Pt:Creating city pages

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt-br:Creating city pages)
Jump to: navigation, search
Linguagens disponíveis — Creating city pages
· Afrikaans · Alemannisch · aragonés · asturianu · azərbaycanca · Bahasa Indonesia · Bahasa Melayu · Bân-lâm-gú · Basa Jawa · Baso Minangkabau · bosanski · brezhoneg · català · čeština · dansk · Deutsch · eesti · English · español · Esperanto · estremeñu · euskara · français · Frysk · Gaeilge · Gàidhlig · galego · Hausa · hrvatski · Igbo · interlingua · Interlingue · isiXhosa · isiZulu · íslenska · italiano · Kiswahili · Kreyòl ayisyen · kréyòl gwadloupéyen · Kurdî · latviešu · Lëtzebuergesch · lietuvių · magyar · Malagasy · Malti · Nederlands · Nedersaksies · norsk bokmål · norsk nynorsk · occitan · Oromoo · oʻzbekcha/ўзбекча · Plattdüütsch · polski · português · português do Brasil · română · shqip · slovenčina · slovenščina · Soomaaliga · suomi · svenska · Tiếng Việt · Türkçe · Vahcuengh · vèneto · Wolof · Yorùbá · Zazaki · српски / srpski · беларуская · български · қазақша · македонски · монгол · русский · тоҷикӣ · українська · Ελληνικά · Հայերեն · ქართული · नेपाली · मराठी · हिन्दी · অসমীয়া · বাংলা · ਪੰਜਾਬੀ · ગુજરાતી · ଓଡ଼ିଆ · தமிழ் · తెలుగు · ಕನ್ನಡ · മലയാളം · සිංහල · ไทย · မြန်မာဘာသာ · ລາວ · ភាសាខ្មែរ · ⵜⴰⵎⴰⵣⵉⵖⵜ · አማርኛ · 한국어 · 日本語 · 中文(简体)‎ · 吴语 · 粵語 · 中文(繁體)‎ · ייִדיש · עברית · اردو · العربية · پښتو · سنڌي · فارسی · ދިވެހިބަސް

Work in Progress! Em Obras! --Skippern 13:34, 31 December 2009 (UTC) Creating city pages

Introdução

Temos toda uma massa alastrando de páginas wiki sobre lugares. Artigos sobre os países estão ligados a projetos de mapeamento. Dependendo de como as coisas estão organizadas (e se eles foram organizados ainda) você pode ver uma lista das regiões, províncias ou municípios, cada um com sua própria wiki. No nível mais baixo, temos páginas wiki dedicado a diferentes cidades, cidades ou mesmo vilarejos.

O objetivo principal dessas páginas wiki, é coordenar o mapeamento do lugar. Isto pode incluir uma quebra dos bairros dentro da cidade, a descrição do que é o mapeamento eo quanto eles têm. Às vezes, estimativas de percentual de conclusão são dadas. A forma como essa informação é organizada não é ajustado para baixo como uma política wiki. Hoje é deixado para as preferências ou quem edita estas páginas (geralmente as pessoas que ali vivem, mas também jardineiros wiki outros).

Infelizmente, há uma tendência para estas páginas a cair em desuso, e conter out-of-date imagens de mapas e informações sobre o andamento de mapeamento. De fato, historicamente, antes tínhamos o recurso de navegação num mapa slippy, algumas destas páginas wiki foram criados apenas para nos dar um lugar para mostrar uma imagem do mapa. Como tal, não existe uma informação muito velho retroceder ao redor. Para evitar que páginas wiki tornando-se um fora-de-data, as pessoas deverão ter em conta se a informação que está a adicionar é susceptível de ser mantido. Quanto tempo demorará para ele ir para fora de data? Am I a intenção de manter as informações a mim mesmo? Qual a probabilidade de que alguém irá fornecer atualizações? Com isto em mente, você pode decidir não criar uma página de todo lugar, ou você pode decidir limitar a informações sobre o andamento de mapeamento de tentar proporcionar.

Coloque as páginas também pode servir para atrair pessoas que de outra forma não poderia ter encontrado o projeto de OSM, e reunir-se uma admiração pequeno motor de pesquisa (especialmente se a ligação de pessoas para estas páginas de outros sites). Tente incluir informações destinadas a moradores locais, para que as pessoas na sua área de interesse no projeto, mas lembre-se você pode facilmente apenas links para páginas como o Ajuda, Sobre, e se envolver, sem tentar explicar o projeto mais uma vez!

Criando um wiki

Navegar através de páginas nas projectos de mapeamento, para encontrar um local adequado para a sua página nova cidade, por exemplo, você pode adicionar um item a uma lista de cidades.

Vá para o "editar" guia, e adicionar o nome da sua cidade, região ou área. O nome do lugar deve ir em uma nova linha, com duplo colchetes em torno dele.

Exemplo:

*[[Londrina]]

Pressione o botão "Salvar", e seu link deve aparecer como vermelho, indicando que é uma página que não tenha sido criado ainda. A * irá adicionar o ponto de bala.

Siga o link vermelho. Isso lhe dará uma interface de edição para sua nova página. Veja Wiki Ajuda para obter mais informações.

Usando um modelo para criar o texto da página

Copie o seguinte texto em sua nova página (usando o "Editar esta página"), e preencher em cada um dos campos.

