Pt:Linha

From OpenStreetMap Wiki
(Redirected from Pt:Way)
Jump to navigation Jump to search
Mf way.svg

Um way (traduzido como linha, ou caminho) é uma lista ordenada de nodes, que normalmente é possuidora de pelo menos uma etiqueta ou está incluída dentro uma Relação. Uma linha pode ter entre 2 e 2.000 nós, embora seja possível que existam linhas defeituosas com zero ou um único nó. Uma linha pode ser aberta ou fechada. Um "caminho fechado" é aquele cujo último nó no caminho também é o primeiro dessa linha. Um caminho fechado pode ser interpretado como uma linha fechada, ou uma relação, ou ambas.


Em Novembro de 2017, o OpenStreetMap contava com mais de 450 milhões de linhas.

Tipos de linha

Caminho aberto way

Um caminho aberto descreve uma característica linear que não compartilha um primeiro e último nó. Muitas estradas, córregos e linhas ferroviárias são formas abertas. Identificando a direção de uma 'linha'.

Caminho fechado closed way

Um caminho fechado é um caminho no qual o último nó do é compartilhado com o primeiro nó com marcação adequada. Um caminho fechado que também possui a etiqueta area=yes deve ser interpretado como uma relação (mas a etiqueta não faz-se necessária a maior parte do tempo, veja a seção abaixo).

O seguinte caminho fechado seria interpretado como multilinhas fechadas:

  • highway=* Os caminhos fechados são usados para definir rotundas e passeios circulares
  • barrier=* Os caminhos fechados são usados para definir barreiras, como coberturas e paredes, que circundam completamente uma propriedade.

Relação area

Artigo principal: pt:Area

Uma relação (também polígono) é uma área preenchida fechada de território definido de forma fechada. A maioria das formas fechadas são consideradas relações mesmo sem uma etiqueta de area=yes (veja acima algumas exceções). Exemplos de relações definidas como formas fechadas incluem:

Para as etiquetas que podem ser usadas para definir polígonos fechados, é necessário também adicionar uma etiqueta de area=yes no caso da área desejada. Exemplos incluem:

As relações também podem ser descritas usando uma ou mais formas associadas à uma relação de multipolígono.

Combinação entre polilinha e relação fechada

É possível que uma forma fechada seja marcada de forma a que ela seja interpretada tanto como uma polilinha fechada como também como uma relação/área.

Por exemplo, uma forma fechada que define uma rotatória em torno de uma área gramada pode ser marcada simultaneamente como:

Exemplos

Rua como um vetor

Uma via residencial de mão única, etiquetada com highway=residential + name=Clipstone Street + oneway=yes

  <way id="5090250" visible="true" timestamp="2009-01-19T19:07:25Z" version="8" changeset="816806" user="Blumpsy" uid="64226">
    <nd ref="822403"/>
    <nd ref="21533912"/>
    <nd ref="821601"/>
    <nd ref="21533910"/>
    <nd ref="135791608"/>
    <nd ref="333725784"/>
    <nd ref="333725781"/>
    <nd ref="333725774"/>
    <nd ref="333725776"/>
    <nd ref="823771"/>
    <tag k="highway" v="residential"/>
    <tag k="name" v="Clipstone Street"/>
    <tag k="oneway" v="yes"/>
  </way>

Os nós que definem a geometria do caminho são enumerados na ordem correta e são indicados apenas por referência usando seu identificador exclusivo. Esses nós devem ter sido definidos separadamente com suas coordenadas.