Talk:Brazil/Associação/Rodada/4.2

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Discussão livre, subsídios, etc.

Sugestão-1 de estrutura organizacional

Estrutura básica sugerida: 1-associado-1-voto nas assembleias, direito de participação com pelo menos um voto nas iniciativas onde contribuir (destinar precentual da sua contribuição). Algo como 15% das contribuições ficam para a manutenção da associação.

A Associação, pelos objetivos votados, se propõe a organizar eventos, incubar projetos', oferecer serviços de assessoria, etc. Além disso a Associação gostaria de receber contribuições de empresas, autarquias, prefeituras, etc.

Organizar isso tudo num quadro de associados pode não ser simples... E ao mesmo tempo, por ser uma governança mais aberta e democrática, sem correr riscos de que um grupo de interesse mais específico domine as votações com mais associados...

Entre os objetivos da associação ficou definido que ela coordenaria eventos, programas educacionais, ações de difusão, programas de suporte/assessoria técnica, etc. e incubaria projetos. Podemos chamar genericamente de "iniciativa" a cada uma dessas iniciativas.
Tentando representar através de diagrama UML de classes:

UML-Associados.png
  • Associados: todos com direito a um voto em assembleia. Todos podem contribuir com anualidade, destinando até 80% da sua contribuição a iniciativas específicos.
    • Associado mapeador: pessoa física. Precisa estar registrado no OSM.
    • Associado institucional: pessoa jurídica, voto do representante (que deixa de votar como mapeador).
      Pode ser desde um microempreendedor individual até uma empresa multinacional, uma prefeitura ou uma autarquia do governo.
  • Plataforma de Iniciativas: o associado destina um percentual da sua contribuição a um iniciativa. Estrutura organizacional que estabelece regras de gestão, etc. para diversos os tipos de iniciativa previstos:
    • Assessoria (programa ou iniciativa temporária): coordenar um ou mais consultores OSM-BR. Por exemplo assessoria jurídica para a promoção de licenças livres em uma prefeitura.
    • Evento: coordenar evento com equipe OSM-BR.
    • Normatização (programa ou iniciativa temporária): criar ou apoiar (através de comitê técnico OSM-BR) alguma iniciativa de normatização, relacionada ou não ao OSM.
    • Preservação (programa ou iniciativa temporária): curadoria OSM-BR para estabelecer a qualidade e preservação de longo prazo de mapas digitais, datasets, etc.
    • Software (incubar ou programa de suporte/requisitos): projetos de software. Apenas incubar até que cresça e outro CNPJ o assuma. A definição dos requisitos de um software confunde-se com normatização (ex. definição de protocolos e Open APIs).

A gestão das iniciativas requer certa autonomia, assim como incentivo às doações de tempo ou financeiras... Equacionar não é simples e envolve dezenas de riscos... Fica uma sugestão adicional, de equacionamento voto-contribuição:

REGISTRO DA CONTRIBUIÇÃO DO ASSOCIADO: pode-se permitir contribuições com reais, dolares, bitcoins... ou "tempo estimado" de trabalho voluntário: moeda opcional dos voluntários, para registrar na contabilidade (a associação é obrigada a pagar contador de qualquer maneira) as contribuições recebidas. O "valor do tempo" todavia, na hora da conversão para comparar com reais, deve ser simbólico, da ordem de 1% a 10% do valor praticado pelos profissionais do mercado, para não haver desincentivo às contribuições monetárias.
VOTO NA GOVERNANÇA DE UMA INICIATIVA: nas decisões "especificas da iniciativa" (sem conflito com regras de governança da Associação), o voto é contabilizado pela raiz quadrada do montante doado (percentual que cada um escolhe dar da sua contribuição anual ou doação extra). ref1, ref2 ref3, e o limite de 50%-1 (independente do valor)... Valores normalizados pelo montante total recebido pela iniciativa.
Sejam V o valor total das contribuições dadas à iniciativa, v_i as contribuições individuais e i=1..N, o número de contribuidores. O número de votos do contribuidor i é n_i. Então se f(x)=round(sqrt(1000*x/V)), n_i(v_i)=(16 ou f(x) quando <16).

NOTA - Ilustração montada com https://yuml.me/diagram/scruffy/class/draw utilizando o script abaixo:

[Associado|contribuicao{bg:orange}]
[Associado Individual|cpf;login_osm;cidade{bg:orange}]
[Associado Institucional|cnpj;area_atuacao;representante;contrib_minima{bg:orange}]
[Iniciativa|finalidade;tema;orcamento;grupo_interesse;coordenador]

[Associado]^[Associado Individual]
[Associado]^[Associado Institucional]
[Associado Institucional]repres_por----1>[Associado Individual]

[Plataforma de Iniciativas]<>---*[Iniciativa]
[Associado]perc_contrib---->*[Iniciativa]

[Iniciativa]^[Programa Contínuo|infraestrutura]
[Iniciativa]^[Evento|inicio;fim]
[Iniciativa]^[Produto|prazo]
[Programa Contínuo]^[Educacional]
[Programa Contínuo]^[Assessoria Jurídica]
[Programa Contínuo]^[Suporte Técnico]
[Programa Contínuo]^[Preservação de Dados]
[Produto]^[Software]
[Produto]^[Especificação Técnica]
[Produto]^[Modelo de Contrato]
    1. Lembretes