.

Mapa dinâmico em IVIDES.org com as feições já validadas.

Área de interesse (AOI) inicial

A área geográfica considerada inicialmente (projeto piloto) foi subdividida em sete projetos, a fim de viabilizar as mapatonas e facilitar as validações. Cada uma dessas áreas corresponde a um bairro da cidade de Maricá. Os projetos de mapeamento estão disponíveis no TeachOSM Tasking Manager - Projetos #1529 #1535 #1536 #1537 #1538 #1539 #1542, facilmente localizados pelo nome da cidade: "Maricá".

https://tasks.teachosm.org/explore?text=Maric%C3%A1

Área 1 - Jardim Atlântico

Área 2 - Itaocara

Área 3 - Cajueiros

Área 4 - Mumbuca

Área 5 - Centro

Área 6 - Bananal

Área 7 - Jaconé

Motivação

A cidade de Maricá, no estado do Rio de Janeiro (Brasil), apresenta ocorrências frequentes de eventos de inundação,movimentos de massa e erosão costeira, atingindo edifícios e vias situados no centro da cidade e em outras localidades, causando transtornos para a população e a perda de vidas. Este é um projeto que está sendo coordenado pelo IVIDES.org, em colaboração com os integrantes do Capítulo YouthMappers UFRJ , além do auxílio eventual de outros(as) mapeadores(as) colaboradores(as) do Brasil e de países estrangeiros, como Angola ou Moçambique.

Os dados e informações levantados neste mapeamento poderão ajudar na gestão para a redução de riscos e desastres (RRD) e na busca de soluções para os problemas enfrentados na cidade. Este mapeamento tem o objetivo específico de mapear edificações, vias, pontos de interesse (POI) e pontos de alerta (POA), que sejam importantes nas atividades de socorro às vítimas, tais como a localização de hospitais, clínicas, igrejas, escolas etc.; localização de sirenes de alerta e alarme de emergência; de estações de monitoramento hidrológico e geológico, além da localização das cancelas.

Etapas de mapeamento

1. Levantamento dos dados

A partir das seguintes fontes: OpenStreetMap, Prefeitura Municipal de Maricá (Secretarias municipais relacionadas), IBGE (Censo Demográfico 2022), Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, outras fontes oficiais, pesquisadores(as) que utilizam(ram) o município de Maricá como área geográfica de pesquisa.

2. Validação dos dados

2.1 - Verificação da geometria das feições, por exemplo, se os edifícios (buildings) estão ortogonalizados e outros tipos de erros, como sobreposição de vias e edifícios - com Java OpenStreetMap Editor (JOSM);

2.2 - Verificação da duplicidade de dados e também de sua integridade - dados incompletos ou errôneos, corrigidos de acordo com as fontes de pesquisa consultadas - com JOSM, iD, Osmium, OSMCha, Osmose e OSM Inspector;

2.3 - Verificação da adequação das etiquetas - com Osmium, OSMCha, Osmose e OSM Inspector.

3. Disponibilização dos dados com licenças compatíveis à licença ODbL

Uma vez que os dados estão sendo mapeados, na medida do possível, na base cartográfica colaborativa mundial do OpenStreetMap, é necessário que tenham a sua licença compatível com a licença ODbL . Os dados de orgãos públicos, como o IBGE e secretarias de governo são públicos e investiga-se sobre a disponibilidade de licença compatível com as demais fontes de dados, como de pesquisadores(as) e instituições de pesquisa de modo geral.

4. Disponibilização das informações em uma plataforma virtual e colaborativa

A plataforma está sendo desenvolvida pelo Instituto IVIDES.org, na pessoa da Dra. Raquel Dezidério Souto, em diálogo com o grupo de especialistas que participam do projeto de extensão e de servidores públicos de instituições diretamente ligadas à proteção e defesa civil no município em questão.

A plataforma está disponível, ainda de forma embrionária, no endereço https://ivides.org/infomarica, para continuidade do mapeamento e para facilitar a consulta pública.

Links de interesse do projeto

https://tasks.teachosm.org/explore?text=Maric%C3%A1

https://ivides.org/infomarica

https://umap.openstreetmap.fr/pt-br/map/infraestrutura-para-rrd_1013950#12/-22.9233/-42.8432

https://ivides.org/youthmappers-ufrj

https://ivides.org/curso-osm-2023