Proposal talk:Brazil/Padronização das escolas públicas do Brasil

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Discussão sobre a proposta de padronização das escolas públicas no Brasil.

Proposta alternativa: manter o nome original se o prefixo da instituição tiver até 3 palavras E se não tiver outra instituição com o mesmo nome na cidade

  • Exemplo de nome que seria mantido: Centro Municipal de Educação Maria Silva (3 palavras)
  • Exemplo de nome que seria alterado: Escola de Ensino Fundamental e Médio Maria Silva (4 palavras)

--Wille (talk) 11:28, 4 May 2021 (UTC)

Oi Wille, obrigado pela contribuição! Ainda que eu concordo com seu input, eu particularmente não gosto dessa abordagem por criar algumas regras que dificultam o mapeamento, o que pode levar a criar outras e no fim ficar impraticável haver uma padronização. De qualquer forma, e isso foi culpa minha de não abordar e deixar mais claro na proposta, até mencionei isso para o santamariense no Telegram OSM Ceará que essa proposta seria utilizada somente para escolas públicas que contém essas siglas (EEF e afins).
No caso do CMEAS, ela é uma escola privada que não tem nenhuma sigla, além da abreviação CMEAS, que pode ir pro short_name ou até para o loc_name (conforme proposta). Sobre o Colégio Modelo, creio que tampouco ela tem alguma sigla.
Aliás, utilizando o exemplo do Colégio Modelo, pela minha pesquisa, há várias delas pela Bahia, inclusive por Salvador salvo engano, o que nos traz à discussão dos nomes repetidos. Eu discordo de que isso possa confundir os usuários em uma busca. No exemplo dos colégios modelos, como faríamos? Eu acho que o dado oficial (nome completo expandido) poderia estar na etiqueta official_name conforme proposta, sem trazer prejuízo ao banco de dados. Mesmo se esse dado estivesse na etiqueta name, como no caso das escolas Santa Luiza em Fortaleza, não creio que isso ajudaria o usuário (Escola de Ensino Fundamental e Médio Santa Luiza e Escola de Tempo Parcial Santa Luzia para um usuário comum não significa muita coisa, na minha opinião).
Estando da maneira proposta por ti ou pela proposta de simplificar, o resultado seria o mesmo na busca: as duas escolas seriam encontradas, e o usuário teria de saber em qual bairro desejaria ir (em um caso de roteamento, por exemplo). Se, mapeando de acordo com a proposta, o usuário coloca esse nome oficial, o dado seria encontrado também pois estaria na etiqueta official_name.
Então, em resumo, diria que essa proposta de manter o nome original baseado nessas condições dificultaria o mapeamento, além de não trazer uma vantagem clara na utilização dos dados. Em relação a essas instituições como Colégio Modelo, Centro Municipal de Educação Agamenon Santana, Colégio da Polícia Militar do Ceará etc., essa proposta de substituir para Escola xxxx não seria válida. Se estiverem de acordo, e a proposta for aprovada, podemos (e devemos) adicionar e explicitar melhor essa explicação. O que talvez seria inválido era indicar quais siglas devem ser substituídas ou não, pois nunca teríamos uma lista exaustiva. Devemos crer no bom senso do mapeador, mas sei que isso também abre margem à interpretações.
De qualquer forma agradeço bastante sua contribuição e seu voto, e vamos ver o que os outros companheiros de edição acham sobre as propostas apresentadas!
Matheusgomesms (talk) 03:56, 5 May 2021 (UTC)