Pt:Tag:surface=sett

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
Public-images-osm logo.svg surface = sett
Granite Setts.jpg
Descrição
Pavimento construído com pedras naturais cortadas de forma tosca e em formato regular. Show/edit corresponding data item.
Grupo: propriedades
Usado nos elementos
pode ser usado em pontospode ser usado em linhaspode ser usado em áreasnão deve ser usado em relações
Combinações úteis
Situação: de facto

Descrição

A etiqueta surface=sett destina-se ao pavimento de paralelepípedos/paralelos. Formado por pedras naturais cortadas de forma tosca a uma forma regular, com faces retangulares. As pedras não cobrem a superfície totalmente e formam um piso que não é perfeitamente regular, ao contrário de surface=paving_stones, e não têm o topo arredondado, ao contrário de surface=unhewn_cobblestone. São pisos que se podem tornar escorregadios. Inclui a  calçada portuguesa, que deve ser mapeada acrescentando-se sett:style=portuguese. No Brasil, geralmente inclui o pavimento poliédrico (pedra tosca / de mão) quando as pedras forem talhadas e niveladas no topo.

Devido à confusão e conflitos de termos populares e termos técnicos conflituantes, estas etiquetas são usadas incorretamente com certa frequência.

Subetiquetas

Tipo

sett:type=* descreve o tipo das pedras individuais que formam o pavimento. Possíveis valores:

Padrão

sett:pattern=* descreve o desenho/padrão formado pela organização das pedras.

Estilo

sett:style=* descreve o estilo de pavimento, onde se inclui a calçada portuguesa:


Ver também

Chave Valor Comentário Imagem
surface unhewn_cobblestone Pavimento formado por pedras arredondadas naturais, não cortadas, mas bem firmes ao chão, ao contrário de surface=pebblestone. Ancient road surface.jpg
surface paving_stones Superfície relativamente suave pavimentada com blocos artificiais (pavimento intertravado, tijolos, azulejos, ladrilhos, lajes fabricadas) ou pedras naturais (mármores, lajes) com topo plano, ao contrário de sett, cujo topo é cortado de forma tosca. As lacunas entre cada unidade são muito estreitas, seja porque as peças têm um formato perfeitamente regular (forma retangular ou outra que preencha a superfície totalmente) ou porque foram cuidadosamente selecionadas, adaptadas e encaixadas para formar uma superfície plana, fechada e nivelada, sem grandes ondulações. Surface paving stones.jpgDscf1620-800.jpg

Possíveis erros de etiquetagem

Se souber de locais com esta etiqueta, verifique se podem utilizar outra etiqueta.
As edições automatizadas são extremamente desaconselhadas a menos que saiba o que está a fazer!