{{Template:Pt:Place|name=|type=|subarea|area=|image=|lat=|long=|zoom=}}
  • Template:Pt:Place - Este é o nome do modelo (para o português brasileiro, o modelo padrão é place); não modificá-lo, não coloque um sinal de igual por ela!
  • name - nome oficial da cidade.
  • type - cidade, região, ilha, etc
  • subarea - (opcional) de uma região ou município.
  • area - normalmente o país (utilizado para facilitar a busca do lugar).
  • image (opcional) - o nome do arquivo de uma imagem do mapa carregado para a wiki. Inicialmente você pode deixar este campo em branco.
  • lat - latitude do local, em graus.
  • long - longitude do local, em graus. Use um sinal negativo para o hemisfério ocidental, por exemplo, Brasil.
  • zoom - nível de zoom utilizado para ver a área inteira no visualizador OpenStreetMap.org. Basta digitar "zoom = 11" se você não conhece.

Exemplo:

{{place|name=Bedford|type=town|area=UK|image=Image:Bedford_centre.png|lat=52.15|long=-0.45|zoom=11}}

Salvar (ou visualização) da página, e ele deve estar cheio de informações sobre a sua cidade, com links para OpenStreetMaps da área e vários outros pedaços de texto que descreve o lugar.

Os detalhes completos do Template:place e Template:Pt:Place pode ser encontrada no modelo de páginas, incluindo detalhes dos parâmetros (e outros parâmetros opcionais).

Criando uma imagem do mapa

Você pode mostrar um mapa na página ao carregar um arquivo de imagem para o wiki, ou usando a sintaxe <map>.

A sintaxe <map>

Exemplo:

<map lat=51.485 lon=-0.15 z=11 w=300 h=200 format=jpeg />

Coloque este na próxima linha abaixo do local {{Template:Pt:Place}}</nowiki> modelo de referência. Obviamente "lat" e "lon" parâmetros será muitas vezes exactamente os mesmos que foram utilizados para o lugar de modelo. Da mesma forma com "z" (o nível de zoom). O "w" e "h" valores controlar a largura e altura da imagem do mapa. Não vá muito grande, porque a imagem precisa sentar-se confortavelmente, como ilustração no topo de sua página wiki. Para imagem pouco dinky você pode querer aumentar o nível de zoom por 1 (mais zoom do que no modelo de referência).

Os resultados <map> sintaxe em uma imagem que é automaticamente atualizado, conforme o Mapa desenvolve (em geral, melhor!). Ela só pode apresentar uma prestação de tiles@home no momento atual. Ver Mapnik não está disponível. Se o processamento foi em blocos bits azul, que será um problema litoral. Você poderia consertá-lo!

Você também pode usar um mapa interactivo slippy map:

<slippymap lat="53.283" lon="9.717" z="12" w="450" h="380" layer="mapnik"></slippymap>

Layer: 'mapnik', 'cycle', 'transport' (Talk:Creating_city_pages e Slippy Map MediaWiki Extension)

Upload de um arquivo de imagem

A velha maneira de fazer as coisas (que ainda é amplamente utilizado) é fazer o upload de um arquivo de imagem para o wiki. Isto tem a grande desvantagem que a imagem não é atualizada automaticamente como o mapa se torna. Mas isso não significa que você pode usar Mapnik vista, ou algum outro processamento.

Siga as instruções na Osmarender para processar um mapa bonito, ou usar uma das outras ferramentas da Category:Pt:Outputs, ou apenas tomar um screenshot da sua área no mapa. PNG é o formato em favor de mapas.

Carregar a imagem para o wiki, usando o arquivo "Upload" (link inferior esquerdo).

Finalmente editar a página wiki de novo, e definir o parâmetro de imagem, por exemplo image=Image:Brasília-map.png.

Categorização da cidade

O Template:place (veja acima) vai atribuir automaticamente a página para as seguintes categorias:

  • Se o parâmetro é definido Subárea seguida, a página será atribuído a uma categoria como "Cities in subárea" (ou "Towns in". "Villages in ..")
  • Se o parâmetro Subárea não está definido, ou subárea está definido ea categoria correspondente não existir, a página será atribuído a uma categoria como "Cities in área".
  • Se existe uma categoria com o mesmo nome como o local em seguida, a página será atribuído a essa categoria.

Se você deseja adicionar manualmente uma nova categoria (ou você não usou Template: Place), em seguida, adicionar texto ao fundo da página, dizendo que categoria o local está dentro.

Exemplo:

[[Category:Towns in Canada]]

Para encontrar uma categoria apropriada, olhar através Category:Places.

Outras coisas que você pode fazer

  • Se o lugar tem vários nomes, grafias alternativas, capitalização, etc, em seguida, criar páginas de redirecionamento para que elas link para a sua nova página. Veja Ajuda:Redirect para saber como fazer isso.
  • Se existe algum projeto para o seu país (ver Category:Projects para uma lista, ou página de projetos de mapeamento), em seguida, adicionar a sua cidade para essa página.
  • Considere adicionar o mapa para o artigo da Wikipedia sobre esse lugar, alguns exemplos são listados na categoria OpenStreetMap na Wikipédia.
  • Você pode querer controlar o status de sua cidade, utilizando o modelo de Landkreis München.

Mais informações

Qualquer problema, pergunte na lista de discussão ou outros canais de contato.