User:!i!/PT flyer

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Junta-te ao OpenStreetMap!

Explora o mundo com um mapa mundial livre e gratuito!

Podes encontrar o website internacional em www.openstreetmap.org. Existe uma Wiki com muita informação e com um manual para iniciados. Em www.openstreetmap.pt encontrarás a entrada para a comunidade Portuguesa e ligações para fóruns e listas de correio eletrónico.

O OpenStreetMap (OSM) distribui todos os dados com a licença "Open Database License 1.0". Qualquer um os pode usar, desde que quaisquer alterações também sejam publicadas com a mesma licença aberta.

O mapa de Águeda nesta página e a zona em destaque, incluindo o globo na página principal, foram criados através de software livre usando dados do OpenStreetMap. O mapa foi criado por quem conhece o local nas suas movimentações do dia-a-dia. Não tem os erros típicos dos mapas feitos remotamente, com base em imagens aéreas, por quem nunca foi a Águeda.

turn page

Porquê um mapa mundial livre e gratuito?

Na internet é possível encontrar muitos mapas e plantas de cidades "gratuitos". Mas estes serviços são oferecidos para uso privado e não é permitida a sua republicação; assim, num panfleto como este não seria permitido usá-los. A informação também não é muitas vezes actual ou completa, e erros óbvios demoram muito tempo a ser corrigidos, principalmente fora dos grandes centros urbanos.

Mas ainda mais importante, é que apenas recebemos as imagens do mapa - não os dados, a base para criar o mapa. É necessário ter acesso a estes dados se quiseres produzir os teus próprios mapas, alterar mapas existentes para prestar num serviço móvel, ou para calcular uma rota personalizada.

Como funciona o OpenStreetMap?

Adicionamos dados ao OSM de várias formas. Um dispositivo GPS (podes usar o GPS do teu telemóvel, se tiver) e notas manuais são a maneira mais clássica. O GPS grava a rota por onde passas que depois transferes para o computador. Deves tirar notas para te lembrares dos detalhes: nomes das ruas, nome do infantário, horário dos restaurantes, etc.

Existem vários editores que podes usar para ver a rota percorrida, sobre imagens aéreas, para além de também mostrar os dados previamente adicionados por outros. No editor traças as estradas, edifícios, lagos, etc. Estás a acrescentar o teu conhecimento local, como seja o nome dos cafés, o horário das farmácia, etc.

Por fim, envias os dados acrescentados para uma base de dados central. Após um curto espaço de tempo, necessário para desenhar as alterações introduzidas, todos podem ver as tuas novas contribuições.

(at the sketch): GPS-Track, imagens aéreas, editor, mapa resultante