Pt:Key:ferry

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg ferry
FerryKrasnyProfinternNovodashkovo.jpg
Descrição
Descreve um serviço de balsa numa rota ou numa parada Edit this description in the wiki page. Edit this description in the data item.
Grupo: transporte público
Usado nos elementos
pode ser usado em pontospode ser usado em linhaspode ser usado em áreaspode ser usado em relações
Combinações úteis
Situação: de factoPage for proposal

No Brasil, os termos  balsa e  barca são usados de formas diferentes em cada região do país para diferentes tipos de serviços de transporte fluvial: ora de veículos de carga, ora de veículos de passeio, ora só de passageiros sem veículos. Por vezes, o transporte de veículos pelo modal fluvial integrado à malha rodoviária é chamado de transporte rodofluvial. Todos esses tipos são representados por route=ferry em combinação com uma ou mais etiquetas de acesso e, nas rotas com transporte de veículos motorizados, podem ser combinadas com ferry=*.

O texto desta página é a tradução do artigo original em inglês, conferida em 23/05/2020.

A etiqueta ferry=* fornece uma descrição adicional sobre o serviço oferecido em uma rota de balsa ou em um ponto de parada.

Pontos de parada de transporte público

Em combinação com public_transport=*, ferry=yes indica que uma balsa para neste local, e ferry=no indica o contrário. No entanto, amenity=ferry_terminal é usada com frequência muito maior para representar esse tipo de ponto de parada. Veja também Pt:Public transport in Brazil#Barcas.

Rotas

Com route=ferry, essa etiqueta pode assumir a classificação de highway=* das estradas conectadas pela rota de balsa, como se fosse uma ponte.

A proposta original lista alguns outros valores possíveis para ferry=*, mas eles não são amplamente usados (agosto de 2015).

Valores

Os valores indicam as mesmas classes de estradas, como na etiqueta highway=*.

Chave Descrição
ferry=trunk Análoga a highway=trunk
ferry=primary Análoga a highway=primary
ferry=secondary Análoga a highway=secondary
ferry=tertiary Análoga a highway=tertiary
ferry=unclassified Análoga a highway=unclassified