Pt:Sobre o OpenStreetMap

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt:About)
Jump to navigation Jump to search
Obter ajuda Sobre o OpenStreetMap Navegar pelo mapa Como contribuir Contribuir com dados do mapa Editores Glossário (en) Guia do iniciante

an unequal sign

Esta página é uma tradução de outra página, mas o conteúdo parece estar fora de sincronia com o texto original em inglês. Por favor, ajude a atualizar esta tradução, se possível.

O OpenStreetMap é um mapa editável de todo o mundo, que foi feito a partir do zero por voluntários e disponibilizado sob uma licença livre.

Licença

A Licença do OpenStreetMap permite acesso livre (ou quase livre) às imagens dos mapas e aos dados em bruto dos mapas. O projeto promove utilizações novas e interessantes desses dados. Veja a página de perguntas frequentes para mais informações sobre o porquê de nós querermos construir um mapa livre, assim como a resposta para a pergunta mais frequente: "Por que não simplesmente usar o Google Maps?".

O mapa

Navegar no mapa é fácil. O mapa ainda não está completo, mas temos alguns lugares (en) com uma cobertura completa (nos quais há pessoas a mapear de forma mais entusiasmada). Muitas pessoas e empresas já começaram a utilizar esses dados de maneiras novas e interessantes.

Como atualmente estamos desenvolvendo o software para visualizar e editar os mapas, e atualizando o hardware dos servidores (en), podem ocorrer períodos em que o mapa, ou as funções de edição, não estejam disponíveis. Veja o Estado Atual da Plataforma (en).

Mapear

Este projeto não é simplesmente um projeto de software. Muitos editores saem das suas casas e andam pelas cidades e pelo interior para criar os mapas, num esforço de mapeamento de forma coletiva. Nós usamos software de edição colaborativa do tipo wiki, o que significa que os mapas continuarão a crescer e a ficarem mais completos. Se tiver um dispositivo GPS também pode contribuir com as trilhas GPS que tenha gravado no dispositivo. Também recorremos a dados derivados das imagens de satélite do Bing, com permissão da Microsoft, ou outras técnicas de mapeamento(en). Qualquer pessoa pode começar logo a editar os mapas com o editor "iD", "Potlatch", ou com o editor JOSM.

Desenvolvimento

Muito do trabalho em desenvolvimento (en) de software está a levar este projeto em diferentes direções. Como mencionado acima, nós criamos várias ferramentas de edição. Na verdade, o OpenStreetMap funciona utilizando programas de código aberto, desde a interface Slippy Map (en) até o protocolo de acesso de dados brutos (um webservice para ler e escrever dados de mapas). Há muito escopo para sub-projetos trabalharem e usarem os dados, mas nós também precisamos de ajuda para corrigir erros dos programas e adicionar novas funcionalidades para os componentes centrais.

Interessado em participar? Os novos mapeadores e programadores são sempre bem-vindos!

A OpenStreetMap Foundation

A OpenStreetMap Foundation é uma fundação responsável pela aquisição e manutenção dos servidores que alojam o OpenStreetMap, assim como pela angariação de fundos para suportar essa infraestrutura. Enquanto que a fundação suporta o projeto, esta não controla o projeto nem é a proprietária dos dados dos mapas. A fundação dedica-se também a fomentar o crescimento, o desenvolvimento e a distribuição dos dados geo-espaciais para que qualquer pessoas os possa consultar e usar.